in , , ,

Palitinhos de Chocolate

Já aviso que não importa quantos palitinhos você faça, não vai sobrar nem cheiro, porque é MUITO bom!!! Inclusive essa massinha, que eu fui adaptando de outras receitas aqui do blog, é perfeita para fazer biscoitinhos de qualquer formato. Para quem não pode consumir açúcar, basta usar aquele adoçante em pó para uso culinário na mesma proporção do açúcar que dá certinho (já testei) e tb dá para usar chocolate diet.

Eu fiz uma receita pequena, que renderam cerca de 40 palitinhos de 6 centímetros de comprimento. Se quiser fazer palitos maiores ou quantidade maior pode dobrar a receita.

Para a massa misture:

  • 50g de manteiga sem sal gelada (1/4 de tablete). Tire da geladeira por 15 minutos antes de usar.
  • 120g de farinha (cerca de 1 xícara).
  • 2 colheres (sopa) cheias de amido de milho (Maizena).
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha.
  • 1/4 xícara de açúcar.
  • 1 pitada de sal.

Misture tudo com as mãos até virar uma farofa, mesmo que a manteiga esteja gelada o calor das mãos vai fazer com que ela derreta e se misture aos outros ingredientes. Se necessário vá acrescentando água até desgrudar das mãos (usei só 1 colher, mas se precisar coloque mais).


Massa pronta é hora de modelar. Para isso retire um pedaços da massa, faça cobrinhas e corte no tamanho desejado. É importante que os palitinhos sejam finos, da espessura de um lápis, porque no forno eles vão dar uma “engordadinha”.Coloque em uma assadeira (não precisa untar), usei papel manteiga, mas nem precisa.Dica: sempre que for assar biscoitinhos o ideal é uma assadeira rasa, para o calor circular melhor, se você não tiver, pode usar a assadeira com a boca para baixo e usar o fundo dela para assar, como eu fiz.

Leve ao forno preaquecido em 200º e preste MUITa atenção, a cada 3 minutinhos dê uma espiadinha, pode abrir o forno que não vai estragar nada, quando o fundo dos biscoitinhos estiverem dourados, retire do forno e deixe esfriar. O ponto de sair do forno é esse:

Depois de frio, banhe no chocolate e leve para gelar. Eu usei um chocolate hidrogenado que seca rápido, até fora da geladeira, mas se você tiver experiência em trabalhar com chocolate, faça com o tradicional ao leite ou meio amargo que fica mais gostoso.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

73 Comments

  1. Que delícia de biscoitos, Tati!! Obrigada por compartilhar! Eu provei puro assim que esfriou um pouco e me surpreendi! A segunda leva está no forno! Delícia demais!! Obrigada novamente! Tudo de melhor pra você! 🙂

  2. Seu site é realmente ótimo. Está de parabéns! E essa receita é show! Tive que fazer dias seguidos de tão rápido que se foram. Obrigada por compartilhar.

  3. Tati, vim aqui só para te parabenizar, suas receitas são excelentes! Todas q testei deram super certo!!!

  4. oi tati sou la da pagina sabores de lá e cá do face e do grupo energia e amigos…suas receitas sao maravilhosas.
    queria saber qual o rendimento desse palitinho..é uma delicia e vou adorar fazer
    beijo

  5. Tati quero fazer hoje mas não tenho chocolate em casa posso fazer também sem o chocolate ,vou fazer agora o bolo de iogurte obrigada.

  6. Oi Tati, fiz essa receita hoje mas coloquei chocolate só em uns 5 pra meu filho, ele me ajudou a fazer e postei até no instagram e te marquei! A receita é deliciosa, mas é muito pouco,rs. Acho que deu uns 35 +/- !!! Mas adorei mais essa receita! Farei mais receitas tuas! Aaah postei o picolé caseiro e te marquei lá tbm, beeeijos!

  7. Oi, Tati. Bom dia! Tudo bem? Parabéns pelo site e demais redes sociais, e também pela linguagem usada na explicação das receitas. Minja dúvida. É preciso colocar a baunilha ou posso não colocá-la sem problema? Obrigado!

  8. Oi Tati tudo bem? Sou nova aqui. Sou de Sorocaba também (^.^)V fiz a receita ontem e amei, fiquei meio receosa pois sou chata com relação a biscoito, mas ficou ótimo, minha mãe nem acreditou que tinha sido eu quem fiz o biscoito, em casa todos amaram. Obrigada pela receita.

  9. Você pode trocar o chocolate hidrogenado por um fracionado, ele tem um percentual de gordura um pouco maior que o chocolate normal, e por isso não dá aquela trabalheira toda pra resfriar mas não perde em nada no sabor!! Principalmente se for de uma marca melhor!!

  10. Olá Tati!
    Achei essa receita maravilhosa, amo biscoitinhos caseiros,
    vou testar no fds e quando eu postar no meu blog te aviso!
    Ficaram lindos e tentadores!

    Bjs

  11. Tati, fiz e ficou divinoooooo!!!
    O formato do palito não ficou tão certinho quanto o seu. Mas ficou lindo tb, parecia um língua de gato.
    Banhei no chocolate normal e coloquei na geladeira, secou bem rápido tb.

    Outra receitinha do Panelaterapia que foi pro meu caderninho de receitas, a Receita nº 1 aqui em casa é a do bolo de iogurte, todos trocaram todas as variedades de bolos que fazíamos por essa maravilha, não tem um fds que não faço.

    Beijokas!!

  12. Olá, Tati! Fiz hoje com meu filhinho, e realmente uma receita é pouco demais(fiz receita dobrada e foi pouco…hahaha). Não consegui fazer os palitinhos, utilizei um cortador, e ficou ótimo! Ficou delicioso demais!

  13. Fizemos a receita hoje (eu e as crianças). Mas eu fiz uma meleca tremenda na hora de banhar no chocolate, usei uma barra de chocolate amargo.
    Como você fez depois que mergulhou o palitinho no chocolate?
    Deixou ele em pé em algum lugar para secar?
    Obrigada e beijinhos.

  14. Tati, não deu certo…A massa demorou pra dar liga, e qdo deu, eu ja tinha colocado umas 110 gr de manteiga e qdo assou era só manteiga, que fiz de errado ? Snif, cheia de expectativas…mas frustadas !

  15. Adorei a receita e com certeza vou fazer já que pode ser adaptada para quem não pode consumir açúcar, como eu.
    Muito obrigada por dividir com a gente.
    Beijinhos.

  16. Acabei de fazer ! Fiz com a minha filha, ela adorou rsrs.
    Troquei a manteiga por margarina pq é o que tinha em casa e não precisou ficar na geladeira não Tati. Fiz em outros formatos tbm com cortadores e ficou legal !
    Beijão.

    • Eu acho que funciona, mas talvez vc tenha que deixar a massa um pouco na geladeira (uns 20 minutos) antes de modelar. Na dúvida vc testa, se estiver fácil de modelar nem precisa.
      Bjs

Resenha: Inellare Tablete

Risoto de Mignon com Abobrinha e Mostarda Dijon