“Oi Tati, Sou a Jocélia que de vez em quando comenta no seu blog e gostaria de pedir uma ajudinha. Sempre tenho vontade de comprar alho-poró mas nunca compro porque acho que não vou saber usar. Você poderia me dar umas dicas ou apontar um site que tenha algo sobre isso?”
Ôpa Jocélia, é p/ já! Sei que faz umas 2 semanas que você me escreveu mas não tinha alho-poró em casa p/ fazer um post mais explicadinho, então agora vai:
Não é nenhum bicho de sete cabeças, é só lavar direitinho e fazer 2 cortes: um na base perto das raízes e outro perto das folhas. As raízes vão para o lixo, as folhas você pode usar para dar sabor à caldos e sopas e a parte branca é o que se usa na maioria dos pratos, geralmente cortada em anéis, assim:
Confira aqui a receita de filé suíno com molho de alho-poró. Em breve postarei um creme de batatas com alho poró que é escândalo!
Uso muito alho-poró aqui em casa, por exemplo agora estou fazendo macarrão com brócolis, alho-poró e creme de leite.
Vivi em Angola onde posso encontrar? por favor preciso
Normalmente em feiras, supermercados, hortifrutis..
Adorei o blog.
A parte de baixo em vez de jogar no,lixo pode ser plantada em um vaso e terá em breve sua própria colheita. Também faço isso com cebolinha. Colocar em local que leve sol.
Amei a dica e gostaria se possível q publicasse a receita do creme de batatas com alho poró
Sou sua fã, adoro suas receitas e gosto muito das respostas de suas seguidoras, quanta coisa se aprende com você e com as meninas. Muito obrigada!
Eu também sonhava em usar alho poró, mas não sabia como. Obrigada!
eu pico tudo, a parte branca e as folhas separadamente e congelo!
Olá TATI, não jogue fora a raiz, plante em um vaso, em duas semanas vc terá outro.
Verdade! Vou fazer isso!
Olá….eu uso alho poró em tudo: arroz,feijão,carne,frango,peixe,legumes….amo…amo…amo…faz muito bem para saúde…além de dar um sabor especial aos alimentos…olhem:
O alho-poró possui baixo teor de gordura e vaso dilatador, portanto é muito indicado para gestantes com dificuldades para controlar a pressão arterial, prevenindo a eclampsia, doença proveniente deste problema. Além disso, age como diurético e ajuda a prevenir o câncer dos ovários. Seu consumo é eficaz ainda para conter doenças cardíacas, derrames, evolução de quadros negativos do diabetes – entupimento das artérias, por exemplo –, má digestão, gripes, resfriados e pressão alta.
bjão…amei seu blog
Nunca usei alho poró comprei e vou fazer,vou usar em tudo! Muito obrigada pela dica!!!
Olá como vc usa ele nesses alimentos? (Arroz, feijão etc)
perfeito, ajudou com minha dúvida, vou fazer uma sopa agora!
Amei a dica!!!!
Suas receitas sempre bárbaras, obrigada
Risoto de alho poró é uma delícia, faço sempre.
Risoto de alho poró é uma delícia, faço sempre
Quando morei no Japão. 90% dos japoneses sempre estavam com alho poró na cestinha do mercado.. Eu comprei umas duas vezes na minha vida..coloquei no omelete e em um cozido..
Era minha dúvida também. Comecei a aprender a cozinhar receitas saudáveis e hoje quero fazer um risoto que vai alho poró e não sabia como usar.
Abraços
http://www.bytatiane.com
Amadas , simplesmente refogue com a manteiga,um fio de azeite e faça seu delicioso arroz branquinho ! Hummm eu amo !
Olá, sou de Pedro Osório no Rio Grande do Sul, na volta de minha casa é minado de alho poró, e sempre fazemos pratos deliciosos com ele.
Marcia Vianna
Descobri vcs a poucos dias…estou amando
Oi Tati. Dá para fazer conserva com o alho-poró?
Tuas receitas são muito boas. Parabéns.
Oi Dida, sinceramente não sei, nunca ouvi falar em conserva de alho poró… imagino que seja possível, mas fico te devendo a receita por enquanto.
Oi,Tati!
Teu blog virou uma terapia para mim,obrigada!
Adoro alho-poró,uso sempre,mas é caro, então
resolvi aproveitar a raiz(antes de gelar)para
não jogá-la fora e replantá-la,para ver se de-
senvolvia. E não é que deu certo??Plantei numa
jardineira, e hoje tenho alho-poró em casa:me achei!
