in , ,

Bolo de Banana sem Farinha e sem Açúcar

A receita de bolo de banana sem farinha e sem açúcar é muito simples. Além disso, esse preparo surpreende pelo sabor e por ser tão saudável. Por isso, confira o passo a passo completo dessa delícia.

Como fazer bolo de banana sem farinha e sem açúcar?

Minha mãe me telefonou toda maravilhada com esse bolo de banana sem farinha e sem açúcar que ela viu num programa de TV, principalmente porque não leva farinha, nem leite e nem açúcar, e pasmem: é uma delícia e muito simples de se fazer!

Adaptei as quantidades para render uma forma de bolo inglês (e porque tenho mania de mudar receitas mesmo). Usei:

  • 2 bananas-nanicas (devem estar beeem maduras, quase estragando);
  • 1/2 xícara de uvas-passas pretas;
  • 2 ovos pequenos;
  • 1/4 xícara de óleo;
  • 1 xícara de aveia (tanto faz flocos finos ou grossos);
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

* Minha xícara medidora tem 220ml.

Bati tudo no liquidificador (deixei o fermento por último), mas se seu liquidificador não for muito potente aconselho a bater os ingredientes mais leves e juntar a aveia e o fermento em uma tigela porque essa massa é bem densa.

Na hora de assar fiquei na dúvida se deveria enfarinhar ou não a forma, então untei e polvilhei farinha de trigo. Acredito que dê para polvilhar com aveia em flocos finos (é que eu só tinha a aveia normal).


Levei para assar em forno preaquecido em 200º por cerca de 35 minutos.

* O tempo pode variar muito dependendo da marca do seu forno. Faça o teste enfiando um palitinho no centro do bolo, se sair limpo, o bolo está assado. Mas atenção: só abra o forno para o teste depois de 30 minutos para o bolo não murchar.

Observações importantes

Eu não achei propriamente sem açúcar, mas eu colocaria 2 colheres (sopa). Isso vai do gosto de cada um, minha mãe achou perfeito.

Também depende do quanto a banana está madura, pois quanto mais madura, mais doce. Ele sai do forno bem crescido e depois murcha um pouco, é normal.

Mesmo assim permanece super macio e úmido (amei a textura). Na hora de servir, polvilhe canela e /ou mel.

Quais são os benefícios do bolo de banana sem farinha?

O bolo de banana sem farinha e sem açúcar tem um baixo índice glicêmico, além disso, é rico em nutrientes e é fonte de energia.

Do mesmo modo, ele não tem glúten e possui um sabor natural, além de garantir saciedade. Saiba mais benefícios dessa receita a seguir.

Baixo índice glicêmico

Por não conter açúcar refinado, este bolo tem um índice de glicemia mais baixo, o que pode ajudar, então, a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis.

Rico em nutrientes

A banana possui nutrientes importantes para a saúde do coração, bem como para o sistema imunológico e a digestão. São eles:

  • potássio;
  • vitaminas do complexo B;
  • vitamina C;
  • fibras.

Fonte de energia

As bananas são uma ótima fonte de energia por conta do seu teor de carboidratos naturais. Consumir um bolo dessa fruta, então, pode fornecer energia de forma mais sustentada, o que picos e quedas durante o dia.

Sem glúten

Por não usar farinha de trigo, essa receita é a opção ideal para pessoas que seguem dietas sem glúten, como, por exemplo, aquelas com doença celíaca ou sensibilidade ao composto.

Sabor natural

Além dos benefícios nutricionais, esse bolo pode ser muito saboroso, isso porque, ele conta com o sabor naturalmente doce da banana madura.

Saciedade

As fibras presentes na banana ajudam a promover a saciedade, o que pode ser útil para quem busca controlar o peso ou manter uma alimentação equilibrada.

Bolo de Banana sem Farinha e sem Açúcar
O bolo de banana sem farinha e sem açúcar é uma opção saudável. Imagem do Freepik.

Como aprimorar seu bolo de banana sem farinha e sem açúcar?

Você pode aprimorar o bolo de banana sem farinha e sem açúcar ao aderir ingredientes como, por exemplo, nozes ou castanhas de caju para dar textura e sabor extra. Além disso, pode adicionar frutas secas, como uvas-passas, que trazem um sabor mais doce.

Já conhece nossa loja virtual de panelas e utensílios de cozinha? Cheia de coisa linda e de marcas incríveis? Acesse: loja.panelaterapia.com

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 9 Média: 3.8]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

361 Comments

Aprenda a fazer ovo de páscoa infantil caseiro

Aprenda a fazer ovo de páscoa infantil caseiro

Dicas para fazer um ovo de páscoa de colher simples e saboroso

Dicas para fazer um ovo de páscoa de colher simples e saboroso