
Polvo com Batatas
Essa foi a segunda vez que preparei essa receita e agora sim acertei o tempo de cozimento e ela ficou deliciosa! Fazer polvo é muito simples, mas tem alguns segredinhos que são essenciais para o sucesso do prato, o primeiro deles é congelar o polvo antes do preparo. Isso mesmo, caso você tenha comprado polvo fresco, ao chegar em casa coloque no freezer ou congelador. Isso fará com que fique muito mais macio depois de cozido e elimina a necessidade de ficar batendo no polvo ou amaciando com as mãos.
Eu tenho a vantagem de conseguir comprar apenas os tentáculos, mas caso você compre o polvo inteiro precisa separar a cabeça, limpar, retirar a boca, o que torna o preparo um pouco mais complicado, por isso sugiro que faça como eu, compre apenas os tentáculos.
Depois de descongelar o polvo eu lavo bem em água corrente e coloco na pressão. Para essa receita, coloquei na panela os tentáculos (tinha aproximadamente 500g), 1 cebola descascada cortada em 4, e 5 batatas pequenas com casca. Não precisa colocar líquido nenhum, o polvo e a cebola soltam muita água. Tampe a panela e quando pegar pressão abaixe o fogo para mínimo, conte 6 minutos, desligue o fogo e espere a pressão sair.
Corte as batatas ao meio, reserve o polvo e os pedaços de cebola. Despreze a água que ficou na panela.
Em uma frigideira grande aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e 1 colher (sopa) de manteiga. Junte 2 dentes de alho picados, o polvo, os pedaços de cebola e as batatas. Mexa delicadamente até que as batatas comecem a dourar. Acrescente sal de acordo com seu gosto, junte um punhado de salsinha picada. Eu ainda usei tomilho, mas você pode usar as ervas que gostar.
Fica macio, muito saboroso, uma delícia!!! E se você é do tipo que torce o nariz para polvo, óh, vou te dizer, a vida é curta, está perdendo tempo de não comer essa maravilha!
22 comentários abaixo sobre Polvo com Batatas
Tatiana, muito obrigada pela receita! O polvo ficou uma delícia, no ponto! Amei! Muito agradecida por ter compartilhado!
Maravilhoso,acabei de almoçar,essa delícia
Com a água do polvo se faz um arroz delicioso!
Não jogue fora!!!!
Bem lembrado!
oi Tatiana.
Adoro suas receitas, são de fácil preparo e deliciosas. Aqui onde moro, só consigo comprar o polvo inteiro, com arroz é divino, mas queria fazer esse com batatas. Minha dúvida sempre foi se comemos a cabeça depois de bem limpa e cortada em tirinhas.
Sim, pode consumir a cabeça sem problemas, desde que limpinha.
Comprei na peixaria Mar Azul.
Faço polvo assim:coloco o polvo sem água sem nada, só o polvo, em uma panela de pressão. Qdo pegar pressão marca se Cinco minutos desliga se o fogo ea panela a sair a pressão para abrir
Quase igual ao post 🙂
Não gosto de polvo, mas tá com uma aparência muito bonita! Parabéns pelo capricho!
si quando está cozido, o cortas en rodelas, colocas en un prato, botas un fío de azeite de oliva, unas áreas de sal e un pouco de pimentón do çe é un pouco de picante, tes “polvo a feira”, moi típico de aquí donde eu moro, en Galicia.Un abrazo.
Tati, onde vc compra os tentáculos em Sorocaba por favor?
Carrefour Esplanada
Parabéns, parece mesmo delicioso. Estou aqui com agua na boca
Você Dave me dizer se posso substituir as batatas por batata doce?
Bjo
Sim, fica ótimo!
Como descongelou o polvo?
Temperatura ambiente porque está frio, se estivesse muito calor deixaria na geladeira de um dia para o outro.
Oi Tati, voce fez me lembrar meu pai. Ele fazia um arroz de polvo delicioso e tambem comprava um “polvo ao vinagrete” feito por um amigo espanhol que tinha um bar na minha cidade natal, Petropolis, Bar do Mauricio. Quem sabe um dia eu tento fazer. Bjs para voce e a Lis.
Eu comi uma vez , quando criança. Detestei e nunca mais quis provar.
Hoje não como carne e só de pensar e fazer um bicho em que eu tenha que tirar a boca…… Não minha família não vai comer polvo rsrsrs
Tadinha da sua família rs…rs…
Oi, da pra fazer sem as batatas?
Dá, é só fazer da mesma maneira!