Empanadas da Paola Carosella

Eu estava assistindo aquelas crianças mais fofas do mundo no MasterChef Júnior quando a Paola Carosella fez as famosas empanadas que são vendidas no café dela. Claro que fui atrás de banha de porco para comprar e fazer também. Só não fui na mesma hora porque era quase meia noite hahahaha.
Achei a receita da massa e testei e realmente é deliciosa. Agora é preciso fazer um adendo. Nós estamos acostumados com aquela massa tipo de esfiha, que é macia fofinha, e massa de empanada é fina e crocante ok?

Na receita original leva 115g de banha, mas fiz com 80g e deu certo (porque estou reduzindo gorduras ao máximo). Se você não encontrar banha use as 115g de manteiga.

Ingredientes da massa:
500g de farinha de trigo
80g de banha de porco
1 xícara de água
10g de sal refinado

Aqueça a água até ficar bem quente (não precisa ferver), junte a banha e mexa até derreter, espere esfriar em temperatura ambiente para prosseguir.
Em um recipiente grande coloque a farinha e o sal e vá acrescentando a mistura de água com banha e mexendo até dar ponto. Se ao usar todo o líquido a massa não estiver lisa, você pode adicionar um pouco de água em temperatura ambiente mesmo. Enrole a massa em plástico filme e deixe na geladeira por pelo menos meia hora. Quanto mais ficar na geladeira, mais crocante fica, mas não pode passar de 24h.

O Recheio pode ser o que vocês quiserem, eu refoguei uma carne moída do jeito que eu gosto. É importante usar bastante cebola para o recheio ficar bem úmido. Usei uma cebola só, mas ela era gigante!

Ingredientes do Recheio:
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
500g de carne moída
3 colheres (sopa) pimentão vermelho picado
1 colher sopa de extrato de tomate
1 colher (sopa) de páprica defumada
2 colheres (sopa) de shoyu
6 azeitonas sem caroço picadas
sal e pimenta do reino a gosto

Basta refogar com um pouco de azeite todos os ingredientes na ordem de cima para baixo. Eu não coloquei salsinha porque esqueci de comprar, mas teria colocado.
Espere o recheio esfriar para montar as empanadas.

repulgue

Pincele uma mistura feita com 1 gema + 2 colheres (sopa) de leite e leve para assar em forno preaquecido em 220ºC até ficarem bem tostadinhas por cima.

RENDIMENTO: vai depender do quão fina você abrir a massa, mas nesse tamanho menor, iguais as que eu fiz, vai render de 35 a 40 unidades.

Para ver a montagem das empanadas e essa bordinha que se chama “repulgue” aperte o play:

 

33 comentários em “Empanadas da Paola Carosella”

  1. Fiz as empanadas e ficaram simplesmente divinas! usei 115g de banha de porco, conforme a receita da Paola. Só não consegui fazer a bordinha “repulgue”. Obrigado por postar essa receita, Tatiana. Já que não consigo ir ao Arturito experimentar as empanadas da Paola, tentei chegar o mais perto possível só pra ter uma noção do quanto é bom. Rsrs

  2. olá, fiz aqui em casa e ficaram duras e secas, o que pode ter sido? vi que essa receita não vai fermento, há muita diferença entre essa e a outra que vai?

  3. Taty, acenei de TENTAR fazer essa empanada. A massa não fixou lisinha de jeito nenhum. Fui adicionando água aos poucos pra tentar dar o ponto mas nada feito. Por fim cansei e coloquei a assa na geladeira (vou esperar um milagre acontecer lá. Hahahahhaha).

  4. ola ,onde encontro essa banha de porco,tem alguma marca especial.
    se puder me diga, obrigada Cristina

  5. Tati, como não tenho muita paciência para modelar os salgados, será que essa massa fica boa fazendo em formato de torta? Uma empanadona? hehehe Beijos!

Os comentários estão encerrado.