in ,

Molho Teriyaki

O Teriyaki é aquele molho que parece um caramelo agridoce que dá pinta em vários pratos da culinária oriental. Eu adoro usá-lo sobre o salmão ou atum grelhado, mas, combina muito com frango também. Vou passar a receita do molho hoje e logo mais posto a receita do peixe que ele acompanhou na ocasião e foi um sucesso!

Ingredientes
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de vinagre branco
4 colheres (sopa) de saquê culinário
1/2 xíc. (chá) de shoyu (molho de soja)

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo até ferver, reduzir e engrossar, cuidado para não ferver demais e virar caramelo, lembre-se que ele engrossa muito ao esfriar. Se você não tiver o saquê, pode fazer sem ele que também fica bom.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 4]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

35 Comments

  1. Se o molho eh agridoce, na verdade o nomenclatura correta seria tare, teryaki eh um molho com base em carcaça de frango salgado.

    E sim, se não usarem saque recomendo vinho Branco seco.

  2. Olá!
    Fiz e adorei a receita apesar de ter achado, no início, um tanto estranha. O cheiro do vinagre muito forte e pouca quantidade, mas depois entendi que essa é uma receita individual já que se trata de um molho. Ah! Achei salgada tbm e adicionei 1 colher (sopa) bem cheia de mel silvestre (que é nais sutil) e ficou bem melhor. Obrigada, adorei!! 🙂

  3. Se passar do ponto, vira pedra, depois de frio!
    Usei shoyu light Hinomoto e já usei com sakura normal. Ambos ficaram bastante salgado.

    Ainda não acertei o sabor, mas vou insistir até acertar!

    • Eu não tenho marca fixa por isso não sei dizer qual eu usei no dia, mas pode ser questão de paladar. Ele é bem forte mesmo por isso é usado na finalização, jamais como molho abundante para algum prato, é só um detalhe.
      Bjs

  4. Oi Tati!! Você comentou da coleção da revista caras, Petites Casseroles. Eu comprei a Crepeira, e na primeira usada descascou o lado de fora, a grade do meu fogão é de ferro. Enfim, estragou, a pintura poderia ser mais resistente, né?? Uma pena. Agora fiz a assinatura e aguardo a coleção completa. Espero que não me decepcione com os restantes.
    Bjim

  5. Olá Tati.
    Olhei essa receita e achei ótima, fácil e bem saborosa rs
    Eu andei lendo os comentários e vi que pode se tirar o gengibre. TEm alguma outra coisa que posso colocar no lugar do saquê pra fazer hoje? pois o restante dos ingredientes eu tenho. rs
    Bjs

    • O saquê não é destilado, é fermentado de arroz, está na mesma categoria do vinho, então eu arriscaria dizer pra trocar por vinho branco seco 😉

  6. Fernanda eu não sei amiga, mas acho que pode usar o comum sim, na verdade não vi diferença, senão na embalagem já que o que eu uso é de plástico, parece um vinagre.

  7. Ah eu tava doida nessa panelinha, esperando ansiosa pela vez dela na revista! Mas passeando no mercado eu vi uma identica e arrematei por 9 reais! 🙂

    bjs

  8. cozinhavegetal – no Brasil Teriyaki e Tarê virou a mesma coisa. Já ouvi milhares de explicações sobre as diferenças, umas bem diferentes das outras, por isso preferi agir no senso comum e não entrar em questões teóricas.
    Bjs

  9. Amo este molhinho… Faço para comer com frango empanado… Fica booooommm!!!
    Mais eu fazia sempre no olhômetro,e as vezes saia muito doce… Com a sua receita, vou fazer direitinho,rsrsr!!!
    beijinhos!!

Conteúdo Exclusivo

Tapetes de Rolha