10 dicas para cozinhar alimentos no vapor

Ao cozinhar alimentos, a perda de nutrientes importantes ao nosso organismo é inevitável, mas ao prepará-los e manuseá-los da maneira correta, essas substâncias são salvas em grande parte.

Para te ajudar nisso, confira dez dicas e técnicas de cozimento a vapor que vão transformar o seu hábito culinário:

1- A principal regra de preparo para o cozimento é o uso de água. Quanto menos água no processo, mais nutrientes serão preservados.

2- Durante o cozimento, tampe a panela, evitando que as vitaminas “saiam” pelo vapor. Se tiver uma panela tipo cuscuzeira, use-a, pois o cozimento no vapor é ótimo para minimizar as perdas. Se você não tem esse tipo de panela, use o tradicional “banho-maria”.

3- Esse método pode ser utilizado até para cozer carnes, até seu ponto ideal, e, dessa forma, minimizar a produção de substâncias cancerígenas.

4- Outra forma muito boa de cozinhar e minimizar a perda das vitaminas é a “cozedura passiva”. Ela requer mais tempo, porém, como se trata de um método “passivo”, permite-lhe fazer outras coisas em simultâneo, sem ter de se preocupar com o risco de os alimentos queimarem ou colarem no fundo da panela. A cozedura passiva pode ser usada no preparo de legumes, verduras, massas e cereais.

5- É importante ter o cestinho para colocar os legumes e que seja fácil de manusear e fechar, para que o vapor não saia por entre buraquinhos da tampa.

6- Cerca de 5 cm de água é o suficiente para o tempo de cozimento. Algumas panelas já vêm com indicação da quantidade.

7- Depois de colocar a água na panela, arrume o cestinho com os alimentos a serem cozidos. Corte em pedaços grandes para que não haja muita área de contato com o vapor. Mas não deixe-os muitos próximos, para que circule a água.

8- Atenção com o tipo de legumes, escolha colocar junto os que tenham mais ou menos a mesma textura, para que o tempo na panela seja o mesmo.

9- Coloque o cestinho na panela quando a água já estiver fervendo e garanta que o alimento não esteja encostando no líquido. Se estiver tudo certo, basta fechar a tampa, abaixar o fogo e esperar o tempo de cozimento.

10- Evite abrir antes da hora.

Fonte: Conquiste Sua Vida

Curtiram o conteúdo do post? Compartilhe nas suas redes sociais.

Siga o Panelaterapia no Instagram e se inscreva no canal do YouTube.

Comentar sobre 10 dicas para cozinhar alimentos no vapor

Deixe uma resposta