O risoto de alho-poró é uma opção deliciosa e prática para um almoço ou jantar, com família ou convidados. Além de ser muito gostoso, esse prato é simples e rápido de fazer, por isso, veja essa receita bem prática para você aproveitar.
Quais são os ingredientes do risoto de alho-poró?
Os ingredientes para o risoto de alho-poró são simples e fáceis de ser encontrados, como cebola e queijo ralado. Além disso, são produtos que podem ser consumidos por vegetarianos, pois essa receita não leva carne de frango, suína, de peixe ou de boi.
Veja abaixo a lista de ingredientes para fazer um delicioso risoto:
- 2 xícaras de chá de arroz arbóreo;
- 3 alhos-porós fatiados (use somente os talos);
- 1 cebola cortada em cubos pequenos;
- 500 ml de caldo de legumes concentrado;
- ⅔ de xícara de chá de vinho branco seco;
- 2 pacotes de queijo parmesão ralado;
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
- 1 fio de azeite;
- 1 pitada de sal.
Como fazer o risoto de alho-poró?
Faça o caldo de legumes concentrado e deixe-o reservado para usar no risoto de alho-poró. Além disso, é importante que o caldo esteja quente para ser usado no risoto. Logo após, coloque uma panela grande para esquentar no fogo baixo.
A princípio, você vai usar o fio de azeite na panela que estava esquentando e juntar a cebola picadinha e vai refogar até ela murchar. Logo após, você precisa juntar o alho-poró e refogar bem até ele ficar macio.
Agora é o momento de juntar o arroz arbóreo, sempre mexendo bem, para que o refogado de cebola e alho-poró se junte ao grão. Além disso, durante esse preparo, você pode temperar com sal e se quiser, um pouco de pimenta-do-reino.
Como usar o caldo de legumes no risoto?
Quando o arroz estiver bem envolvido com os outros vegetais, você pode colocar o vinho na receita e mexer bem até ele secar. Após isso, coloque um pouco do caldo de legumes e continue mexendo.
Repita esse passo do caldo de legumes no risoto por várias vezes durante, aproximadamente, 15 minutos. Mas, isso pode variar conforme a potência do fogão. Por isso, sempre coloque o caldo com uma concha e mexa bem.
Quando ele secar, coloque mais caldo e repita isso até os 15 minutos acabarem. Quando desligar o fogo, o prato vai ficar cremoso, mas não seco.
Qual é o ponto perfeito para o risoto de alho-poró?
O risoto de alho-poró precisa ficar bem úmido. Por isso, na última vez que colocar o caldo de legumes, mexa bem e não deixe secar completamente. Deixe o risoto descansar um pouco e coloque as duas colheres de manteiga e o queijo parmesão.
Quando o risoto estiver bem cremoso é hora de servir. Ele combina bem com:
- frango;
- peixe;
- frutos-do-mar.
Além disso, se você ou algum convidado for vegetariano, combine com salada e vegetais na manteiga. Fica, sem dúvida, uma delícia.