Descubra como fazer pipoca doce crocante de forma clássica e nunca mais erre o ponto dessa iguaria na sua casa. Assim, surpreenda a todos ou desfrute dessa guloseima em sua própria companhia e não deixe de ler até o final para conhecer todas as dicas.
Como fazer pipoca doce?
Para aprender como fazer pipoca doce, é ideal entender que o processo é bem similar ao preparo comum, isto é, da pipoca com bacon salgada.
Assim, o primeiro passo é separar os ingredientes e escolher uma panela com espaço para o milho estourar. Enfim, veja mais adiante o que você precisa para fazer uma boa receita.
Ingredientes para a pipoca doce
Em primeiro lugar, você vai precisar do milho para fazer a pipoca e esse pode ser aquele comum, fácil de encontrar em qualquer lugar. Por isso, você precisa de:
- 1/2 xícara de milho de pipoca;
- 1/2 xícara de açúcar;
- 1/4 xícara de óleo de milho ou canola;
- 1/4 xícara de água.
Como opcionais, você pode usar corante alimentício, para deixar tudo mais colorido. Além disso, é possível adicionar ainda, se desejar:
- 1/4 colher de chá de essência de baunilha;
- 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio, para não grudar;
- 1/4 colher de chá de sal.
Qual é o modo de preparo de como fazer pipoca doce?
Veja agora como fazer pipoca doce, de fato, separando uma panela com tampa, para evitar incidentes com o milho ao estourar.
Modo de preparo
Em primeiro lugar, adicione o óleo e o milho de pipoca e mexa para cobrir todos os grãos com óleo. Depois, ligue o fogo em temperatura média e tampe a panela.
Agite a panela algumas vezes para garantir que os grãos de milho não queimem. Enfim, aguarde até que o milho comece a estourar.
Faça o caramelo
Enquanto o milho está no fogo, é hora de fazer o caramelo. Para isso, deixe uma panela separada, adicione o açúcar, a água, o sal e a essência de baunilha (se desejar). Mexa até que o açúcar esteja dissolvido por completo.
Por sua vez, o sal e/ou o bicarbonato evita que a mistura pregue muito na panela. Em seguida, assim que todo o milho estiver estourado, despeje com cuidado o caramelo sobre a pipoca.
Use uma colher de pau para mexer e garantir que a pipoca fique bem coberta pelo caramelo. Contudo, se você desejar, pode adicionar algumas gotas de corante ao caramelo para dar cor à sua pipoca doce e misture bem até obter o tom que você deseja.
Assim que o caramelo estiver pronto, retire do fogo e adicione o bicarbonato de sódio e mexa bem rápido. Com isso, ele criará uma efervescência no caramelo.
Quando o milho estiver estourado, despeje com cuidado o caramelo sobre a pipoca. Aliás, use uma colher de pau para mexer e garantir que a pipoca fique bem coberta pelo caramelo.
Espalhe a pipoca doce em uma assadeira grande ou sobre uma superfície coberta com papel manteiga e deixe esfriar até que o caramelo esteja completamente endurecido.
Por fim, depois que a pipoca estiver fria, quebre-a em pedaços. Agora, você tem uma deliciosa pipoca doce pronta para ser desfrutada.
Minha receita de pipoca doce.
1/2 copo tipo geleia de milho de pipoca;
01 copo tipo geleia de açúcar refinado misturado com canela em pó (deve ficar com cor amarronzado);
02 colheres das de sopa de manteiga (ou duas de óleo).
Obs.: 1- A panela deve ser própria para fazer pipocas, de preferencia as de duplo cabos.
2- Não recomendo a panela de pipoca que tem apoiador de dedo para forçar a tampa e mante-la fechada, porque com excesso de milho a pressão das pipocas expulsará a tampa e você queimará o dedo na borda da panela.
Modo de Preparo
Coloque a manteiga ou óleo, o milho e a mistura de açúcar com canela na panela tampada leve ao fogo alto sempre girando a manivela. Iniciando os estouros das pipocas terá um aumento e a diminuição dos estouros, é ai que deve aumentar a velocidade da manivela para não queimar a pipoca. Em seguida despeje em uma tigela para esfriar ( não deixe esfriar na panela).
