De origem italiana o Crustoli (Grostoli ou Crostoli) é uma massa tipo de pão, frita e passado no açúcar e canela, mas no Brasil também é conhecida como cueca virada. Essa receita tem algumas versões, e todas que comi até hoje foram bem gostosas!
Cueca virada é Crustoli?
Pra mim ambas receitas são muito mais parecidas do que diferentes mas só digo isso porque olhando mais de perto, a textura é sempre crocante por fora e são frequentemente polvilhados com açúcar de confeiteiro.
Cueca Virada
- A massa da cueca virada é feita com farinha de trigo, açúcar, ovos, manteiga (mas pode ser gordura) e fermento em pó.
- A massa é esticada, cortada em tiras e só então dobrada e ser frita.
- A cueca virada é uma sobremesa comum em festas e celebrações no Brasil e é conhecida por diversos nomes, como “roscas de polvilho” ou “orelhas de gato”.
Crustoli
- A massa do crustoli também é frita, mas os ingredientes mudam, além da farinha de trigo, açúcar e ovos ela tem vinho (ou outro líquido alcoólico)
- A massa do crustoli é cortada em diferentes formas como tiras, losangos ou nós só em seguida é frita.
- Crustoli é frequentemente polvilhado com açúcar de confeiteiro ou então mergulhado no mel.
Na minha humilde opinião são praticamente o mesmo doce, apesar da origem croata de um e brasileira do outro, mas ambos tem a mesma sequencia de preparo e suas variações são mínimas.
Minha Receita de Cueca Virada
Para mim o grande trunfo da cueca virada está em sua simplicidade. Afinal a receita requer apenas alguns ingredientes comuns e que se encontra em toda casa, como farinha de trigo, açúcar, ovos e óleo para fritar.
A massa é amassada e depois esticada, cortada em tiras e dobrada de uma maneira que lembra a forma de uma cueca dobrada no varal (eu não consigo ver isso, mas há quem enxergue), é tão fácil de fazer que esta primeira etapa pode ser feito inclusive com crianças.
Ingredientes
2 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga (mas pode usar margarina)
1/2 xícara (chá) de leite
6 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de cachaça
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
Óleo para fritar
Açúcar e canela em pó para polvilhar ou mel para acompanhar
Modo de Fazer
Em uma tigela, misture os ovos, a margarina, o leite, o açúcar, o fermento, o sal e a cachaça. Acrescente a farinha de trigo, aos poucos, mexendo inicialmente com uma colher e depois com as mãos até que forma uma massa homogênea, macia e que solte das mãos.
Divida a massa em duas partes e abra com ajuda de um rolo em uma superfície enfarinhada até ficar fina (aproximadamente 0,5cm). Corte em retângulos médios (5X10cm, aproximadamente).
Faça um cortinho no meio de cada retângulo e dobre a massa passando por dentro. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar levemente. Retire, escorra em papel toalha e passe por açúcar e canela ou então sirva acompanhado de mel.
Se quiser aprender em detalhes veja este vídeo com todos os detalhes que fiz para você:
Adorei a receita!
descuylpa sou s analfaneta ,,,,, asdorei a receuta , fiz pra mim neta , ela disse que o nome e estranho
jeraldina,75 anos , viuva , estado de sao paolo
Não conhecia a receita , tem um aspeto delicioso.
Boa semana
Estava com saudades das suas receitas,hoje você nos brinda com essa receita deliciosa,cueca virada.Obrigada.