Como Limpar Panelas de Inox

O post de hoje é uma dica esperta da Kitchen, que é a marca de papel toalha parceira do Panelaterapia. Para deixar as suas panelas de inox sempre lindonas como quando você as comprou, siga os passos abaixo:

1. Lave sua panela com detergente e use sempre a parte de espuma da bucha, jamais a parte áspera. Se na sua panela tiver restos de comida grudados, retire o excesso com papel toalha e deixe de molho com água até desgrudar para então prosseguir;

2. Enxague bem e coloque no escorredor apenas para tirar o excesso de água. O cloro contido na água mancha a panela de inox, por isso, se você deixar secar por completo no escorredor, ela ficará cheia de manchinhas;


3. Assim que o excesso de água inicial sair, seque a panela com papel toalha. Apenas 2 folhas são suficientes para uma panela grande. Sua panela ficará brilhando como nova e sem nenhuma marquinha.
Agora não tem mais desculpas para ter panelas manchadas e feias né galera? A panela fica tão brilhosa que dá para usar como espelho para passar batom hahahaha.

Update: Manchas Escuras no interior da panela: Manchas escuras ocorrem principalmente pela temperatura muito elevada, especialmente quando se usa o inox para aquecer óleos. Neste caso, coloque água até cobrir a mancha, junte 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio, 1 colher (sopa) de detergente e leve ao fogo. Assim que começar a ferver desligue e deixe descansar por 15 minutos. Lave a panela normalmente. Se a mancha for muito antiga talvez seja preciso fazer esse processo mais de uma vez. Se você fizer sempre que começar a perceber as manchas é muito mais fácil resolver.  Outra opção é ferver a panela com a solução de água e vinagre branco. Cerca de 1/2 copo de vinagre para cada 2 litros de água.

*Esta postagem foi um oferecimento da Kitchen, marca de toalhas de papel parceira do blog e que me ajuda muito na rotina da cozinha!

10 comentários abaixo sobre Como Limpar Panelas de Inox

  • Avatar Claudia disse:

    Queria agradecer muito pela dica do vinagre branco.Pois comprei uma cafeteira italiana de inox e ao usar pela segunda vez.Ficou com o fundo preto , mas graças a sua dica consegui salvá -la.

  • Oi Tatiana Romano, tudo bem?
    Ontem, domingo dia 18 de Dez de 2016, escreví para você, porque estava muito chateada com a minha panela de Inox.Eu utilizei pela primeira vez e após cozinhar com ela, ela ficou queimada por fora e por dentro.
    Usei outra também do jogo e o resultado foi igua.
    Lavei normalmente e as panelas não ficaram como antes.
    Acessei o seu site, após entrar no http://www.como limpar as panelas e formas de Inox. e encontrei vários endereços de solução.
    Notei que isso vai acontecer todas as vezes ,que eu usar essas panelas. Cozinhando, fritando ou assando. Fiquei triste.
    Você sabe dicas de como utilizar essas panelas?
    Já sei como remover a sujeira e amarelado delas. Agora vejo como foi o propósito de tantas pessoas gritarem o problema do outro ,quando queima as Panelas.
    Fez-se tantos sites e quase tudo tem solução.
    Um abraço.
    Eu sou Maiza Medina de Freitas e também sou do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. isto é sou Psicologa das Psicoterapias.

  • OI Tatiana Romano, gostei de ver como se dedica as utilidades “Panelas”. Bem resolví te escrever para agradecê-la pelo método de uso do vinagre em Inox. Aproveito para desejar uma Feliz Semana ,que antecede o Natal e Desejar Feliz Festas e Próspero Ano Novo,
    Também sou Psicologa e adoro a vida no Lar.
    Beijos.

  • Avatar Maria Lúcia Alves disse:

    Eu gostaria de saber se tem um meio de deixar as bordas da tampa de vidro das panelas antiaderentes as minhas estão com pouco uso parecem craquentas o vidro esta bem é só o término do vidro c/ a borda.

  • Tati quais os tipos de panelas sao mais saudaveis e quais as marcas que você recomendaria!

    • Joviana hoje em dia as empresas estão bem mais conscientes quanto à essa questão de saúde, existem normas que regulamentam e tal. Inox e revestimento de cerâmica são uma boa opção, as que são esmaltadas por dentro também, nenhuma delas libera metais pesados. Eu acho que hoje só não indicaria de jeito nenhum alumínio. Até aquelas com revestimento antiaderente preto, tomando os devidos cuidados não faz mal p/ saúde. Elas fazem mal se você arranhar a superfície e continuar usando, aí sim podem soltar micro-partículas que fazem mal.

  • Avatar Francine B. disse:

    AS minhas panelas de inox ficaram nos cantinhos da tampa e em volta da boca com uma sujeira amarela encalacrada. Como faz para tirar essas manchas??

    • Eu não sei se entendi bem, mas deve ser na junção do inox com o vidro não é? Para não formar isso, tem que lavar sempre imediatamente após ao uso. Depois que resseca fica mesmo complicado, tem que deixar de molho de preferência em água quente e depois lavar com uma escovinha.

  • Vou testar. Obrigada.

  • Eu tiro as manchas internas com sabão em pedaço aplicado numa bucha verde mais velhinha, separada só para isso. Dá sempre certo e não risca o interno da panela. Por fora, saponáceos cremosos en um paninho também tira as manchas.