in ,

Molho Teriyaki

Molho Teriyaki

O Teriyaki é aquele molho que parece um caramelo agridoce mas que dá pinta em vários pratos da culinária oriental. Eu adoro usá-lo sobre o salmão ou atum grelhado, mas, combina muito com frango também.

Afinal, o que é Molho Teriyaki?

O molho teriyaki é um molho japonês usado tradicionalmente como um molho para grelhados pois, sua base contém uma combinação de ingredientes como:

  1. Shoyu, o molho de soja que adiciona um sabor salgado e umidade ao molho.
  2. Mirin, um tipo de vinho de arroz doce que traz o sabor adocicado.
  3. Sakê, o conhecido vinho de arroz, que complementa o sabor.
  4. Açúcar que pode ser açúcar mascavo, açúcar branco ou apenas mel dependendo da preferência, para trazer a doçura característica do molho teriyaki.
  5. Alho e gengibre adicionam refrescância, aromas e sabores intensos à mistura.

Estes ingredientes são cozidos juntos para então criar um molho espesso e delicioso que é usado como cobertura para carnes grelhadas, peixes, frango ou vegetais, dando um “punch” para o prato.

O Nome Teriyaki

O termo “teriyaki” vem das palavras japonesas “teri” (brilho) e “yaki” (grelhado ou assado), é um molho muito importante na culinária japonesa mas ficou popular internacionalmente graças aos programas culinários e passou a ser utilizado em várias cozinhas ao redor do mundo.

A Minha receita de Molho Teriyaki

Já vou te lembrando que eu não tenho compromisso com a fidelidade da receita, então se prepara para a minha versão (que ficou divina). Vou passar a receita do molho neste post e então logo na sequencia eu posto a receita do peixe que ele acompanhou na ocasião e foi um sucesso!

molho teriyaki
é um molho coringa nas suas receitas

Ingredientes
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de vinagre branco
4 colheres (sopa) de saquê culinário
1/2 xíc. (chá) de shoyu (molho de soja)

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo até ferver, reduzir e engrossar, cuidado para não ferver demais e virar caramelo, lembre-se que ele engrossa muito ao esfriar. Se você não tiver o saquê, pode fazer sem ele que também fica bom.

Idéias para o seu Molho Teriyaki

Se você está procurando as melhores receitas para usar o seu molho teriyaki, vou deixar alguma para você experimentar, como o Macarrão com Shimeji, um Frango Agridoce, ou mesmo um Salmão Teriyaki, porém deixo para você o post que escrevi sobre Umami que vai te dar vários insights culinários.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 3 Média: 4.7]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

35 Comments

cueca virada

Cueca Virada ou Crustoli

Receita de pão de cebola

Receita de pão de cebola