Essa maionese caseira é muito saborosa e leve. Você pode fazer a tradicional sem o cheiro verde, mas eu curto a versão verdinha. Quando fazemos churrasco essa versão sempre acompanha a carne de porco, combina super bem! No sandubão também é sucesso! Você faz em 5 minutos e ela dura até 10 dias na geladeira:
Ingredientes:
1/2 xícara de leite
1 dente de alho (usei 1/2 colher de sopa de alho triturado industrializado)
1/2 colher (sopa) de mostarda
1/3 xícara (chá) salsinha e cebolinha
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (café) rasa de sal
Colocar tudo no copo do liquidificador (ou num bowl e usar o mixer). Conforme for batendo, derramar um fio de óleo através da tampinha menor do liquidificador. É importante que o fio de óleo seja constante. A mistura vai começar a engrossar, bata até a consistência desejada, eu usei menos de 1 xícara de óleo, mas isso pode variar um pouco para mais ou menos.
* P.S – A querida Natália Cesco que está sempre por aqui me enviou uma outra versão que vai um pão francês, mas ainda não testei, imagino que na versão dela use menos óleo, vou testar e conto depois.
Acabei de fazer. Uma delícia Fiz uma torradas tbm. O problema é que não dá vontade de parar de comer Vou fazer a de pão outro dia. Obrigada pela receita!
Nossa eu já faço eu acrescento um pouco de oŕegamo mas acho que sempre falta alguma coisa
Fiz a maionese e amei, como gostamos de alho, na próxima vez vou adicionar um pouco mais!!
Fiz, focou uma delícia.
Fiz esse molho para acompanhar a ” SALADA” de mandioca ficou delícia. Aí como adoro experimentar retirei um pouco e bati com manjericao fresco, tudo de bom
Obrigada! Não coloquei a mostarda nem o alho e mesmo assim ficou uma delícia !
Uso 1/4 de cebola no lugar do alho e fica maravilhosa, para quem nao gosta do sabor do alho como no caso do meu maridoė uma boa opçao.
Tambem uso no lugar do ovo para empanar… nesse caso uso alho e cebola e tempero comnpleto… fica show!
Posso trocar o óleo por azeite?
Pode sim, mas azeite tem gosto de azeite, entao vai ficar com esse gosto 😛
Oi Tati, a mostarda que vc cita na receita é o molho de mostarda ou ela em pó?
Molho
Eu não gosto de mostarda..
Obrigado colocar? Fica muito diferente maionese sem mostarda
Pode fazer sem ela
Super ameeei essa receita..
Só qe substitui o alho por molho de alho e o sal por um sachê de sazon, ficou maravilhoso!!! Nunca mais faço maionese com ovo!!!
Olá Tatiana,
Qual é a validade desta delícia de maionese?
Gostaria que você fizesse algumas receitas sem glúten. Fica a sugestão.
Parabéns pelas receitas
Como eu faço pouca quantidade de cada vez nunca testei por períodos longos, mas uns 10 dias dura bem na geladeira em um recipiente tampado.
Eu coloco um papel toalha antes de tampar com um buraquinho no meio e tampo.super funciona.
Tatiiii, amo de paixão suas receitas, cada vez q preciso de uma procuro: receita tal…panelaterapia se tem no panela faço sem medo 🙂 só queria saber se nessa maionese existe algum truque pra não espirrar tanto. Bjo!
Regina, eu faço no copo do mixer que é alto aí nao espirra tanto, também coloco um paninho na borda, mas infelizmente por ela começar com ingredientes líquidos espirra mesmo.
E possivel fazer sem mostarda acho que fica bom!!!
pode fazer sim.
Oi pode ser o fio de óleo, se não for constante e “fino” não dá liga. Verifique o furinho na tampa do óleo Abraços
Tati,
desde que achei essa sua receita comecei a fazer dessa deliciosa maionese sem parar, mas de uns tempos pra cá toda vez ela fica aguada e não dá ponto nem por reza! 🙁
O que pode estar acontecendo?
Desde já, obrigada! 🙂
Difícil para mim te ajudar estando longe, mas tente fazer com o leite integral e bem gelado que dá ponto mais fácil.
O meu também…nao sei…o leite fica como se tivesse coalhado…Por que será?
