in , ,

Cueca Virada ou Crustoli

cueca virada

De origem italiana a Cueca Virada ou Crustoli (Grostoli ou Crostoli) é uma massa tipo de pão, frita e passado no açúcar e canela, bem parecido com o Bolinho de Chuva. Essa receita tem algumas versões, e todas que comi até hoje foram bem gostosas!

Cueca virada é Crustoli?

Pra mim que venho de família italiana e comi muito crustoli, acho as duas receitas mais parecidas do que diferentes, reparem:

Cueca Virada

  • A massa da cueca virada é uma receita simples feita com farinha de trigo, açúcar, ovos, manteiga (mas pode ser gordura) e fermento em pó.
  • A massa é esticada e cortada em tiras e então dobrada e frita.
  • A cueca virada é uma sobremesa comum em festas e celebrações no Brasil e é conhecida por diversos nomes, como “roscas de polvilho” ou “orelhas de gato”.

Crustoli

  • A massa do crustoli também é frita, mas os ingredientes mudam, além da farinha de trigo, açúcar e ovos ela tem vinho (ou outro líquido alcoólico)
  • A massa do crustoli é cortada em diferentes formas como tiras, losangos ou nós só em seguida é frita.
  • Crustoli é sempre polvilhado com açúcar de confeiteiro ou então mergulhado no mel.

Na minha humilde opinião são praticamente o mesmo doce, apesar da origem croata de um e brasileira do outro, mas ambos tem a mesma sequencia de preparo e suas variações são mínimas.

Minha Receita de Cueca Virada

Para mim o grande trunfo da cueca virada está em sua simplicidade. Afinal a receita requer apenas alguns ingredientes comuns e que se encontra em toda casa, como farinha de trigo, açúcar, ovos e óleo para fritar.

A massa é amassada e depois esticada ,cortada em tiras e dobrada de uma maneira que lembra a forma de uma cueca dobrada no varal (eu não consigo ver isso, mas há quem enxergue), é tão fácil de fazer que esta primeira etapa pode ser feito inclusive com crianças.

Ingredientes
2 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga (mas pode usar margarina)
1/2 xícara (chá) de leite
6 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de cachaça
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
Óleo para fritar
Açúcar e canela em pó para polvilhar ou mel para acompanhar

Parece difícil de fazer, mas é muito fácil

Modo de Fazer

Em uma tigela, misture os ovos, a margarina, o leite, o açúcar, o fermento, o sal e a cachaça. Acrescente a farinha de trigo, aos poucos, mexendo inicialmente com uma colher e depois com as mãos até que forma uma massa homogênea, macia e que solte das mãos.

Divida a massa em duas partes e abra com ajuda de um rolo em uma superfície enfarinhada até ficar fina (aproximadamente 0,5cm). Corte em retângulos médios (5X10cm, aproximadamente).

Faça um cortinho no meio de cada retângulo e dobre a massa passando por dentro. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar levemente. Retire, escorra em papel toalha e passe por açúcar e canela ou então sirva acompanhado de mel.

Se quiser aprender em detalhes veja este vídeo com todos os detalhes que fiz para você:

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

4 Comments

Torta de Frango

Torta de Frango com Requeijão

Molho Teriyaki

Molho Teriyaki