in

Caldo de Mandioca

Caldo de Mandioca

Caldo de Mandioca é a pedida dos brasileiros quando se trata de “esquentar o frio”. Essa delícia é uma tradição de Norte a Sul do país, pois todo mundo sempre tem uma receita e basta esfriar um pouquinho para que esse prato volte à nossa mesa.

Origens e Ingredientes

O caldo de mandioca é uma receita com raízes na cultura brasileira, sendo sido passada de geração em geração, vida dos povos indígenas que descobriram diversas formas de cozinhar a mandioca para torná-la segura para o consumo, pois a mandioca brava (aquela que não foi processada) contém compostos tóxicos que podem ser prejudiciais à saúde.

Ao longo do tempo, a mandioca e suas preparações se espalharam para outras regiões do Brasil graças às migrações e com o passar dos séculos, a sopa de mandioca tornou-se uma das mais conhecidas formas de se fazer uma boa mandioca.

Com o tempo, cada região desenvolveu suas próprias variações do caldo, incorporando ingredientes locais e adaptando a receita de acordo com as preferências regionais, então isso resultou em uma grande diversidade de caldos de mandioca em todo o país, cada um com suas particularidades e sabores únicos.

Para preparar esse prato delicioso, você precisará de alguns ingredientes simples, mas que, resultam em uma explosão de sabores. Além da mandioca, os ingredientes tradicionais incluem carne (pode ser de frango ou de vaca), cebola, alho, tomate, cheiro-verde, pimenta e temperos a gosto.

mandioca

Preparo e Segredos

A preparação do caldo de mandioca é relativamente simples, porém exige carinho e atenção para alcançar o sabor perfeito.

Ingredientes:

  • 500g de mandioca descascada e cortada em pedaços médios
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva (ou óleo vegetal)
  • 1 litro de caldo de legumes (ou água)
  • 200ml de leite de coco
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Cheiro-verde (salsa e cebolinha) picado para polvilhar

Como Fazer

Em uma panela grande, adicione o azeite de oliva e aqueça em fogo médio. Refogue a cebola e o alho até ficarem dourados e aromáticos. Acrescente então a mandioca cortada e refogue por alguns minutos mexendo para que ela absorva os sabores da cebola e alho.

Adicione o caldo de legumes (mas pode ser água) à panela e deixe cozinhar em fogo médio até que a mandioca esteja macia. Isso geralmente leva cerca de 20 a 30 minutos, dependendo do tamanho dos pedaços de mandioca.

Com a mandioca bem cozida, retire do fogo e com cuidado, amasse os pedaços na própria panela com um garfo ou utilize um mixer de mão para obter uma consistência cremosa. Se preferir um caldo mais grosso, amasse menos; se preferir mais líquido, amasse mais.

Volte a panela ao fogo médio e adicione o leite de coco, mexendo bem para incorporar ao caldo, então tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Prove e ajuste os temperos conforme necessário.

Deixe o caldo ferver por mais alguns minutos para que os sabores se misturem, quando estiver no ponto, desligue o fogo. Polvilhe cheiro-verde picado por cima de cada porção antes de servir.

Variações e Acompanhamentos

O caldo de mandioca é muito versátil e permite inúmeras variações, para os vegetarianos, é possível substituir a carne por legumes ou cogumelos, mantendo o sabor, já algumas regiões também adicionam linguiça, bacon ou queijo coalho para dar um toque extra.

Esse prato é frequentemente acompanhado de torresmo (pedacinhos de carne de porco frita), couve refogada, pimenta, cheiro-verde picado e um toque de suco de limão, que realça os sabores e acrescenta frescor.

sopa de mandioca

Sabor que Aquece a Alma

O caldo de mandioca é muito mais do que uma simples sopa; é uma verdadeira expressão da riqueza da culinária brasileira e de suas tradições regionais. Cada colherada é um mergulho em um mar de sabores que nos conecta com nossas raízes e nos remete a momentos especiais ao lado da família e dos amigos.

Portanto, da próxima vez que o frio chegar, ou sempre que quiser se deliciar com uma refeição reconfortante, experimente o caldo de mandioca. Tenha certeza de que você estará se rendendo a um dos tesouros mais saborosos da nossa gastronomia!

Não esquece de conferir também a minha receita de “Vaca Atolada” ou de Nhoque de Mandioca e claro, a Mandioca Frita que é um petisco divino! Então deixa seu comentário aqui me contando o que achou, se fizer alguma receita, me marca e se inscreve no nosso canal! Beijocas!
Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

couve-flor a parmegiana

Couve-Flor a Milanesa

fondue de morango

Fondue para todos os gostos