in ,

Bolo de Chocolate com Recheio de Brigadeiro

Quem me acompanha no Panelaterapia há mais tempo sabe que para eu ter coragem de fazer um bolo desses recheados é preciso estar muuuito inspirada. Neste dia eu estava. De qualquer maneira escolhi uma receita fácil.
Vamos começar pela massa de chocolate:
Bata na batedeira 5 ovos  (gema e clara) com 150g de açúcar. Bata até triplicar de volume. Vai ficar um creme fofo e claro.
Misture 150g de farinha de trigo peneirada, 1/3 de xícara de chocolate em pó também peneirado (usei o Dois Frades da Nestlé) e 1 colher (sopa) de fermento. 
Junte essa mistura de ingredientes secos ao creme de ovos com açúcar. Misture delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos circulares de baixo para cima. 
Unte uma forma de aro removível com óleo e cubra o fundo com papel manteiga. Essa massa não cresce quase nada, então pode encher a forma até faltar 1 dedo para a borda. Leve a massa para assar em 200º (o forno não precisa estar preaquecido), por cerca de 20 minutos.

Recheio de Brigadeiro: 
Leve ao fogo 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina sem sal e 3 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei o Dois Frades da Nestlé). Mexa sempre com vigor para não empelotar. Mantenha em fogo médio e após a fervura abaixe o fogo e continue mexendo até ele desgrudar do fundo e ficar firme. Desligue o fogo, junte  3 colheres (sopa) de creme de leite sem soro. Deixe esfriar.

Cobertura:
Derreta no microondas 1 barra de chocolate de 180g. Usei o 55% cacau. Misture 3 colheres (sopa) de leite morno (isso mesmo, leite!).
Montagem:
Use a forma que assou o bolo para montá-lo.
Desenforme o bolo e corte em duas partes. Molhe cada uma das partes com guaraná (usei ginger ale) e fiz isso com auxílio de um pincel. Coloque o brigadeiro (não usei tudo), cubra com a outra parte da massa e leve para a geladeira por umas 3 horas, pelo menos.
Desenforme novamente, cubra com a ganache de chocolate e salpique granulado (eu usei raspinhas de chocolate que comprei pronta).

*** Se quiser um bolo de tamanho normal, dobre a receita. Minha forma tem 18cm X 5cm, é bem pequena.

Preciso contar que esqueci de colocar fermento na massa, por isso ela ficou mais “durinha”, mas ficou gostosa do mesmo jeito hahahaha.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

41 Comments

  1. Oi Tatiana. Fiz o bolo e mais tarde, vamos provar…depois comento. Beijos e que receita maravilhosa. Hummm…

  2. Para cortar o bolo pelo meio para fazer o recheio, pegue um pedaço de fio dental ou mesmo de carretel de uns 50 cm. passe por toda volta do bolo e cruze as pontas e vá apertando até corta-lo, fica perfeito, pode dividir o bolo em até três partes e umedecer cada parte antes de colocar recheio e a próxima parte…

  3. Oi Tatti, bolo lindo!
    Plis, me ajuda: 150 grs de açúcar e farinha equivale a quantas xícaras? não tenho medidor.
    Por favor responde !!
    Feliz Natal , adoro seu blog!
    Bjs.
    Mauren.

  4. Puxa, quanta maldade!!!!!!
    A pessoa aqui penando na dieta pós baby e tu me colocas uma tentação destas??
    É para testar mesmo a minha resistência…rsrsrsrs
    Ficou lindo e com certeza delicioso…
    Beijos
    Sam

  5. Oi Tati, bom dia! Tudo bem?

    Mais uma receita maravilhosa e tentadora!!!

    Geralmente tenho dificuldade pra partir com a faca o bolo ao meio pra rechear. De repente a minha dificuldade seja a de outras pessoas também!

    Então vou dar a dica que resolveu pra mim. Acho beeeeeeeemmmmmm mais fácil partir assim que com a faca.

    É usar aquela linha de pescar. A linha para anzol mesmo. Tem que ter o cuidado dela estar bem limpinha. É só pegar um pedaço que sobre nas extemidades do bolo e dê para segurar firme e confortável com as duas mãos, mirar bem o meio e ir bem devagar. Fica perfeito!!!

    Bjs

  6. Lindo D+ !!!!
    Tati, você é ótima! Teu blog e tuas receitas são tudo de bom! Este ano fiz o maior sucesso na cozinha por sua causa! Obrigada por compartilhar tanto carinho e tanta coisa boa! Desejo o melhor e muito mais suceso pra você em 2013. Que Deus te abençoe! Um beijo, Helena Guerra.

  7. Tati, esse bolo fica fofo e molhadinho? Nunca acertei fazer bolos recheados, a massa fica sempre seca. O que determina eh o quanto se molha com guaraná? Beijo. Lu

    • Essa receita de massa é da Carole Crema, é maravilhosa, o meu não ficou muito fofo porque esqueci de colocar fermento, mas já fiz essa massa sem o chocolate e fica ótima, igual pão-de-ló. O líquido deixa úmido, mas não deixa fofo.
      Bjs

  8. Tati, tenho uma dúvida desde sempre. Quando você usa essas formas desmontáveis, quando vc desenforma o bolo, vc deixa aquela parte de baixo da forma quando vai servir? porque eu já deixei e não gostei do resultado porque além de feio, fica escorregando do prato. Ai, será que deu pra entender? beijo.

    • Dependendo do que você faça, se for difícil de tirar da forma tem que servir na base mesmo, agora existe uma "pá" tipo aquelas de assar pizza em forno a lenha que é própria para tirar o bolo ou torta da base da forma, mas eu nunca achei aqui em Sorocaba p/ vender.
      Bjs

Bacalhau com Purê de Abóbora

Bacalhau com Purê de Abóbora e Azeite de Ervas

Casquinha de Laranja Cristalizada