Frango Assado com Batatas

Fazer frango assado inteiro é muito simples, mas para quem está começando a cozinhar pode parecer um bicho de sete cabeças né? Então vou passar para vocês uma receitinha bem simples, e quem já é fera na cozinha pode fazer também porque fica show de bola.

A primeira coisa a fazer é retirar os miúdos que vem dentro do frango em um saquinho plástico. Não há outra maneira de fazer isso, tem que enfiar a mão no buraco e puxar (será o único buraco que você vai encontrar no seu “cocóricó”) kkkkkk.

Embora o mundo todo faça isso, não é aconselhável lavar o frango. As gotinhas de água que podem espirrar nesse processo possuem alto grau de contaminação bacteriana, então se mesmo assim você quiser lavar o frango como fazia nossas avós, tias, mães, faça isso da seguinte maneira: Coloque o frango em uma bacia bem limpa, despeje a água com cuidado sem espirrar demais, lave por dentro e fora, descarte a água. Em seguida passe o frango para um outro recipiente, e jogue água fervente na bacia em que usou para lavá-lo e se possível na pia toda.

Agora é hora de temperar o frango. Eu faço esse tempero que já ensinei aqui ele deixa essa cor dourada linda no frango, mas para uma ave inteira você deve dobrar todos os ingredientes (eu ainda adicionei umas ervas secas). Espalhe o tempero por dentro e fora do frango.

Eu gosto de temperar no dia anterior de assar. Coloco em um recipiente fundo, cubro com filme plástico e deixo na geladeira.

Para evitar que solte muito líquido enquanto assa, eu retiro o frango da geladeira 15 minutos antes de levar para o forno, assim ele chega à temperatura ambiente, enquanto isso deixo o forno preaquecer em 200º.

Agora o segredinho do sucesso. Corte duas cebolas médias descascadas em 4 partes e coloque na cavidade interna do frango. Eu coloco um pedaço por vez de cebola e vou intercalando com um pouco de manteiga. Só isso, encha o frango de cebola e manteiga e feche bem a cavidade com palitos de dente ou costure com linha própria para cozinha. A cebola cozinha e fica bem docinha, deliciosa!

O ideal é amarrar as pernocas do bicho com barbante culinário, só p/ ficar mais bonitinho, mas eu não tinha no dia.

Agora leve ao forno em assadeira ou recipiente de vidro que tenham laterais um pouco altas, porque solta muito líquido e gordura. Eu usei esse descartável porque ganhei da empresa que fabrica (fica aqui em Sorocaba), mas geralmente coloco em assadeira forrada com papel alumínio (só para facilitar a limpeza depois).

Coloque para assar sem cobrir com papel alumínio por 1 hora. Enquanto isso cozinhe em água fervente e sal algumas batatas cortadas em pedaços grandes (eu deixo com casca mesmo). Não cozinhe demais, deixe-as firmes. Depois de 1 hora eu retiro a assadeira do forno, retiro com cuidado o óleo que se formou, coloco as batatas junto ao frango, salpico umas ervinhas secas e um pouco de sal e volto ao forno até dourar bem. Como esse frango era enorme foram mais 45 minutos (mas pode variar muito conforme o forno).

Quando estiver bem dourado retire do forno, tire os palitos que usou para fechar a cavidade e sirva. Claro que passei para um refratário mais bonitinho na hora de servir porque faz parte caprichar né gente? Frango assado deixa a casa com cheiro de domingo!!! Adoro!!!

18 comentários abaixo sobre Frango Assado com Batatas

  • Que maravilha,obrigada fiz e deu certo.gostei

  • Avatar ELIETE SILVA PAIXAO YAMAGUCHI disse:

    OBRIGADA! Hoje vou fazer e depois digo a vc como ficou essa receita que parece ser deliciosa! Bjs e obrigada! Bom domingo!!!

  • Avatar Cida disse:

    Receita ótimo! Fiz e fica uma delícia. Beijos

  • Avatar Jussaracarmosouzaoliveira disse:

    O frango assado fica bom antes de assar duas cebolas inteiras dentro com maioneses fechar e leva para assar…bom apetite

  • Avatar clari birck disse:

    Saborosas..

  • Avatar armando felipe santos fantini disse:

    Eu estou fazendo para minha primeira namorada , tomare que de certo kkkk

  • Avatar eduardo nogueira disse:

    ainda nao o fiz mas vou deixar marinando eu cozinho des de os oito anos vou fazer amanha bem pratica quero ver o sabor bjs meus parabens

  • Avatar celia torres disse:

    Eu amo as receitas de vcs..

  • Avatar celia torres disse:

    Gostei vou fazer pra minha mãe’nesse domingo.. bjs

  • Avatar Ramon disse:

    Estou tentando fazer usando suas dicas hoje e está no forno… espero que meu namorado e amigos goste… #medo pois sou uma bênção na cozinha.

  • Avatar Adenirde Oliveira disse:

    Não consegui encontrar a receita do tempero que vc usou nesse frango… vc pode me ajudar??

  • Avatar mai disse:

    Fiz ontem e adorei fica lindão suas receitas sempre dão certo,por isso só faço receitas do panelaterapia.

  • Avatar Evelyn Mata disse:

    Mais fácil, mas nada saudável, comprar um na padoca kkkk

  • Cheirinho de domingo e nostálgico né, Tati? Minha avó fazia um franguinho assado MARAVILHOSO!! Infelizmente a receita foi embora junto com ela… A única coisa que posso garantir é que ela temperava com vinho. De vez em quando passo em algum lugar e sinto esse cheirinho igualzinho ao da receita dela… dá uma saudaaade!!!

  • Avatar Miriam disse:

    Sabe o que fica delicioso tambem: colocar fatias finas de laranja em baixo da pele do peito, coxa e sobre-coxa e dentro do frango uma laranja cortada ao meio. Eu chamo de "frango tropical".

  • Vou tentar fazer.
    Apesar de casada há 16 anos, nunca tive coragem de fazer frango inteiro assado em casa, mas com sua dica acho que dou conta.
    Bjs