in , ,

Folhado de Calabresa e Queijo

Eu sempre tenho um rolo de massa folhada no freezer. Acho uma das coisas mais práticas que já inventaram! Sem contar que tudo que a gente faz com massa folhada fica lindo, com cara daquelas receitas que deram um super trabalho para fazer sabe?
Fiz uma pesquisa no Instagram e vi que mais de 80% das pessoas não tem hábito de comprar a massa folhada porque não sabe usar. Eu vou te ajudar nessa tarefa.

Muita gente diz que não encontra a massa folhada para vender nos supermercados. Talvez vc tenha passado por ela e não tenha visto. Normalmente fica naqueles balcões de produtos congelados, já que ela vem congelada.

Este texto não é patrocinado mas vou citar a marca que uso porque ela me atende muito bem, é a Arosa. Na embalagem vem escrito Massa Folhada Congelada e atente-se a comprar a “laminada” que é a prontinha para usar. Ela vem em formato de rolo, igual massa de pastel. Veja abaixo:

Apresentações feitas vamos à receita. Para o recheio eu coloquei no processador:
1 gomo de cabresa;
1 tomate sem semente;
1/4 de cebola pequena;
1 colher (sopa) de cheiro verde.
Processa tudo e está pronto.

Para fazer os folhado é só cortar quadrados de massa, colocar um pedaço de queijo (usei muçarela), um pouco do recheio e fechar unindo as 4 pontas do quadrado no centro e depois as laterais. A massa tem uma textura muito boa, nem usei água ou ovo para fechar, só precisei apertar com a ponta dos dedos.

Ela fica bem dourada no forno, sem a necessidade de pincelar gema.
Forno preaquecido em 200ºC por aproximadamente 15 minutinhos ou até dourar. Viu que moleza?

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

37 Comments

  1. Amei a receita! só tenho uma duvida, ao descongelar a quantidade do pacote, tenho que usar tudo no mesmo dia, ou posso usar uma quantidade, e depois congelar o que restou para um outro dia?

    • eu faço assim, tiro do congelador e vou testando, assim que consigo desenrolar a massa já corto o pedaço que vou usar e volto o resto pro congelador. Normalmente ainda semi congelado. Funciona bem dessa forma.

  2. Tati, estive passeando na livraria Martins Fontes e encontrei três livros de receitas da sua coleção. Acredito que não sejam apenas esses três, pois você tem mãos de fada para culinária. Há algum outro com receitas diferentes das que eu encontrei nesses livros? Sem dúvidas a internet é bem prática para acessar suas dicas e receitas, porém, amo folhear a tê-las em livros.
    Bjo

  3. a massa vem congelada? precisa descongelar? ou é só abrir e usar? como vc comentou que esta no setor de congelados fiquei com essa duvida.

  4. Ótima dica. Dá para variar bastante coisa. E tem uma loja da Arosa perto onde eu moro. Vou experimentar.

    • Eu já fiz, mas confesso que não ficou tão boa como essa pronta. Tem todo um processo de fazer as dobras com manteiga que é meio chatinho por isso sempre compro pronta.

  5. Oi Tati! Bom dia, Tati, posso fazer e congelar sem assar? Ou é melhor congelar já assado?
    Muito obrigada!

    Ps: amo suas receitas!

    • A massa folhada já vem congelada por isso não é indicado recongelar, mesmo porque ela é uma massa a base de manteiga e o ideal é fazer e servir porque ela perde a crocância depois. bjs

  6. Amei a receita! Sigo a panelaterapia há muito tempo e só tenho a agradecer, pois me ajuda muito a criar novos pratos com praticidade.
    Na sua opinião qual marca é melhor: Britânia ou Mondial?
    Bjo

    • Olha eu não conheço a Mondial, mas tenho parceria com a Britânia por isso recebo a maioria dos produtos. Ambas são marcas populares e acessíveis por isso acho que se equiparam em preço e qualidade, mas não conheço a Mondial. Britânia acho uma ótima relação custo X benefício.
      Bjs

  7. Nunca experimentei a massa folhada por não saber como usar. Sua ótima explicação me incentivou.Vou fazer. Obrigada.

Dicas de Gramado

Ideias para reutilizar materiais da cozinha e transformar em Luminárias