in , , ,

Pão Integral Fofinho

Esse pão na verdade é semi-integral porque eu gosto de usar uma xícara de farinha branca e o restante de farinha integral, porque acho a textura mais gostosa assim. Você pode fazer apenas com farinha integral também. A dica é procurar uma farinha com moagem mais fina, assim ele cresce mais.

Antes de fazer qualquer receita de pão eu vou te pedir para ler um post onde eu compartilho dicas que me fizeram aprender de vez, porque antes meus pães nunca davam certo. Veja aqui: Dicas para fazer Pães



Ingredientes:

2 ovos;
1 col (sopa) manteiga ou margarina;
250 ml de leite morno;
40 ml de óleo;
2 col (sopa) açúcar (pode ser mascavo);
1 col (sopa) sal;
1/2 col( sopa) de fermento biológico seco;
1 xic. (chá) farinha de trigo branca;
400/500g de farinha integral

Comece misturando tudo (ou bata no liquidificador), deixe a(s) farinha(s) para adicionar por último. Eu começo misturando dentro da vasilha e quando fica difícil de misturar passo para a bancada. Sove por 5 minutos.
Deixe descansar por 40 minutos para crescer.
Modele a massa como preferir, coloque em assadeira polvilhada com um pouco de farinha e deixe crescer novamente por 40 minutos.

Agora leve para assar em forno preaquecido em 180ºC por aproximadamente 40 a 50 minutos dependendo do tamanho dos pães (fiz 9 unidades do tamanho de um pão francês).

Se você quiser fazer esse pãozinho com farinha branca, a receita dele está aqui: Pão de Leite Fofinho

Para ver essa receita em detalhes, é só assistir:

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 3 Média: 3]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

20 Comments

Como Conservar Ovos

Novo Curso na Cozinha Estúdio