Pão de Batata não tinha aqui no blog e vocês sempre me pediam. Testei essa receita e amei o resultado, mas tive que fazer adaptações e não foi por culpa da receita, é que batata é um ingrediente ingrato, porque a quantidade de umidade dela varia muito, o que pode fazer você precisar de mais ou menos farinha. Quem me enviou a receita foi a Maria Clara, leitora do blog de Minas Gerais e esta é uma receita da tia dela.
Já vou postar aqui com as minhas adaptações, mas já adianto que dependendo do tamanho das suas gemas e de quanto sua batata tem mais ou menos umidade você vai precisar usar mais farinha (se a massa ficar pegajosa) ou mais leite, se ficar seca.
Ingredientes:
1/2 colher (sopa) de sal;
1 colher (sopa) de açúcar;
1 xícara (240ml) de batata cozida amassada (usei 2 batatas inglesas médias cozidas em água);
3 colheres (sopa) de manteiga derretida (aproximadamente 40g);
2 gemas;
80 ml de leite morno;
5g de fermento biológico instantâneo seco (1/2 pacotinho);
Aproximadamente 500g de farinha de trigo;
1 gema para pincelar (esqueci, mas dourou mesmo assim).
Observações:
– Eu cozinhei as batatas em água fervente e com casca para absorver menos água, depois amassei com o garfo mesmo, se você puder, cozinhe no vapor que ela fica mais seca, ou use aquela batata de casca rosa que o resultado será melhor.
– Leite morno não é leite quente demais ok?
– Se você tem dúvida sobre o tipo de fermento usado nesta receita, clique aqui
Modo de Preparo:
Como essa massa é mais mole o ideal é fazer a primeira etapa dentro de uma bacia ou vasilha funda. Misture o leite, a manteiga, as gemas e a batata amassada (que deve estar em temperatura ambiente). Junte os demais ingredientes secos deixando a farinha por último. Vá colocando farinha aos poucos e misturando. Ela deve ficar uma massa ainda pegajosa, se você tentar criar uma massa que desgruda das mãos vai usar muita farinha e o pão vai ficar duro. Nesta etapa não precisa sovar, só misturar tudo.
Tampe o recipiente com um pano ou filme plástico e deixe a massa crescer em local abafado por 1 hora ou até dobrar de volume (se vc mora numa região fria pode levar até duas horas).
Coloque um pouco de farinha em uma bancada e despeje a massa. Como vai estar pegajosa, vá jogando farinha por cima e sovando por uns 10 minutos. Eu usei mais 1/2 xícara de farinha nesta etapa. Faça bolinhas e coloque na assadeira (usei sempre farinha nas mãos por que a massa ficou meio grudenta até o fim). Deixe crescer por 30 minutos. Você também pode fazer pães maiores ou usar forma tipo de bolo inglês e colocar a massa dentro.
Eu gosto de ligar o forno em 200ºC por 15 segundos (são segundos mesmo), desligo e então coloco a assadeira com os pães dentro dele para crescer. Com os pães crescidos (depois de meia hora), retiro a assadeira do forno, ligo novamente em 180ºC, deixo preaquecer por 5 minutos e volto os pães para o forno para assar.
Foi assim que eu fiz e ficaram deliciosos e fofinhos. Mas confesso que é uma receita mais longa que me dá uma certa preguiça. Da próxima vez vou usar a máquina de fazer pão.
Sei que tem poucas fotos no post, mas prometo que da próxima vez que testar esse pão eu acrescento mais fotos.
69 Comments