Um abraço.
Nossa que legal! Vou testar tb!
Bjs
Uso em tudo que faco, carnes, sopas, ate em macarronada, uso as folhas tambem, corto bem miudinhas e mando bala.
Oi Tati gostei do seu blog, vc fala que a raiz do alho poro joga fora!!! não joga não, vi em uma receita que corta junto com um pedacinho do talo, coloca pra ferver em agua com pouco de sal, depois da um choque termico em agua com gelo, depois eh só fritar em oleo quente… ta vendo nada se joga…rsrsrs gde abraço
Não se esqueçam de tirar as primeiras duas folhas do alho poró, são elas que recebem uma possível carga de agrotóxicos, além de fezes de animais, terra (que não faz mal, mas muda o gosto do prato), etc.
Obrigado!
Oi, Tati!
De tanto olhar seu blog acabei caindo aqui na conversa do alho poró (que amo de paixão) e p/ quem quiser sair um pouco do tradicional quiche, torta ou sopas (amo tudo!!!), experimente fazer um filé de peixe (pode ser pescada branca, saint peter, merluza ou o que gostar) temperado e passado na grelha ou frito, e depois faça um molhinho bem simples com alho poró dourado no azeite e temperado com um pouco de pimenta do reino e sal, algumas colheres de mostarda (não gosto da Dijon) e um pouco de creme de leite fresco, só pra dar uma "liga". Vc serve o molho sobre o peixe e acompanha com um arroz ou purê e saladinha… Ai, que fome!!! É bom demais e super prático!
Beijão e aproveite sua viagem!
Andrea – Sweet and Saucy
http://betasweets.blogspot.com/
acho que agora não tenho mais desculpas pra não consumir alho poró… se bobear, já planto uns na horta!
bjuuuus!
Aqui na Italia, no mercado tem uma confecçao que vem: 1 cenoura, 1 cebola, a parte de baixo do alho porò, e coentro.
Normalmente se usa para fazer caldo, sopa (ai vc acrescenta outros legumes e tritura tudo, fica otimo), e o que eu mais gosto è: refogar todos os ingredientes picadinhos e fazer a carne assada nessa "caminha" de verduras. E' divino!!!
Fiz um risoto agora mesmo com alho poró.. nunca havia comprado, comprei sem saber usar (porque comi um dia desses um risoto num restaurante) e li aqui como usava… Ficou muito bom! Refoguei no óleo de milho, joguei sal, depois água, e o arroz pronto por cima. Delícia!
AGORA FIQUEI ALIVIADA, Achava que era a única que não sabia usar o alho poró hehehehe
Jucara eu acho que é difícil dizer algo que tenha o mesmo sabor do alho poró… acho que é melhor excluir o ingrediente.
Bjs
oi Tati, aqui onde moro é dificil achar alho poró e quando acho é carissimo, qual outro legume posso substitui-lo, pois deixo fazer fazer todas as receitas que tem alho poró pela dificuldade de acha-lo.
Um grande beijo,
jucara
Ola!! Adoro teu glog 🙂
Eu uso olho poró em sopa.
Assim, tem uma receitinha que eu faço que é bem gostosa e facinha. E cozinho lentilha com bastante água(para fazer sopa) e tempero com sal, pimenta branca e coentro. Depois de bem cozidinha, eu frito o alho poro, cortado em rodelas na manteiga e tempero com um pouco de caldo de legumes, enquanto frita. E jogo por cima da sopa e sirvo. Essa receita fica melhor com "lentilha rosa", mas qdo nao tenho, uso a normal(marronzinha). è uma sopa bem gostosa, receita árabe. Mas uso alho poró em saladas,ou refogada, para acompanhar uma refeição. E as folhas verdinhas, eu as vezes uso para cozinhar o arroz, ou coloco em sopa de legumes tb. Ele é bem versátil. 😀
Oi Tati, boa noite
Faço uma torta de alho poró que uma delícia, fácil de fazer, aqui em casa todos adoram.
Bjos
obrigada !!!!!
Eu adoro Alho-poró e aprendi a usar. Uso no peixe q faço como uma muquequinha, uso em sopas, uso no risoto, hhuummm. Amo
Oi Tati
Ótimo post querida eu tb com 30 anos de cozinha estava com medo do poró vc acredita? Q bom, sempre me ajudando obrigada…Bjs BFS
Uma outra dica de uso é por em cima do caldinho de feijão para substituir o bacon. Fica divino.
