Neste post vou te ensinar a fazer um bolinho de bacalhau assado delicioso, fácil de fazer e bem mais saudável, se prepara!
A Origem do Bolinho de Bacalhau
O bolinho de bacalhau é uma iguaria típica da culinária portuguesa e sua origem remonta à uma época em que a abundância de peixes nos mares frios fez com que a forma de transformar peixe em bacalhau permitisse que o bacalhau se tornasse uma importante fonte de alimento em Portugal.
Essa abundância de peixes fez com que diversos pratos surgissem, porém as sobras desses pratos criaram uma necessidade de aproveitamento que o bolinho de bacalhau supriu de uma maneira genial criando uma deliciosa e prática iguaria.
Essa receita é pratica porque bolinho de bacalhau consiste apenas em misturar o bacalhau desfiado com batatas cozidas e espremidas entre outros temperos diversos. Essa mistura é então moldada em pequenos bolinhos, que são fritos em óleo quente até ficarem dourados e crocantes por fora e macios por dentro.
A minha Receita
Então agora que você já sabe tudo sobre o bolinho, vamos à minha receita. Em um recipiente misture 500g de batata cozida e amassada e 500g de bacalhau desfiado, mas use esse bacalhau que já vem dessalgado, então só cozinhe na água fervente por 5 minutinhos e depois passe pelo processador.
Dica infalível
Eu sempre falo, nessa etapa aproveite a mesma água do cozimento do bacalhau para cozinhar as batatas, assim elas ficam muito, mas muito mais saborosas.
Na sequência adicione: 5 colheres (sopa) de salsinha picada, 1 colher (sopa) de azeite e 1 pitada de pimenta do reino e misture tudo. Prove e acerte o sal. Agora adicione 1 gema de ovo e misture bem.
Unte forminhas descartáveis, de empada ou de silicone com azeite, então coloque a massa até encher totalmente Leve para assar em 200 graus até dourar.
Se você quiser ver o preparo em detalhes é só acessar o vídeo do Bolinho de Bacalhau que eu mostro todo o passo-a-passo para que o seu bolinho seja perfeito. Agora se você esta procurando mais receitas com bacalhau, é só chegar neste Especial Bacalhau:
15 Comments