in , ,

Picadinho de Filé Mignon

Não existe nada mais caseiro do que picadinho! Essa é a receita mais fácil do mundo e como é uma delicinha gente!!! Para duas pessoas que comem bem você vai usar 500g de filé mignon picado na ponta da faca. Isso significa que é bem miudinho mesmo, menor que o corte para strogonoff.

Com a carne já picadinha, você vai temperá-la do jeito que eu ensinei aqui e vai deixar por pelo menos 2 horas no tempero (na geladeira).

Passado esse tempo você aquece uma panela com 1 fio de azeite e doura a carne. Ela vai soltar líquido, no caso dessa receita é exatamente isso que queremos. Quando a carne estiver cozida mas com bastante líquido ainda, juntamos 1 dente de alho picado (o menor possível, de preferência amassado ou triturado) e 1 tomate sem pele e sem semente bem picadinho. Tampe a panela e deixe ferver para o tomate desmanchar.

Agora acerte o sal se achar necessário, junte meia colher (sopa) de colorau (colorífico) para deixar com uma cor bonita e salsinha picada à gosto.

Se o seu picadinho estiver com muito líquido, pegue uma colher (chá) de amido de milho, conhecido como Maizena, dissolva em uma xícara (café) de água, misture tudo até engrossar. Isso vai deixá-lo brilhoso e encorpado, se engrossar muito é só juntar um “cadim” de água.

Servi com arroz (refogado com cenoura ralada) e saladinha verde, mas uma batatinha chips, ou mandioca frita faria sucesso se eu não estivesse na tentativa de eliminar mais alguns quilitchos chatos. Não dá para ter tudo né?

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 4]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

19 Comments

  1. moro sozinha há quase 10 anos, e só de uns tempos pra cá resolvi me arriscar na cozinha. Descobri o blog há pouco tempo. O Macarrão da salvação já virou rotina, e hoje, resolvi testar a receita do picadinho pela segunda vez. Fiz com alcatra, e junto com o tomate, coloquei cebola e pimentão. Não tinha colorau, então coloquei uma colher de ketchup e ficou ótimo!

  2. Posso acrescentar cebola junto com o alho? E dá pra substituir o tomate por um pouco de extrato de tomate? Obrigada!

  3. Boa tarde, gosto muito das suas receitas. Somente me perdi, na forma de temperar a carne. Pode me explicar por favor? Obrigada

  4. Oi Tati, quero dizer que meu filho adora esse picadinho… aliás, nos três! E gostaria de te pedir um favor que pode ser encarado como sugestão. Tem como vc adaptar algumas receitas para ingredientes que não encontramos fora do Brasil? Peço isso porque moro no Canadá e as vezes me bato toda buscando produto equivalente… parabéns pelo blog e desde já agradeço pela valiosa ajuda no dia a dia modernoide….Bjs

    • Não sei se entendi, você quer adicionar esses legumes no picadinho certo? Se for aconselho a cozinhar antes até ficarem firmes e depois adicionar e terminar de cozinhar com a carne. Pode cozinhá-los juntos sim.

  5. Ontem eu fiz a torta de frango!
    Além de linda,ficou uma delícia!
    Sucesso garantido, queria te mostrar minha arte.
    Aqui não consigo anexar fotos!
    Beijos

Pudim de Tapioca com Leite Condensado e Coco

Como Fazer Ricota e Cottage