Como a maioria, também nunca havia comprado por não saber como usá-lo…Agora posso me deliciar com as suas receitas.
Obrigada…
Renata
Oi Tati! Faz alguns meses que leio o seu blog, agradeço a internet pela facilidade da comunicação, vc não imagina o quanto fiquei e fico feliz de encontrar o seu blog, muitas vezes estou fuçando nele e penso… que bom que encontrei o panelaterapia. Seu blog é MUITO BOM… puxa vida, tudo explicadinho com facilidade, dicas mais do que preciosas. Gosto muito da clareza, dos seus comentários pessoais. E quanto ao alho poró, também não sabia usar, mas vou usar…
Tati, muito obrigada!!!!!
Giovana – São José dos Pinhais (cidade vizinha de Curitiba)
Que lindo que está o blog!
Tati, é por esses e outros posts que continuo gostando mais de vcs dois(de vc e do blog),rs
Bjsss
adoro esse alho, fica uma delicia com peixe ou em tortas 🙂 beijos
Olá recentemente fiz o alho poro cortado em pedaços maiores e fermentei alguns instantes na agua, depois separa as camadas espera esfriar e tempera como salada, assim como se faz com cebola, fica uma delicia. Bjo parabéns pelo blog. Susane – Guarapuava – Pr.
Eu adoro alho poró. Parabéns por atender as dúvidas de seus leitores.
Abraços
Isabel, é puxado para o alho mas muito mais suave!
Tati, já que é sobre duvidas, e o gosto é parecido com alho ? porque a aparencia é de cebola cortada né ? Puxa para que sabor ? Isabel
Aqui em casa a gente usa principalmente de duas maneiras, uma delas é refogado na manteiga, puro ou dentro do omelete;e a outra a gente simplesmente dá um escaldada na água fervente e serve na salada. As duas são fenomenais!!!
Sopa de alho-poró e salsão com gorgonzola espedaçado por cima também é uma ótima opção pros dias de friozinho =D
Bjinhussss…
Também adoro alho poró!
Meu preferido é gratinado com molho branco!
Bjs
Adorei a dica Tati, sempre tive vontade de fazer sopa de alho poró para servir dentro do pão italiano, mas sempre achei que não ia saber manusear o dito cujo, agora já aprendi. Obrigada! =)
Bjsss
Si
Eu sou fã e uso muito! Tenho muitas amigas que não sabem como usar e apesar de eu já ter explicado, com fotos fica mais fácil. Vou encaminhar tua postagem pra elas! Beijão, Ju
Sempre vi nas receitas por aí: alho-poró, e sempre tive vontade de usar, e nunca comprei. Mas agora vai…
Ótima dica Tatiana, abraços!
Tati!! Minha mãe faz um crepe de alho poró com ricota que fica um espetáculo… Ela não é muito de ter receita, mas vou pedir e enviar pra você também! Vou esperar ansiosa a receita das batatas, também adooro alho poró!
Taí, eu também não sabia usar. Valeu pela dica!
boa diaca! dá uma passadinha pelo meu blog: deliciasdaisa.blogspot.com!
Belo post Tati, ajudou muito…
Bjs
Andreia Braga
Gosto muito de alho poró, principalmente no risoto, mas do que gostei mesmo neste post foi da faca Silvermark, que a Ana Maria Brega usa, e agora para matar ela está usando naquela competição de chefs, as panelas Sillit, só de ver a gente abre crediário.
Mesma dúvida que Jocélia!!
Agora eu compro!!!
Obrigadinho!
Vc acredita que nunca acho aqui pra comprar?
Adorei!! vc acredita Tati que nunca comprei pelo mesmo motivo da Jocélia….hihi, amanhã mesmo vou comprar e aguardar sua recetinha de creme de batatas com alho poró….hahaha, bjs.
Olá, quando fiz quiche de alho poró pus a parte branca e das folhas. Ficou delicioso. Bjs
Oi! Descobri seu blog essa semana e ele já me ajudou! Eu tinha um restinho de pts q eu não conseguia fazer ficar "comível" de jeito nenhum! Lendo seu blog consegui hidratar direitinho e refogar. E num é q ficou até gostosinho! Já virei fã!!
Estou doida para ver essa receita de creme de batatas!!! Hummmmmmmm delícia!!!