in , , , ,

Molho de Tomates Caseiro

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Aqui em casa macarronada é quase sempre  ao sugo, que é o molho só de tomates. Eu acho muito fácil de fazer embora eu tenha uma certa preguicinha de fazer. Sempre faço com tomates italianos, esses mais alongados (da foto abaixo). Para fazer uma quantidade de molho para 4 pessoas coloco copo de liquidificador:

INGREDIENTES:

10 a 15 tomates cortados ao meio sem semente;
1 cebola pequena;
3 dentes de alho grandes;
1 punhado de folhas de manjericão fresco;
1 colher (chá) de orégano seco;
1 colher (sopa) de açúcar;
1 colher rasa (chá) de sal.

Bata tudo no liquidificador e despeje em uma panela. Ficará parecendo um suco concentrado de goiaba. Leve ao fogo e deixe ferver (em fogo médio), até que toda a espuma da superfície desapareça e o molho engrosse.

Ele vai gradualmente reduzindo e ficando mais vermelho. No final você pode corrigir o sal e acrescentar pimenta do reino moída na hora (opcional). Agora é só cozinhar uma massa boa, e ralar um bom parmesão.

Essa quantidade de ingredientes da para fazer molho suficiente para 300g a 500g de massa dependendo do tamanho dos tomates.
Esse molho pode ser congelado por até 3 meses.

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

43 Comments

  1. Olá. Adorei o seu blog. Ando muito desanimada pra cozinhar e sem ideias. Mas acho que agora vou me inspirar. Obrigada. Uma pergunta…As folhas do mangericao pode congelar?

  2. Boa tarde Tati!! Vc indica algum molho industrializado pq depois dessa polêmica na Internet sobre os molhos de tomate tô com receio de comprar. Tem algum mais naturaL pra vender em mercados ?

  3. Tati, vc não existe, ultimamente andava com uma Preguiça de cozinhar, mas, graças ao vc, Retomei o Prazer de Cozinhar, Voltei a ser Cozinheiro ( Apesar de ser Médico ), Brigaduuuuuuuuuuu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Eu fiz com tomates comuns e deu super certo também… Ficou delícia.
    Parabéns Tati pelo maravilhoso blog. Bjosss

  5. Fiz passo a passo e ficou divino!
    Segui a sugestão como acompanhamento pela sua receita dos rolinhos de lasanha. A combinação ficou maravilhosa.

    Só tive um porém, cortar essa qtde de tomates, retirar o talinho verde e as sementes foi um tanto trabalhoso.. somado à outra receita fiquei exausta rs.. apesar de ter recebido muitos elogios e valido a pena a dedicação,hoje repito a receita substituindo os tomates por passata de tomates pronta. Tempero desta maneira proporcionalmente à qtde e fica tão bom quanto

  6. afe, a boca encheu d'água…ehehehehe
    Tenho loucura por este molho, faz séculos que não preparo…ehehehe
    Acho que neste findi vou fazer um macarrãozinho…ehehe
    Beijo grande!

  7. Oie!
    Visitei teu blog ontem de noite pela primeira vez e passei horas salivando de tanta gostosura.
    Voltei hoje pra dizer que amei e que volto sempre! Adoro cozinhar e vou testar várias receitas daqui.
    Beijo e parabéns pelo blog! 😉

  8. Olá Tatiana,
    É a primeira vez que visito seu blog, conheci por meio do Blog Meu Emagrecimento.
    Como voce, tenho paixão por cozinhar e me identifiquei de cara. Parabéns pelo blog e pelas receitas.ADORO
    Bj
    Isabella

  9. Uma delicia molho caseiro né Tati! Aqui em BSB é dificil achar os tomates italianos bonitos e quando acho sao caríssimos! Na falta do molho "fresco" mando ver uma lata de tomates pelados mesmo..hehe..fazer o que né!!rs
    A…adorei o charme do coraçao..hehe
    bjao querida

  10. Também adoro molho al sugo! Sempre faço uma panelona e congelo em potes pra facilitar a vida e sempre ter molho caseiro à disposição.
    Adorei o coração desenhado na espuminha, ficou muito fofo!
    Bjinhos

  11. Em casa tb gostamos muito de molho ao sugo, é o preferido!! essa receita rende quanto mais ou menos?…beijos

Não é Lindo?

Coisas que eu amo…