Ovos Mexidos Cremosos

Toda vez que estávamos viajando meu marido comentava que eu deveria fazer ovos mexidos iguais aos dos cafés da manhã dos hotéis. Eles são sempre úmidos, cremosos, e os que fazemos em casa costumam ser mais compactos. Isso porque existem uns segredinhos para deixa-los assim. Bora aprender?

Para esta receita usaremos:
3 ovos;
3 colheres (sopa) de leite;
1 colher (sopa) de manteiga derretida;
1 colher (café) de sal.

Comece retirando a membrana (aquela pelinha fina) que envolve as gemas para não deixar seus ovos com aquele forte odor. Se você não tem muita experiência para fazer isso manualmente, separe as gemas das claras, agora coloque as gemas em uma peneira apoiada sobre um recipiente. Espete-as com uma faquinha afiada para que o interior líquido derrame. Deixe escorrer sem pressioná-las. Descarte as pelinhas que ficaram na peneira.

Misture novamente as gemas com as claras e adicione o leite, a manteiga derretida e o sal.  Mexa bem, de preferência com um batedor de arame.

foto3

Aqueça levemente em uma frigideira antiaderente e coloque a mistura. Com uma espátula mexa sem parar até começar a ficar com consistência de mingau. Ele deve ficar com a clara e a gema o mais misturadas possível, em uma coloração uniforme, amarelo claro.
Retire o fogo e sirva imediatamente. Ele continuará a endurecer à medida em que esfria. Eu gosto de colocar uma pitadinha de orégano por cima, mas você pode ainda adicionar queijo ralado, bacon, cheiro verde, etc. Fica incrivelmente macio, parece uma nuvem de ovos!!!

Agora vamos falar de um utensílio imprescindível para esta receita dar certo. Eu estou usando uma frigideira com revestimento antiaderente da marca Teflon, por isso meus ovos não grudaram nadinha. Se você tentar fazer essa receita em uma panela que não tenha essa qualidade, os ovos vão grudar e ficar com aquele aspecto ressecado, que parece um plástico, sabe? Neste caso você terá que usar muito mais do que uma colher (sopa) de manteiga para conseguir o mesmo resultado.

foto4

Quando forem adquirir panelas com revestimento antiaderente, procurem pelo selo Teflon na embalagem. Ele garante que você terá um produto com alta performance, com qualidade superior, fácil de limpar, que te possibilita usar menos gordura, enfim, tudo de bom!!! Só Tefloné Teflon de verdade viu?

Hoje é possível encontrar Teflon nas panelas dos fabricantes Marcolar (www.marcolar.com.br) e Ramos (http://ramos.com.br). Fica a dica para quem busca praticidade no dia a dia!!!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

9 Comentários

  1. Juliette disse:

    É muito sexy quando homens e mulheres cozinham e muito indigesto quando homens dizem como a mulher deve fazer seu ovo mexido.
    Publicar então…, makes me sick!

  2. Roberto disse:

    Oeufs Mimosa

    Preparação: 20 minutos
    Cozimento: 10 minutos +- 10 minutos de resfriamento
    Para 6 pessoas

    1 copo de maionese
    1 lata de atum
    salsa picada
    6 ovos

    Cozinhar os ovos na água fervente durante 10 minutos. Salgar a água para evitar o rompimento das cascas. Para que a gema fique bem no centro da clara, revirar frequentemente os ovos durante o cozimento. Mergulhar os ovos depois de cozidos em água fria para descascá-los com mais facilidade. Cortar os ovos no sentido do comprimento. Tirar as gemas com muito cuidado. Arrumar as claras em cima de uma travessa. Recheá-las com uma mistura de atum esmagado com as gemas (reservar 3 ou 4 pedaços para a guarnição) e maionese. Recobrir com as gemas reservadas passadas através de uma peneira com buracos grandes para imitar a flor de mimosa. Guarnecer de salsa picada. Arrumar os oeufs mimosa num prato forrado com folhas de alface. Servir como entrada ou num buffet.

  3. Bruna disse:

    Olá, queria tirar uma dúvida, O leite é em pó ou é leite líquido?

  4. Elisa disse:

    Oi Giovana, Tati…olha eu moro no sudoeste da França e qdo alguém convida pra jantar, mtas vezes as pessoas fazem o tal “ovo mimosa”…

    O nome “mimosa” dizem aqui que é por razão de uma árvore com o mesmo nome.

    Então a receita, mas eu não sou boa cozinheira, espero conseguir explicar, porque eu faço sem medidas…

    Uma dúzia de ovos de boa qualidade …cozinha-los até ficar bem duro.
    Dai corta no meio e tira a gema, essa gema deve ser esfarelada, pra fazer uma espécie de farofa.

    O ovo bem cortado com o buraco no meio, onde tinha a gema, deve ser colocado maionese com atum…algumas pessoas colocam camarão, ou qualquer outra coisa que combine com maionese, como legumes, batatinha e cenoura, essas coisas…. depois é jogada essa farofa de gemas por cima….

    Simples assim… eu acho gostoso e voilà, dizem que é ‘très chic”… beijo 🙂

    * Tem uma outra entrada também de melão com vinho…. é usada mto no verão, agora aqui é inverno, mas verãozão no Brasil.

    Mega simples… é um melão pequeno, não esses de casca amarela que são típicos do Brasil, eu não sei o nome do melão, aqui falam melão de Lectoure…(no Brasil acho que falam cantaloupe ou charentais) basta corta-lo no meio, tirar a semente, fazer um buraquinho e jogar vinho tinto dentro…. simples assim e super gostoso 🙂

    Obrigada 🙂

  5. Giovana disse:

    Oi Elisa, tudo bem? Eu quero a receita dos ovos mimosa. Voce pode me passar?

  6. Elisa disse:

    Tati… gostaria de saber se vc quer uma receita francesa de “ovos mimosa”… Eu moro na França e esses ovos são uma deliciosa entrada que as pessoas fazem muito por aqui. Um beijo! Elisa