Oi Tati. Adoro suas dicas e receitas. Fiz a maionese porque precisava de um molhinho pra acompanhar com umas almôndegas assadas que fiz. Aproveitei e complementei com os ingredientes necessários para fazer um molho rosé. Nossa, ficou deliciosa! Acho que tão cedo não compro maionese do mercado. Beijos!
Vou testar também.Obrigada.
Tati, o sabor da maionese é incrível. Só não coloquei o cheiro verde porque não tinha. Ainda utilizei a maionese pra fazer um molho rosé pra acompanhar umas almôndegas assadas que fiz. Acho que tão cedo não compro maionese industrializada. Falando em almôndegas, vc já fez elas assadas? Eu peguei essa receita em caixinha de aveia em flocos. Gostei muito, mas acho que faltou alguma coisa pra deixá-la mais saborosa. Se quiser, vou enviar a receita pra vc. Beijos!
Ótima,maravilhosa, muito boa!!!! Achei que não ia da liga mais não é que deu! Obrigado!
Eu faço esta receita com uma caixinha de creme de leite, fica mais cremoso e vai menos óleo.
Adorei a receita de maionese de leite, fica maravilhosa
QUERIA SABER SE PODE FAZER SEM A MOSTARDA??
Pode
Oi Tati!
Quando aqui em casa a gente faz um salmão na churrasqueira (simples, só no sal e pimenta do reino), eu substituo o óleo por azeite de oliva. Uso para colocar no salmão, quando já no prato, tipoa a gosto mesmo. Isso, com um arroz branquinho e soltinho com uma bela salada verde com tomatinhos-uva fica uma delícia! Vai super bem nesse calor!
Gente!!!!!
precisava achar uma receita bacana de maionese que ficasse pronta rapidinho, e achei essa e resolvi testar…
MARAVILHOSA
rápida, fácil e muito gostosa!
Farei sempre essa.
vc usou os ingredientes em temperatura ambiente? pq já fiz essa receita uma vez com o leite e o oleo gelados e ficou bom mas fiz com o oleo em temperatra ambiente e nao engrossou por nada
Só faço com óleo em temperatura ambiente.
Bjs
Gente, uma delicia, adorei e aqui em casa meu marido adorou 🙂
gostaria de saber se o tipo de leite integral ou desnatado faz diferença na hora de fazer a maionese.
Muda um pouco a consistência mas não é nada muito significativo. Uso sempre o semidesnatado e dá certo.
Bjs
simplesmente maravilhosa esta receita ,já virou a receita obrigatória aqui de casa, só dá essa maionese, é no lanche, na salada, no churrasco …divina !!!!!
Acabei de fazer ficou simplesmente perfeita só que não tinha limão então usei vinagre !! Estou em uma relação de paixão com essa página !!
Êêêêê!!!! o/o/o/o/
Me esqueci do limão, mas adicionei meio tomate sem o miolo. Ficou imperdível!
Sera que substituir o leite por creme de leite??
Não sei dizer, nunca testei.
Simplesmente amei…coloquei o pão,e duas colheres de azeite, fica pronto mais rápido e mais firme.
A maionese tinha acabado, preguiça de ir ao supermercado num domingão… pesquisando, achei sua receita simpática, fiz e ficou maravilhosa…. com mostarda e limão, ficou perfeita!
Que massa, Tati, deu certo! Acabei de fazer, morrendo de medo, mas ficou uma delícia!! Obrigada
Tati! Fiz a receita usando o mixer, no início achei que não ia dar certo, mas ficou ótima! Substituí o cheiro verde por manjericão, uma delícia!
Um beijo
Monica Flores
Olá, acabei de fazer a maionese e ela ficou uma delícia! ótima receita.
Faz tempo que procuro uma receita de maionese caseira que desse certo, porque as que eu tentava fazer sempre davam errado, e minha mãe já estava até com trauma das minhas tentativas de fazer uma bela maionese, mas essa ficou maravilhosa!!!!
Só tenho uma dica, usei 1 dente pequeno de alho e achei que ficou forte, acredto que 1/2 dente já é o suficiente.
Obrigada pela receita Tati!
