in ,

Como Fazer Donuts

Donuts

Como fazer Donuts é uma pergunta que eu vou te responder agora! Já te adianto que não é uma receita simples, porém o grande segredo dela é a precisão. Então pega sua balança e termômetro e vamos fazer juntas essa delicia americana! Porém se estiver com preguiça ja deixo aqui uma receita de sonho de bisnaguinha! Te conto que tem vídeo dela e que serve e muito para quebrar o galho na hora da vontade de comer um doce.

A Minha Receita do Donuts Caseiro

Fazer donuts é uma aventura culinária daquelas que pode sim terminar tanto em sucesso quanto em fracasso. Porém o que vai dizer o fim da história será a sua atenção aos detalhes, medidas, tempos e temperaturas. Bora então partir para uma receita básica de donuts fritos tradicionais:

Ingredientes:

Da massa

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de fermento biológico seco
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 3/4 xícara de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Para fritar:

  • Óleo vegetal para fritar

Para a cobertura:

  • Açúcar de confeiteiro
  • Chocolate derretido
  • Confeitos, granulados, ou coco ralado (opcional)
donuts caseiro
Os donuts podem ser recheados ou somente com cobertura, qual você prefere?

Modo de Fazer

Separe duas tigelas grandes, na primeira misture os secos, a farinha, o açúcar, o fermento biológico seco, o sal e reserve. Na outra tigela, misture os líquidos, o leite, a manteiga derretida, o ovo e o extrato de baunilha.

Depois de tudo misturado é hora de juntar os ingredientes líquidos aos secos e misture até formar uma massa homogênea. Deixe a massa descansar em uma tigela untada com óleo e coberta por pano úmido até que dobre de tamanho.

Em uma superfície enfarinhada, abra a massa até (atenção) uma espessura perto de 1,5 cm. Use para fazer o anel um cortador de donuts ou então dois copos de diferentes tamanhos. Deixe a massa descansar novamente depois de cortada por meia hora..

Atenção nesta Etapa: Em uma panela grande, aqueça o óleo até atingir uma temperatura de 175-180°C, então para ter certeza, se possível use um termômetro.

Frite os donuts por 1 ou 2 minutos (em cada lado) ou até que ambos os lados estejam dourados, porém tenha muito cuidado em duas coisas:

  1. Não sobrecarregue a panela para garantir uma fritura uniforme.
  2. Verifique a temperatura do óleo sempre!

Retire com uma escumadeira e coloque em papel toalha para absorver o excesso de óleo, deixe esfriar um pouco para então mergulhar os donuts no açúcar de confeiteiro colorido que é a versão mais conhecida (graças ao “Homer Simpson”), regar com chocolate derretido que é a alegria da criançada ou adicionar confeitos ou coco ralado.

Cobertura dos Donuts
A cobertura é o charme do Donuts, invente!

Dicas para não errar no seu Donuts Caseiro

Já falei disso e vou repetir, é a prática que vai te levar à perfeição então não desanime, lá em cima te ensinei como Fazer Donuts e agora vou te mostrar onde você pode errar e o que fazer para melhorar suas chances de sucesso:

  1. Meça os Ingredientes com Precisão: Tenha certeza que mediu todos os ingredientes com precisão, principalmente a farinha porque a quantidade exata é a chave para ter a textura certa da massa.
  2. Aquecimento do Óleo: Lembre de medir a todo momento a temperatura, use um termômetro de cozinha para garantir que o óleo esteja entre 175-180°C para uma fritura adequada e uniforme. Antes de colocar a massa cheque se o óleo não esquentou demais, e se colocar mais de uma massa por vez, verifique se a temperatura não baixou. Este é um dos principais erros!
  3. Massa Homogênea: Menos é mais, então misture a massa apenas até ficar homogênea. Não misture demais, pois isso pode resultar em donuts mais pesados e encharcados.
  4. Descanso da Massa: Não seja ansiosa, então deixe a massa descansar após o preparo, coberta com um pano úmido, para permitir que ela cresça adequadamente e depois de cortada, deixe novamente para que a estrutura se afirme.
  5. Abertura Uniforme: Abra a massa observando a espessura de 1 centímetro e meio para garantir que os donuts tenham a mesma espessura, isso é fundamental para uma fritura uniforme.
  6. Corte Padronizado: Se possível use cortadores específicos para donuts para que todos fiquem do mesmo tamanho, e com isso você consiga achar “o tempo” certo que eles devem ficar na fritura .
  7. Não mexa muito na Massa: Manipule a massa com cuidado para evitar o desenvolvimento excessivo do glúten, o que pode arruinar sua receita tornando os donuts mais elástico

