in ,

Bolo de Fubá de Liquidificador

O bolo de fubá de liquidificador é uma receita bastante prática e simples. Desse modo, se você quer apostar em um preparo rápido e saboroso para a sua tarde, essa sobremesa é a ideal.

Como fazer bolo de fubá de liquidificador?

Tenho repostado algumas receitas antigas que ao passar dos anos fui melhorando uma coisinha aqui, outra ali.

Afinal o Panelaterapia está no ar desde 2009 e a gente precisa sempre buscar evoluir né? Essa é versão atualizada do meu bolo de fubá de liquidificador. Agora mais gostoso e mais fofinho (e com novas fotos)!

Ingredientes do bolo de fubá

2/3 de xícara (chá) de óleo;
1 e 1/2 xícara (chá) de leite;
3 ovos;
1 e 1/2 xícara (chá) de fubá;
1 xícara (chá) de farinha de trigo;
1/2 xícara (chá) de Maizena;
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar;
1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo

Comece batendo no liquidificador os ovos, o leite e o óleo. Na sequência adicione todos os ingredientes secos, deixando apenas o fermento para ser acrescentado no final.

Em seguida, coloque em forma untada com óleo ou manteiga e enfarinhada e leve ao forno preaquecido em 180ºC por aproximadamente 45 minutos. 

Como cada forno tem suas peculiaridades, para saber quando está pronto faça o teste enfiando uma faquinha de ponta ou palito de dente, se sair limpo, pode tirar do forno.

Esse papo de que não pode abrir o forno só vale para os primeiros 25 minutos após ter colocado o bolo p/ assar, depois disso pode abrir que não danifica o bolo.

Espero que vocês façam essa receita porque essa nova versão é bem mais fofinha e saborosa. Aqui em casa tem feito muito sucesso!

Como deixar o seu bolo de fubá de liquidificador melhor?

Para que o bolo de fubá de liquidificador fique ainda melhor, você pode adicionar ingredientes como goiabada ou erva-doce, que dão um toque a mais no sabor. Mas, há algumas outras dicas que podem lhe ajudar a ter um resultado incrível, veja a seguir. 

Bolo de fubá de liquidificador
Aprenda a fazer o melhor bolo de fubá no liquidificador. Imagem de em Pexels.

Combine o fubá com outras farinhas

Para evitar que este bolo de fubá cremoso fique muito pesado, você pode misturar o fubá com outros tipos de farinha. Isso porque, a de milho retém muito os líquidos, o que deixa a sua receita bem pesada. Então, quem deseja um bolo mais leve e fofo, o misture com a farinha de trigo ou com amido.

A proporção ideal é que se use 50% fubá, 35% farinha de trigo e 15% amido de milho. Mas, vale dizer que como o amido de milho é um espessante, é bom ter cautela para que o bolo não fique pesado e sim leve e fofo.

Use produtos de qualidade na receita

O segredo para qualquer receita ficar boa, acima de tudo, é usar ingredientes de qualidade e isso não se difere no bolo de fubá no liquidificador.

Por isso, mesmo com um processo simples e rápido, escolha boas marcas, que possam lhe garantir qualidade nos produtos que pretende usar.

Bolo de fubá de liquidificador
Combine o seu bolo de fubá no liquidificador com ingredientes que ressalte o seu sabor. Imagem de em Pexels.

Use ingredientes cremosos no bolo de fubá

Para que você tenha a melhor experiência no seu bolo, use complementos que ajudem a deixá-lo cremoso, ou que torne o seu sabor a mais potente. Dessa forma, alguns dos ingredientes mais usados para isso são: 

Há quem prefira inserir gotas de chocolate, por exemplo, ou outro itens pouco tradicionais como pistache. Assim, coloque o que agrada mais o seu paladar e que combine bem para ter o melhor bolo de fubá no liquidificador.

Quais cuidados ter na hora de fazer um bolo de fubá de liquidificador?

O bolo de fubá de liquidificador é uma receita prática, mas alguns cuidados são necessários, como acertar nas medidas. Então, confira aqui alguns deles para prestar atenção:

  • medidas precisas;
  • preparo da forma;
  • adição dos ingredientes;
  • preparo da forma;
  • temperatura do forno.

Basta seguir a receita acima e respeitar as indicações de temperatura. Dessa forma, seu bolo de fubá vai ficar perfeito.

Bolo de Fubá de Liquidificador
Esse bolo é delicioso e super simples de fazer. Imagem do Catraca Livre

Com o que servir o bolo de fubá de liquidificador?

Você pode servir o bolo de fubá com liquidificador com diversos acompanhamentos, como queijo. Assim, confira algumas ideias que vão deixar o prato ainda mais saboroso.

Café fresco

Esse bolo é, em geral, servido com uma xícara de café fresco. Afinal, a combinação do doce com o amargor da bebida cria uma experiência perfeita. Dessa forma, é ideal para um lanche da tarde ou café da manhã.

Queijo

O bolo de fubá com uma fatia de queijo minas ou coalho adiciona uma camada extra de sabor. Assim, a cremosidade e ligeira acidez do queijo complementam a doçura do bolo. É uma forma de criar um contraste interessante.

Geleias e mel

Geleias de frutas como morango, framboesa ou damasco são ótimas para passar sobre o bolo. Isso porque, elas dão um toque frutado e ácido. Além disso, o mel também é uma excelente opção para quem prefere algo mais natural e doce.

Chá

Para quem não é fã de café, uma boa xícara de chá cai muito bem. Assim, seja preto, verde ou de ervas, esse é um ótimo acompanhamento. Inclusive, o de erva-doce ou camomila são opções que harmonizam bem com o sabor do bolo de fubá.

Frutas frescas

Morangos, amoras ou fatias de manga podem ser servidas ao lado do bolo. Afinal, elas adicionam frescor e leveza ao prato. Portanto, tornam a experiência mais equilibrada.

Caso goste de bolos em geral, experimente novas receitas também. Por exemplo, confira como fazer um bolo de laranja com calda.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 3 Média: 4]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

170 Comments

Como fazer torta Marta Rocha?

Como fazer torta Marta Rocha?

Veja como fazer um pão com linguiça

Veja como fazer um pão com linguiça