
O que é Bacalhau?
Oi gente, vamos falar de bacalhau? Apesar de todo mundo saber que esse é um prato muito apreciado em diversos países, incluindo Portugal, Brasil, Espanha, Noruega e Islândia, trata-se de um tipo de peixe que passa por um processo de salga e secagem para preservá-lo, tornando-o então adequado para armazenamento a longo prazo e transporte em grandes quantidades.

O bacalhau só tem esse nome se fizerem a partir do peixe Gadus morhua, que é o “bacalhau-verdadeiro”. O Gadus morhua é um peixe de grande porte afinal pode chegar a medir mais de um metro de comprimento e pesar mais de 20 quilos.




Como o Peixe vira Bacalhau?
Primeiro, o peixe é limpo e filetado, e aí é salgado e então é colocado em um local seco e ventilado para que a água seja drenada e o sal penetre, após algumas semanas já pode ser consumido.
No Brasil durante a Semana Santa e no Natal, é comum vê-lo em muitos pratos, pois brasileiro adora uma Bacalhoada ou Torta de Bacalhau.
Se quer idéias, corre aqui ver o meu especial, mas é para fazer as receitas hein?
Os brasileiros tendem a preferir dessalgado e fresco. Para aprender a dessalgar é necessário deixá-lo de molho em água fria por algumas horas, trocando a água várias vezes. Mas não se preocupe, porque eu fiz um vídeo explicando em detalhes como fazer isso
Se você ainda não experimentou o bacalhau, vale a pena dar uma chance a este prato delicioso e tradicional.
3 comentários abaixo sobre O que é Bacalhau?
Apesar do Godus Morhua ser o mais “legítimo” e o mais apreciado, pois é o único que faz aquelas “lascas”, o Godus Macrocephalus, originário do Pacífico, também se considera como “bacalhau”. Há imensas espécies que são salgadas e “curadas”, lembrei do Pirarucu da Amazônia, da anchova, etc, mas só essas duas “Godus” são “bacalhau”.
Vi um comentário sobre o sabor… Na minha opinião é a industrialização. Meus pais tinham um grande amigo que possuía uma frota bacalhoeira, e muitas vezes andei pelos armazéns. O Bacalhau era sangrado ao ser puxado ao bote, e no navio era esventradi, salgado e prensado no mar, ia secando porque ficava salgando entre 5 a 1 meses da primeira pesca até voltarem, e depois, junto aos armazéns, havia longos estendais, redes de arame, centenas de metros, todas as manhãs o bacalhau era estendido ao sol, a meio do dia, virado, á noite recolhido aos armazéns para evitar os nevoeiros humidos tipicos da costa, sempre em carrinhos de mão, ( havendo ainda a salga humida se necessário). Hoje é pescado, congelado e na maioria das indústrias devo em túnel de vento quente. A exposição ao ssl évum período mínimo. Daí a grande alteração não só no sabor, mas no “crescimento” ao cozinhar.
Eu evito produtos industriais aí máximo. Em tudo a industrialização “levou” o sabor…
Aqui, no Brasil, eles vendem muito Peixe abacalhado …é muito ruim….A Riberalves tira quase todo sabor do bacalhau…Nao sei…acho que pode ser meu paladar que mudou mas, antigamente o bacalhau era mais gostoso….Beijos menina….
Moro na Noruega! O peixe que passa por esse processo é o Torsk que no período de desova recebe o nome de skrei. Ao contrário do que se pensa nem todo norueguês já provou bacalhau que aqui é bacalao. Parabéns pela matéria!