Beijos
Vi essa receita ontem, testei, e precisei voltar aqui! Já fiz com a certeza que não daria certo, afinal as receitas de maionese caseira que eu fazia sempre davam errado, mas essa deu super certo! Eu carreguei um pouquinho no alho, mas tirando isso ficou perfeita!
perua – já fiz com semidesnatado e deu certo… acho que dá sim, só fica um pouco menos encorpada.
Será que dá pra fazer com leite desnatado ou só funciona com leite inegral??!
Gnt, o segredo para a maionese virar creme e não desandar (como já deve ter acontecido com muitas de vocês tb)é o limão ou vinagre. Eu tb achei q era o leite hiper gelado, mas não, se ele tiver na geladeira mesmo é o "azedinho" q vai dar conta do recado final. bjks
eu fiz sem limão e sem vinagre e ficou um creme bem consistente, delicioso e não usei nem metade do óleo da receita. Coloquei nas batatas cozidas e picadas e ficou uma delícia com churrasco. Utilizei mostarda escura e não utilizei o cheiro verde porque no momento eu não tinha. Não sei se foi sorte dar o ponto logom de primeira, mas ficou muuuito bom!
Oi Tati! Pra reduzir o óleo, eu cozinho o leite (uso o de soja culinário) com uma colher de sopa de amido de milho. Deixo esse creme esfriar e bato normalmente, fica muito leve! Beijos!
Oie Tati!
Tudo bom?!!
Fiz essa receita! Achei q nao ia virar creme! Mas…. virou!!! =DDD
Ai misturei depois com batata cozinha picadinha e cenoura ralada!
Ficou uma delicia!!! =DDD
Parabéns pelo blog!
acabei de fazer. enquanto fazia eu pensava "nem a pau que isso vai virar creme" mas virou!!! e bem gostoso. e olha que eu detesto maionese e mostarda! fiz com azeite de oliva e misturei com batata e queijo feta e nhac com um franguinho grelhado. obrigada pela receita.
Fiz a receita e ADOREI, fica realmente uma delícia!! Obrigada pela receita!!
Natália – dá sim!
Tati, dá pra substituir o limão pelo vinagre? Sabe, para aqueles dias q vc não tem limão na geladeira e não quer sair pra comprar kkkkkk. Abraço!
Tati… você entrou em meus pensamentos!! Hoje acordei disposta a pesquisar uma receita de maionese sem ovos… e olha só, nem tive que acessar o google!!
Bjinhos
deu agua na boca
bjos
respireecase.blogspot.com.br
Simplesmente perfeita…
Prática também, não é?
abraço.
Nossa Tati que delícia!!!
Hummmm.. vou testar sim porque amo maionese.
Uma semaninha linda pra você..
Beijoka
Sheila
Humm que delícia, acho que fica bem com manjericão, vou estar! Tem sorteio do Manual de Casa no blog, dá uma passadinha. http://www.roarchela.com/2012/06/voce-quer-ganhar-um-manual-de-casa.html
hummm! que delícia!
Eu sempre faço a versão branquinha, mas vou tentar essa verdinha
adorei a idéia.
Já fiz essa receita usando leite em pó: 2 colheres de sopa de leite em pó e 1/2 xícara de água, fica até mais consistente. Já usei também azeite de oliva e ficou bom, só que diminui os outros temperos e não usei mostarda. As vezes coloco uma pitadinha de gengibre ralado ou pedacinhos de pimenta vermelha, quando quero mais picante. De qualquer jeito fica bom, e dura até 10 dias na geladeira, mas geralmente como tudo antes.
Carla Luiza Manteuffel – Joinville/SC
Oiiii… Nossa entro todo dia aqui no Panelaterapia para me inspirar para o almoço/lanche/janta do dia…
Seu Blog é DEMAIS… traz pra mim de volta aquele desejo de cozinhar sabe?? Por que adoro cozinhar (quando convém né pq quando a gente faz pela mera obrigação perde um pouco o gosto eu acho)… Mas seu blog trouxe pra mim isso. Tá de parabéns.
Essa maionese de leite eu já faço há algum tempo para o pessoal de casa… Sempre usamos quando tem churrasco, noite do sanduba e até na salada de alface (fica otimo na salada hein minha gente).
Eu faço um pouquinho diferente, não coloco mostarda, mas acrescento alho poró e 1 sachê daquele sazon para salada sabe?? Fica uma deeeelicia.