Quebre as pipocas e saboreie.
Oi, tudo bom. Quero dizer que realmente está pipoca e muito boa. Parabéns e obrigada.
Eu fiz e ficou mto boa!!
esqueci de falar que tem de colocar óleo no fundo da panela, pelo menos 2 colheres de sopa de óleo.
Oi pessoal. essa receita que vou escrever é dada por um pipoqueiro aki de Curitiba.
PIPOCA DOCE – DO PIPOQUEIRO
COLOQUE NA PIPOQUEIRA ALGUNS GRÃO DE PIPOCA.
CUBRA COM NESCAU, CUBRA BEM TODOS OS GRÃOS.
AÇUCAR A GOSTO, TBM CUBRA TODA A PIPOCA, SE COLOCAR POUCO AÇUCAR ELA FICA AMARGA.
E UMA PITADA DE CANELA EM PÓ.
FECHE A PANELA E FIQUE GIRANDO A MANIVELA DA TAMPA DA PENELA DE PIPOCA ATÉ TODOS OS GRÃOS ESTOURAREM. DEMORA UM POUCO.
APÓS TUDO ESTOURADO E UMA OBSERVAÇÃO: NO PROCESSO DE FRITAR OS GRÃOS, NÃO PARE DE GIRAR A PEQUENA MANIVELA DA TAMPA SENÃO QUEIMA O CHOCOLATE E AI FICARÁ UMA PORCARIA.
APÓS ISSO DESPEJE EM UMA BACIA E MEXA COM UMA COLHER PARA QUE SE POR ACASO TIVER PIPOCA ESTOURADA SEM O CHOCOLATE, COMO ELAS ESTÃO ÚMIDAS VC MISTURA TUDO E TODOS OS GRÃOS FICARÃO COM O CHOCOLATE. DEIXE ESFRIAR BEM E GUARDE NUM RECIPIENTE PARA NÃO MURCHAR. COMA AOS POUCOS.
DEPOIS ME FALEM O QUE VCS ACHARAM, OK?
Olá!
Testei uma adaptação da pipoca de microondas para a doce, ficou igual a da panela só que bem crocante e menos grudenta.
Usei 6 c.sopa de milho, 6 de água, 3 de açúcar demerara, que substitui bem o açúcar cristal e umas gotas de corante; em um pirex fundo tampei com a tampa para microondas e coloquei 6 min na potencia alta até parar de estourar. Ficou incrível e fácil de fazer!
Legal.
Vamos tentar, adoro pipocas.
Abraços.
Grato
Fiz e ficou perfeita! mas tenho que comprar uma pipoqueira mesmo, pq se a panela for de fundo fino, queima e tem que fica mexendo até a água secar.. mas vale a pena!!!! Obrigado Tati, tudo o que reproduzo daqui, fica perfeito!!
Humm quero experimentar e tomara q eu acerte! rsss
Bjs
Mel
eu fiz e ficou ótima mas eu faço com a pipoca ja estourada e fica mais crocante, é so por a pipoca estourada e açucar em uma panela e mexer ate derreter o açucar.
quanto a pipoca de chocolate faço uma calda 3 colheres de leite, 3 de açucar, 3 de margarina e 3 de nescau, (ou 4,5 depende do tanto de pipoca) ferve bastante ate engrossar e coloca em cima da pipoca ja estourada, fica sequinha, perfeita!
hummm adorei mt bom ja comia uma mao cheia humm bjs bs
Incrivel!!!
eu fiz e ficou show! sem corante e sem leite de coco
Minha filha ama pipoca doce, mas nunca conseguimos fazer sem queimar tudo(usamos aquela receita de chocolate), agora vou experimentar essa, estou na torcida para que funcione por aqui.