Atenção aos detalhes

  • Óleo Limpo: Tenha certeza de que o óleo esteja limpo antes de começar a fritar porque óleo sujo pode alterar o sabor, inclusive amargando seus donuts.
  • Frite aos Poucos: Não sobrecarregue a panela ao fritar, ela pode esfriar o óleo e fazer com que fiquem crus por dentro, então frite os donuts aos poucos para garantir que cada um tenha espaço suficiente.
  • Cuidado para não Encharcar: Depois de fritos, coloque os donuts em papel toalha “ele puxar” o excesso de óleo antes de aplicar as coberturas. Atenção nisso para não ter donuts encharcado.
  • Coberturas: A Beleza do donuts também conta, então experimente diferentes coberturas e confeitos para adicionar variedade não apenas “boniteza”, mas também para criar novos sabores aos seus donuts.
  • Ajustes na Receita: Não queira acertar de primeira, porém ajuste o que achar que errou e tente de novo, porque quando encontrar o seu caminho não errará mais!
Donuts com Recheio
Você pode rechear com doce de leite ou chocolate

O Descanso do Donuts é uma etapa fundamental

Claro que vai depender da temperatura ambiente, porém você tem que ter consciência da importância dos tempos de descanso (no plural) da massa de donuts. O primeiro descanso serve para que a massa cresça enquanto que no segundo após o corte, que ela se estabilize. Então atenção, vou detalhar o passo-a-passo:

  • Preparação da Massa:
    • Após misturar todos os ingredientes coloque a massa em uma tigela levemente untada com óleo e cubra com um pano úmido ou plástico filme. Deixe descansar em um local abafado até que dobre de tamanho (eu uso o forno micro-ondas). Esse primeiro descanso geralmente leva de 1 a 2 horas.
  • Formação dos Donuts:
    • Após o primeiro descanso, a massa está pronta para ser aberta e cortada., então muitas receitas recomendam um segundo período de descanso antes de fritar. Esse segundo descanso deve ser mais curto, algo entre 15 a 30 minutos.

O tempo exato de descanso pode depender da temperatura ambiente, da quantidade de levedura utilizada e de outros fatores como umidade do ar, então não siga a regra ao pé da letra, confie nos seus instintos!

Escolhendo a Farinha

O tipo de farinha que você escolhe com certeza vai afetar a textura final do seu donuts, então é importante não só observar as características de cada uma como também testar com qual você se adapta mais. A farinha de trigo comum é a mais usada para donuts, mas há algumas opções a considerar:

  1. Farinha de Trigo comum (tipo 1 ou all-purpose): Esta é a escolha mais comum para fazer donuts. Ela possui uma quantidade moderada de proteína, o que resulta em uma massa macia e fofa, essa farinha é a escolha versátil e funciona bem para donuts fritos ou assados.
  2. Farinha de Trigo para Bolos (tipo 2 ou cake flour): A farinha de trigo para bolos tem uma quantidade menor de proteína em comparação com a farinha comum e isso leva em uma textura mais leve e macia. Então se você prefere donuts mais delicados e aerados, a farinha para bolos pode ser uma boa escolha.
  3. Farinha de Trigo Integral (whole wheat): Se você está procurando uma opção mais saudável, pode usar a farinha de trigo integral, porém saiba que os donuts feitos com farinha integral podem ter uma textura mais densa e um sabor diferente.

Independentemente do tipo de farinha escolhido, lembre-se de não misturar a massa em excesso para evitar desenvolver o glúten em excesso, tenha coragem e experimente diferentes tipos de farinha para encontrar o sabor e a textura que mais te agrade.

Não esqueça que os donuts mudam de sabor quando ficam velhos, então é fazer, servir e acabar com tudo, nada de deixar guardado para o dia seguinte hein? Se gostou deixe seu comentário e se fizer e postar, me marca nas redes sociais!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

Como fazer fraldinha na panela de pressão?

Como fazer fraldinha na panela de pressão?

Como fazer filé de frango ao forno?

Como fazer filé de frango ao forno?