Fica como dica pro pessoal usar o leite sempre beeeem gelado, eu coloco a caixinha no freezer por 15min a 30min antes de fazer.
E também, pra num ficar aquele gosto muito forte do alho nem aquele cheirinho que fica na boca por conta do alho tb, é só tirar a "alma" do alho (rsrs aquele miolinho que tem no alho), basta cortar o alho no sentido do comprimento e puxar com a faca mesmo. Mantém o sabor mas diminui o ardidinho que dá no final e aquele cheirinho rsrs…
Continuarei por aqui me inspirando… Parabéns pelo trabalho.
Beijo
Tem um método bem legal pra descascar.. vc corta o lado de baixo do dente de alho , e sobre uma tábua de carne, o amassa com a faca de cozinha deitada (tipo esmagando)… a casca sai toda e o alho já fica parcialmente amassado… daí até dispensa o pilão, basta terminar de picá-lo =)
Não sei se já sabia da dica, mas aqui fica!
Tenho uma dica melhor sobre o alho!
deiche de molho numa vasilha com água por alguns minutinho que a casca sai rapidinho.
Adorei, afinal pagamos tão caro naquela maionese de leite.Só conheço uma marca e ela custa quase o dobro da normal.Temperada deve ficar deliciosa.Beijos.
Dandha, tem épocas que tenho preguiça de alho, então uso esse mesmo, mas com certeza o alho fresco é muito mais saboroso.
Abs
Tati.. eu compro uma grande quantidade de alho, descasco e trituro tudo… armazeno em vidros regados a bastante azeite ou oleo. Dura meses na geladeira.. É muito prático, pois sempre tenho alho picado e fresco prontinho. Vale a pena fazer.
Olá!
Tati, como leitora assídua de seu blog, faço uma colocação: São interessantes os temperos diferentes que usa, os utensílios de cozinha, assim como as receitas que sempre ensinam dicas bacanas.
Porém, não gosto muito do ingrediente alho picado industrializado, acho que fica mais saboroso o alho fresco moído no pilão de pedra.. Porque é como você fala sobre a pimenta do reino… a que vem moída é pode ser comparada à pólvora, é intolerável hehe. Novamente, parabéns pelo Blog! Abraços
oi Tati…
esse molho nos fazemos todo santo churrasco aqui em casa (ou seja… todo final de semana) rsrsrsrs
é uma maravilha dos deuses…
só uma dica… experimente cortar o pão francês ao meio, passar essa delicia, colocar no espeto e dar uma "sapecada" até o pão ficar moreninho…
tu não imagina o sabor que isso fica… parece que fica muuuuuuito melhor…
aqui o nosso pão de alho só faz sucesso…
pão de alho comprado no mercado????
JAMAIS…
hehehehehe
bjus querida…
Fee
Eu gosto muito de usar esta receita:
http://clima65.blogspot.com/2008/07/salada-de-batatas-com-maionese-sem-ovos.html
Ela só leva 4 colheres de sopa de óleo e é sem ovos. Uma boa opção para o verão. Imagino que dê para adaptar e fazer uma versão verdinha como a sua.
Bjs 🙂
Priscila – adooooro as histórias das receitas que dão certo!!!!!
Bjs
gostei vou testar
Tatiana, oque dizer pra vc… Acabei de sair da mesa e vou te contar que essa receita é maravilhosa, minha irmã não queria que eu fizesse pois disse que tinha maionese prontinha na geladeira!!!! Mas assim que ela serviu no prato, acompanhando uma linguiça fininha de Bragança não sobrou quase nada… Bom, vou te contar que ela comeu com arroz puro!!! Então aqui em casa foi sucesso absoluto, muito obrigada por sempre partilhar receitas ótimas conosco, um beijinho e ótimo domingo!!! Priscila
Bruna – pode mas eu acho que fica ruim, interfere demais.
Oi Bruna e Tati, pode-se trocar o óleo pelo azeite, fica uma delícia, sempre faço assim, mas não uso o limão!!! Fica delicioso.
Se eu colocar azeite fica com a mesma testura e da validade na geladeira tb e de 10 dias?
sim. Mesma textura e validade
Oi, posso substituir o óleo por azeite de oliva?