in , ,

Leite Condensado Cozido

doce de leite

Estão lembrados do Leite Condensado Cozido que fiz doce de leite e usei na receita da Tapioca? Pois bem, devo e quase sempre pago, então vou contar um segredinho: eu NUNCA havia colocado uma lata de leite condensando na panela de pressão! Claro que eu sabia que o leite condensado cozido virava doce de leite, mas sempre comprei pronto.

A História do Leite Condensado

Garanto que você nem imagina de onde surgiu o leite condensado, confesso que eu também fiquei surpresa. Eu vou contar a história para vocês da mesma maneira que eu li. Então se não for verdade ou se você tiver algum detalhe a acrescentar ou corrigir, usa os comentários que prometo ajustar na hora.

Mas vamos ao que interessa, pois o leite condensado surge de uma necessidade básica de manter o leite sem estragar. Afinal o prazo de validade dele é muito curto em temperatura ambiente

leite condensado

Invenção e Desenvolvimento

Tudo começa com Gail Borden Jr., um inventor americano, que desenvolveu um processo como solução para o problema de preservação do leite. Afinal naquela época, o leite fresco estragava rapidamente, especialmente durante o transporte e armazenamento pois tudo tinha que ser feito rapidamente e com local fresco e arejado, o que demandava um alto custo operacional uma vez que o leite precisava chegar rapidamente ao consumidor final antes que azedasse.

Com sua descoberta Borden patenteou seu método em 1856 e fundou uma empresa que mais tarde se tornaria a Borden Dairy Company. Sua invenção por ter resolvido um grande problema social, ganhou popularidade devido à sua longa vida útil, segurança e conveniência.

Essas características permitiram que durante a Guerra Civil Americana (1861-1865), o leite condensado fosse amplamente utilizado. As tropas consumiam pois sua durabilidade e valor nutritivo eram ferramentas importantes durante a guerra.

Com o fim da guerra, todos já estavam adaptados ao uso do leite condensado e com o sucesso nos Estados Unidos, a produção de leite condensado se expandiu para outros países. Logo a empresa suíça Nestlé, fundada por Henri Nestlé, começou a produzir leite condensado na década de 1860 e isso ajudou a popularizar o leite condensado na Europa e, eventualmente, em todo o mundo.

Com essa popularização do ingrediente novas receitas surgiram…

Logo o leite condensado se tornou um ingrediente popular em muitas receitas ao redor do mundo devido ao seu sabor doce e à sua versatilidade. Pelo mundo afora é amplamente utilizado em sobremesas, doces e até bebidas e no Brasil, não seria diferente afinal é um ingrediente chave em muitas sobremesas tradicionais, como brigadeiro e pudim de leite condensado.

Tutorial: Leite Condensado até virar Doce de Leite

Num dos meus delírios culinários resolvi fazer bem-casados e estava com muita preguiça de sair para comprar o doce de leite. Foi quando me lembrei do leite condensado guardadinho no armário, e como pessoa dependente do google que sou, lá fui eu pesquisar como fazia.

Gente, tive dificuldades, juro, afinal a como pode a pessoa que já encarou o preparo de uma lagosta inteira não saber cozinhar um leite condensado, pode? E ó, o google não me ajudou muito não, por esse motivo, e como eu sei que tem muita gente aqui que nem sabia que leite condensado virava doce e muito menos sabe como é o procedimento, fiz um tutorial de cozimento do leite condensado (mas adianto que é baseado nas minhas pesquisas e na minha única experiência que se repetirá com certeza):

doce de corte
Doce de Leite de corte

Leite Condensado Cozido – Modo de Fazer:

O grande segredo aqui é a atenção aos detalhes para que nada perigoso aconteça e para que você consiga ter o seu doce de leite no ponto que deseja, então vamos ao tutorial:

  • Coloque a lata de pé dentro da panela de pressão e cubra com água, mas atenção que um dedinho acima da lata já esta bom.
  • Tampe a panela e e leve em fogo alto.
  • Assim que a panela começar a pegar pressão, abaixe para fogo médio e comece a contar o tempo:
    • Para um doce de leite cremoso (para rechear) deixe 30 minutos.
    • Porém para um doce mais firme, mas ainda assim pastoso 40 minutos.
    • Enfim, para doce em ponto de corte 50 minutos.
  • Passado o tempo do cozimento, desligue o fogo, segure a ansiedade e espere mais 2 minutos para a pressão da panela sair. Leve-a tampada embaixo da torneira e solte um fio de água. e espere. A panela fará um barulho tipo um suspiro, significando que saiu a pressão e pronto, pode abrir tampa da panela porém muito cuidado com a Lata.
doce de leite

Muita Atenção a Partir Daqui

  • Retire com cuidado a lata de dentro pois ela estará mega quente. Atenção, atenção e muita atenção:
    • Se você tentar abrir nesta hora vai causar um grave acidente, pois a lata vai espirrar doce de leite fervendo em você por causa da pressão. Mas atenção, espere 3 horas antes de abrir!
  • Porém se você não é do tipo que aguenta deixar a lata esfriar em temperatura ambiente por cerca de 3 horas como eu, faça assim:
    • Coloque a lata numa bacia então cubra com água gelada e muito gelo, deixe por uns 20 minutos. Então retire a lata da água e deixe em temperatura ambiente por 2 minutos, se você colocar a mão e estiver fresca, pode abrir sem medo.

Viu só quantas etapas para um simples leite condensado cozido? Parece simples mas um detalhe que você não preste atenção e um baita acidente pode acontecer então amigas, por favor muito cuidado e atenção para mexer com isso.

Mais Dicas

Gente, esse post pode parecer bobo (e não é?), mas garanto que será útil, principalmente para quem for pesquisar no google como fazer doce de leite à partir do leite condensado, então separei o video que fiz e mostrando como eu faço para conseguir meu doce de leite caseiro.

Se ainda ficou alguma dúvida, se você gostou ou se te ajudou coloque nos comentários e se você tem alguma dica que ajude neste post, não deixe de nos contar! Se fizer e postar, não deixe de me marcar nas redes sociais que eu adoro ver o que vocês fazem!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 6 Média: 4.3]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

161 Comments

Bolo Churros

Bolo Churros

Como fazer torta capixaba: receita passo a passo

Como fazer torta capixaba: receita passo a passo