Quibe de Abóbora

Quando eu trabalhava no centro de Sorocaba eu almoçava muito em um restaurante vegetariano que fazia um quibe de abóbora maravilhoso! E aí que eu fiz um purê de abóbora e no meio do caminho me lembrei desse quibe e resolvi fazer. Ficou uma delícia! Muito saboroso.

É uma receita pequena, rende 4 porções.
Como mencionei comecei pelo purê. Cozinhei no vapor a abóbora cabotiá, ou cabotiã, dependendo da sua região. Amassei usando o amassador de batatas. Aí refoguei com alho (2 dentes), azeite e sal. Juntei um punhado (mais ou menos 1/3 xícara) de ervas picadas. Usei hortelã, manjericão e tomilho.

Não me atentei à quantidade em gramas de abóbora porque nem post eu tinha planejado fazer, já que ia só fazer um purê, mas depois de pronto rendeu uma xícara de 240ml de purê.

quibe-vegetariano

Hidratei 1 xícara (chá) de trigo para quibe e juntei o purê de abóbora e uma colher (chá) de pimenta síria. Caso você não tenha este tempero, ele é feito com cravo, canela, noz-moscada e pimenta-do-reino.

Coloquei em um refratário untado com azeite, fiz aquele “xadrez” ou quadriculado na superfície do quibe (bem torto por sinal hahahaha) e levei para assar. Não precisa colocar papel alumínio e como não tem nada cru é só ficar de olho no ponto que você quer, mais sequinho ou mais úmido. O meu ficou 35 minutos no forno.

receita-quibe-abobora

13 comentários abaixo sobre Quibe de Abóbora

  • Avatar Tábata disse:

    Oi Tatiana! Tudo bem? Vi que você tem muitas receitas de quibes! Gostaria de te pedir uma receita do quibe tradicional! Achei em alguns sites mais não sei se são boas! Abraços!

  • Avatar Tatiana disse:

    Oi Tati, eu fiz um quibe de abóbora e realmente é maravilhoso! Por cima coloquei amendôas laminadas e comi com coalhada!! Hum…! Ficou delicioso!!

  • Avatar Mariana disse:

    Tati, ficou uma delícia (apesar de eu ter esquecido do sal). Usei 960g de abóbora e duas xícaras de trigo; fiz a pimenta síria misturando os ingredientes que vc indicou e deu tudo certo!
    Muito obrigada pela receita! Ah, cozinhei a abóbora no forno, com papel alumínio, é bem fácil para os não-íntimos da forma de descascar abóboras…

  • Avatar Neusa Luvizari disse:

    Oi, Tatiana! Sou nova na Panelaterapia, mas não sou nova na cozinha. Eu já tenho uma certa idade, mas adoro coisas novas, novidades na cozinha como trocar a farinha de trigo por tapioca, farinha de linhaça, e outras farinhas. E, também, carne por legumes, soja, tofu, etc. Minha nutricionista tirou da minha alimentação o glúten, o leite e o açúcar. O que eu gostaria de saber é se você tem alguma receita de torta de liquidificador salgada usando tapioca, farinha de linhaça, arroz, ou outro ingrediente, pois a que eu inventei ficou gostosa, mas mole por dentro. Quero comentar que seu quibe de abóbora já fiz e ficou ótimo. Também gostaria de receber receitinhas que envolvam minha dieta. Obrigada e mil beijinhos!

  • Avatar Dani disse:

    Oi Tati! Sempre faço as receitas do seu blog e fazem o maior sucesso. Sobre o restaurante, ele ainda existe? Estou mudando para Sorocaba e queria dicas de lugares legais. Beijão!

    • Dani eu trabalhava naquela região em 2010. Desde que sai de lá devo ter ido só umas 2 vezes no centro da cidade e nunca mais fui neste restaurante. Olha, ele não é um lugar que eu iria como “entretenimento”. É um estilo “botecão” feio de doer, que tem a mesma cara do prédio original que deve ser da década de 40. Eu almoçava lá porque era quase ao lado do meu trabalho e a comida era de fato muito boa. Não sei dizer se a comida ainda é legal, se é do mesmo dono e tal, mas dei uma “googada” e continua do mesmo jeitinho e no mesmo lugar. Espero que a comida ainda valha a pena. É uma comida do dia a dia bem caseira e eu comeria na boa todo dia. Veja aqui: https://www.facebook.com/vegetarianosorocaba/

  • Avatar Polly Almeda disse:

    Olá tudo bem ? Espero que sim , estou adorando visita este blog muito bom, sempre com posts interessantes mesmo, parabéns !

    Visite meu blog http://www.bismaxongravacoes.com.br/sp-cap/

  • Avatar Silvia Helena Rodrigues da silva disse:

    Adoro estas receitas☝️divina

  • Ai! Faz mais receitinhas delicia sem bichinhos, please!

  • Oi Tati, uma pergunta sobre o seu forno, eu comprei um fogao novo que tem “convection oven” como uma opcao, posso usar ou nao. O seu tambem e assim, e se for voce usa sempre a opcao “convection”? Fiz um peru assado para o “dia de acao de gracas” (Thanksgiving) usei a opcao e ficou seco (acho que assei demais) Obrigada pela ajuda e pelas receitas maravilhosas. Este quibe de abobora e uma que vou fazer com certeza. Beijos para toda familia especialmente para Lis.

    • O meu não tem, mas pelo que sei essa função é uma circulação de ar para distribuir melhor o calor, e em tese acredito que asse mais rápido. Infelizmente nao sei te responder com precisão porque meu forno nao tem essa função.

    • Avatar Fernanda A. disse:

      É isso mesmo, a função convecção na verdade é um “ventilador” que circula o ar no forno. O forno esquenta mais rápido, os tempos de cozimento são menores. Então é bom, em relação a uma receita que sempre considera forno tradicional, abaixar um pouquinho a temperatura e ficar esperta com o tempo.