in ,

Rabada com Risoto

Postei essa foto no Instagram e a galera pediu demais a receita, só que eu não tinha me preparado para transformá-la em post, logo não fotografei com a Canon, só com celular, mas mesmo sem fotos muito boas vou compartilhar a receita porque realmente ficou uma delícia!

Existem vários modos de preparar rabada, mas esse é o que eu mais gosto. Como o rabo tem muito osso, então na hora de comprar você conta meio quilo por pessoa. Eu fiz 1,5 quilo porque em matéria de rabada aqui a gente enfia o pé na jaca mesmo hahahaha.

Primeiro eu retiro o excesso de gordura da parte externa dos pedaços, então coloco-os em uma panela, junto uma folha de louro, 2 colheres (sopa) de vinagre (pode ser qualquer um) e deixo ferver por 30 minutos. Retiro a espuma que forma na superfície, escorro os pedaços e reservo a água.

Na panela de pressão refogo 1 cebola grande picada, 3 dentes de alho picados, junto os pedaços de carne, dou uma refogada, adiciono 2 tomates sem sementes picados.

Agora é hora de temperar como você preferir. Eu coloco um pouco de páprica, pimenta, ervas, tudo que vejo pela frente hahahaha. Junto sal (aproximadamente 1 colher de sobremesa). Cubro com a água do cozimento que reservei e deixo pegar pressão. Após pegar pressão abaixo o fogo e deixo 35 minutos. Desligo o fogo, deixo a pressão sair naturalmente.

Quando você abrir a panela não se assuste, vai ter uma camadona de óleo na superfície porque a gordura dos pedaços vai derreter. Se você quiser servir os pedaços inteiros você retira-os do molho, reserva e coloca o molho no freezer (15 minutos) ou geladeira (40 minutos). A gordura vai se solidificar, vai virar uma camada esbranquiçada como uma manteiga na superfície. Aí você consegue retirar com facilidade e descartar. Então volte os pedaços novamente para o molho e aqueça tudo. Fica levinha dessa forma.

Eu gosto de retirar grosseiramente a carne do osso e dar uma desfiada, só então misturo um pouco de molho, tipo um ragu.

Eu servi sobre um risoto, é a mesma receita do risoto de açafrão-da-terra (veja aqui), mas eu usei também um pouco de curry. Ficou uma delícia!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

Espuma de Leite para Bebidas Quentes

Lançamento em Campinas