Beijos
Adoro esta pipoca. Quando criança minha mãe colocava groselha pra ficar vermelhinha.
bjk
PIPOCA GOURMET
INGREDIENTES
1 xícara de café de milho para pipoca
4 colheres de sopa de castanha de caju
1 colher de sopa de gergelim preto
1 colher de sopa de gergelim branco
1 colher de café de manteiga
1 colher de chá de curry em pó
1 colher de chá de flor de sal
MODO DE PREPARO
Prepare as castanhas com gergelim em vasilha pequena própria para micro-ondas e leve as castanhas com o gergelim, manteiga e o sal por 20 segundos na potência alta.
Retire-o do micro-ondas, misture bem e reserve para adicionar às pipocas prontas.
Numa vasilha de vidro temperado, coloque a manteiga, o curry e o sal.
Leve ao micro-ondas por 30 segundos, somente para que a manteiga derreta e se misture bem com os outros ingredientes.
Adicione na vasilha o milho e cubra com plástico filme de forma que fique bem seguro o fechamento e leve ao micro-ondas na potência alta de 4 a 5 minutos, ou até que o intervalo entre os estouros seja maior que 2 segundos – assim evitamos que a pipoca queime.
No momento de retirar do micro-ondas, tome bastante cuidado, pois a vasilha fica muito quente.
Retire o plástico filme e então junte as castanhas com gergelim.
Quanta recordaçao de infancia vendo essa pipoca……. Na escola tecnica do ES tinha um pipoqueiro historico que fazia a melhor pipoca do mundo,mas era salgada e COM BACON, uma perdiçao. Ja a pipoca doce, me lembra a infancia no parque moscoso…… Os sabores que nos transportam para a infancia sao os melhores sem duvida nenhuma!!!!
Adoro teu blog!
Nossa eu jurava que essa pipoca era feita com groselha.!!! Kkkk mas é muito boa
Você adivinhou meus pensamentos mulher! Comprei há pouco tempo uma panela pipoqueira linda da tramontina por sua causa! Vi aquela receitinha de pipoca com bacon e tive que comprar uma pipoqueira para testar. Aí hoje estava pensnado em como fazer pipoca doce, dessas rosinhas e resolvi entrar no panelaterapia e ver se achava algo…e tcharam! A primeira coisa que vejo é a foto das benditas pipocas! Super amei! 🙂 🙂
Ah…ontem a noite fiz o pão de queijo de sanduicheira! AMEI! Já vou fazer amanhã de novo!
Oi Christianne,
Você recomenda essa pipoqueira? Quero comprar, mas vi muitas reclamações no Reclame Aqui.
Obrigada.
Tati meu filho faz uma pipoca digna de pipoqueiro de rua kkkk eu nem tento amis nunca acerto mas ele faz como vc ,mas coloca também essencia de frutas ,cada cor é um a sabor diferente e fica muito saborosa .e vicia mesmo kkk o tio da pipoca aqui de perto casa qu ensinou meu filho á fazer ..vc se lembra da casa da pipoca do playcenter ( antigo parque que eu amava ),então lá tinha desta pipoca saborizada sabe que ele faz igualzinho …. boa demais depois te mando a receita bjus querida a sua esta perfeita
Queria uma receita de pipoqueiro, mas com chocolate. Nunca consegui fazer uma sequinha e gostosa sem queimar! Vocês tem?!
^^
Aline, eu também já tentei e não deu certo, é que o chocolate, seja em barra ou em pó, não suporta altas temperaturas, ele amarga. Vou testar uma receita que é com pipoca já estourada e forno. Se der certo eu posto.
Bjs
Obaaa!!! Valeeeu!! ;)))
http://www.icouldkillfordessert.com.br/videos-mais-doces/1a-temporada-ickfd/video-da-receita-de-pipoca-doce-moderna-e-batida-anonima-1a-temporada/
Melhor receita de pipoca doce que eu já vi
Aline minha receita dá certo !
8 colheres( sempre de sopa) de óleo
5 colheres de milho
4 de açúcar
1 de Nescau. Misture tudo antes de levar ao fogo.. Bem baixinho se não queima o açúcar antes do milho ! Tem que ser na pipoqueira! Comprei uma pra isso abraço !
Receita maravilhosa!!!
Gostei muito…