in ,

Receita de Nhoque de Batata

nhoque

A minha Receita de nhoque de batata vai te salvar, afinal quem já não tentou fazer nhoque e ele despedaçou inteiro? ou então desmanchou na hora de ferver? Se já passou por isso, tenha calma pois isso acontece nas melhores cozinhas, mas agora vou dizer com total certeza que seus problemas acabaram!

Antes porém vamos entender o nhoque de batata!

Minha Receita de Nhoque

Nhoque, a Paixão dos Brasileiros

A paixão dos brasileiros pelo nhoque de batata vem do amor à culinária italiana que sempre trouxe grande influência na gastronomia Brasileira. O nhoque de batata por ser um prato tradicional da cozinha italiana trazido pelos colonizadores italianos, aliado à técnica de fácil aprendizado e poucos (e baratos) ingredientes, contribuiu então para a popularização e amor do Brasileiro ao nhoque.

Além disso, o nhoque é um prato versátil pois cai bem com vários tipos de acompanhado e também por diferentes tipos de molhos, como o sugo, o famoso “molho de tomate”, o molho branco e até o pesto.

O Nhoque da Fortuna

Reza a lenda que comer nhoque no dia 29 de cada mês traz prosperidade!

Conhecida como “Dia do Nhoque da Fortuna” ou “Dia 29, comemos nhoque”, vem de uma antiga lenda italiana que conta: “A história de São Pantaleão, um médico e mártir cristão do século III que em um dia 29 de dezembro qualquer, apareceu na porta de uma casa pedindo comida em várias casas e só foi acolhido por uma família humilde.

A família, apesar de ter poucos recursos, eles de bom coração compartilharam seu último alimento que era nhoque, e então, em agradecimento pela generosidade São Pantaleão abençoou a família garantindo que nunca mais passassem fome.”

Desde então a lenda se espalhou e no Brasil em algumas regiões virou uma tradição em que muitas pessoas acreditam que: comer nhoque no dia 29 traz boa sorte e prosperidade financeira.

Essa superstição associada ao “Dia do Nhoque da Fortuna” se tornou uma tradição que tem um caráter cultural e folclórico, e muitas pessoas participam dela de maneira descontraída e divertida, afinal é sempre bom arrumar uma desculpa para comer nhoque!

nhoque pronto

A Minha Receita de Nhoque de Batata

Serve tranquilamente 2 porções generosas, então caso precise de mais é só ir dobrando a receita, mas tenha bastante atenção para que as batatas sejam do mesmo tamanho senão você terá pontos diferentes de cozimento.

Ingredientes

1/2 kg batata de casca rosa (asterix)a
1 colher (chá) sal
1/2 xícara (chá) de farinha
1 colher (sopa) rasa margarina ou manteiga
1 gema

Modo de Fazer

Descasque as batatas e pique-as em cubos, então coloque-as em um saquinho transparente (pode ser aqueles de supermercado que vem os legumes) e dê um nó. Com a ponta de uma faca faça pequenos furinhos nele (mas apenas para o ar sair) e coloque no microondas em potência alta por 5 minutos.

Deixe descansar por 2 minutos sem abrir o saquinho e verifique se estão macias, caso não esteja coloque mais alguns minutos no microondas. 

Para essa receita é imprescindível usar a batata asterix, que tem a casca rosa (todo grande supermercado tem) pois essa batata tem bem menos água e o nhoque fica com a textura correta.

Usar o microondas nesta etapa também é essencial, pois quando a batata é cozida na água ela absorve líquidos e fica muito úmida.

Amasse então as batatas ou use o espremedor e deixe esfriar, junte os demais ingredientes, deixando a farinha por último. Se necessário acrescente mais farinha até que consiga fazer uma bolinha sem grudar nas mãos.

Retire um pedaço da massa, faça um rolinho e vá cortando no tamanho que desejar.

Coloque uma panela grande com água e sal, quando ferver acrescente os nhoques. Aguarde o momento em que eles sobem então pode retirar com uma peneira ou escumadeira e jogá-los no molho para não grudarem.

Dicas Preciosas para seu nhoque de batata ficar perfeito

Sirva com o molho de sua preferência e queijo ralado na hora pois é infinitamente melhor. Aposto que se fizer essa receita nunca mais fará outra, testa aí e me conta.

Já te adianto que dá certo com a batata comum também, desde que cozida no vapor (ou no saquinho).

Fiz um vídeo dando todas as dicas para você não errar, então se quer fazer o “Nhoque mais delícia do mundo” é só apertar o play

Para fechar, deixo aqui outras sugestões de nhoque, como o divino de Sálvia na Manteiga, o nhoque Recheado e o de Mandioquinha!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

123 Comments

Receita de pão de cebola

Receita de pão de cebola

pão caseiro

Pão sem Sovar