in ,

Como é a receita de bolo de fubá fácil?

bolo fubá receita

A receita de bolo de fubá é uma iguaria tradicional do Brasil muito simples de preparar, além de ser ótima para qualquer ocasião. Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre ela e conferir dicas de acompanhamento para uma melhor experiência culinária.

O que é bolo de fubá?

A receita de bolo de fubá é uma iguaria típica brasileira cuja base do seu preparo são ovos, leite, açúcar, óleo e o fermento.

Em síntese, é a pedida ideal para várias ocasiões, como um simples lanche da tarde ou até mesmo ser o seu bolo especial de natal.

Isso porque, ele é fácil de preparar e combina com todo tipo de refeição. Além disso, também é leve, saboroso e tem uma textura fofa, o que o torna perfeito para acompanhar o seu café, suco ou chá.

Vale lembrar, no entanto, que a qualidade do bolo vai depender do seu modo de preparo, mas, há dicas vitais que você pode seguir.

Em primeiro lugar, é crucial bater toda a massa por um tempo considerável, ao passo que isso fará ela ficar fofa e leve.

Para deixá-lo mais doce que o normal, é só adicionar uma maior quantidade de açúcar. Por fim, você pode inserir itens do seu gosto para uma melhor variação dessa receita de bolo, como maçã, morango, bem como outras frutas.

Como é a receita de bolo de fubá fácil?
O bolo de fubá é simples e fácil de preparar, pois conta com ingredientes básicos. Imagem de Isabella Mendes no Pexels.

Como é a receita de bolo de fubá fácil?

O bolo de fubá é um dos queridinhos, já que é bem simples e fácil, nem precisa de liquidificador, nem batedeira. Portanto, basta misturar tudo. Desse modo, os ingredientes são:

  • 3 ovos;
  • 2/3 de xícaras de óleo;
  • 1 xícaras de leite;
  • 2 xícaras de fubá;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar;
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó.

Modo de preparo

Primeiro misturo os ovos, o óleo e o leite. Em outro recipiente, peneiro a farinha, o fubá e o açúcar (peneirando eles misturam melhor).

Depois vou adicionando os secos aos poucos dentro dos líquidos e misturando com o fouet (batedor de arame). Por último, acrescento o fermento e termino de incorporar tudo.

Se você quiser pode bater tudo no liquidificador, deixando o fermento para o fim, porque se ele bater demais perde a capacidade de fermentação.

Pré-aqueça o forno em 180ºC por 10 minutos. Coloque em forma untada e enfarinhada, leve para assar. No meu forno foram 35 minutos, mas esse tempo pode variar muito conforme a marca do forno.

Então, faça o teste do palito. É só colocar um palitinho no centro do bolo, se sair limpo é porque está assado. Se você quiser pode adicionar pedacinhos de goiabada e/ou erva-doce, mas ele puro, o com uma manteiga já fica bom demais!

Quais são as variações da receita bolo de fubá?

Uma das variações mais comuns da receita bolo de fubá é a adição de coco ralado à massa para dar um sabor e textura diferente. Além disso, há outros itens que você pode variar conforme o seu gosto, como:

  • goiabada na massa do bolo, antes de assar;
  • com leite condensado;
  • erva-doce;
  • com queijo, para um aspecto mais salgado;
  • laranja ou limão à massa para um sabor cítrico;
  • calda de caramelo após assar o bolo;
  • adicione cacau em pó à massa para uma variação de chocolate.

São muitas as receitas diversas que se pode obter a partir da base do fubá e que vão agradar os mais diferentes gostos.

Por isso, é importante que você experimente várias opções para fazer aquele bolo que mais lhe agrada na sua casa.

Um bom acompanhamento para o bolo

Há muitos acompanhamentos para você degustar desse bolo, em suma, os mais tradicionais são chás, café fresco, bem como sucos ao seu gosto.

Do mesmo modo, pode optar também por especiarias, por exemplo, manteiga, chantilly, requeijão, e outros.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 2 Média: 3.5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

24 Comments

bolinho-de-chuva

Como fazer bolinho de chuva?

Como preparar um saboroso empadão de frango?