in , ,

Quibe Assado Recheado

Esse é um prato bem facinho e que eu adoro! A receita é para um refratário médio (4 pessoas). Primeiramente eu coloco uma xícara de trigo de molho na água filtrada por pelo menos 2 horas. Enquanto isso, faço o tempero da carne (para essa receita é preciso 500g de carne moída – usei patinho).

Tempero:

Coloquei no copo do mixer (pode ser liquidificador): 1/2 cebola grosseiramente picada, 1 dente de alho grande picado, 1/2 xícara de folhas de hortelã, 2 colheres de cheiro verde, 2 colheres de sopa de creme de cebola peneiradas (p/ passar somente o pó), 1 colher de sobremesa de sal, pimenta branca moída, uma pitada de canela, umas gotinhas de molho de pimenta, suco de meio limão e um fio de azeite extra-virgem. Vai virar um creme (é a primeira foto do passo-a-passo abaixo).

 

Adicionei um tomate sem pele e sem semente à carne e juntei o tempero batido. Deixei tomar gosto até que o trigo estivesse amolecido. Espremi bem o trigo para tirar a água (faço na mão mesmo) e somei à carne temperada, misturando bem.

Liguei o forno em temperatura máxima e deixei aquecer.
Coloquei metade da carne no refratário, cobri com uma camada de creme de ricota (marca tirolez) que substitui prefeitamente a qualhada (pode ainda usar requeijão), cobri com mussarela e por fim com o restante da carne (foto acima, antes de ir ao forno).

Levei ao forno médio coberto por papel alumínio por 30 minutos, tirei o papel alumínio, escorri um pouco da água que soltou e voltei ao forno sem o papel, até dourar.

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

15 Comments

  1. Tati, muito boa a sua receita. Experimente usar pimenta Síria….eh divina. Para o meu quibe uso apenas sal, hortelã, cebola e pimenta Síria. Aqui em BH compro no Mercado Central, em SP deve ser mais fácil ainda de se encontrar. Bjo.

  2. pensamos em fazer o quibe recheado, e vimos sua receita, fizemos e ficou uma delicia,mas recheamos com presunto e queijo.. hummmmmmmmmmmmmmmmmm.
    bjssssssssss

  3. Foi isso que aconteceu: vim um dia e vi o tal do sorvete do post anterior. Sorvetes são meus desejos mais intensos! o/ Depois passei aqui e vi o quibe assado e copiei a receita. Estava no shopping na loja Mundo Verde (conheçe?) encontrei o quibe com ricotasendo vendido em pedaços! Aff! Que delícia!

    Depois parei um pouco de espiar suas lindas, maravilhosas e deliciosas comidas se não minha R.A. devagar quase parando vai para o espaço! Ha ha ha

    E hoje, firme e forte vi vê-la, mas com a garrafa de água do lado! 😛 Bj

  4. Eba, dia desses eu fiz um quibe assado, usei uma receita antiga que eu tinha, queria mesmo era fazer recheado, mas não encontrei uma boa receita. A sua tá bem explicadinha do jeito que gosto, vou fazer ela na próxima…BJUSS!!!

  5. Vou te falar uma coisa, tinha uma fase minha que foi so de quibe assado, comiamos tanto, fazia bem temperado que não sobrava nada…saudades dele…valeu pela dica,a sua ta com uma carinha de quero mais…
    bjs
    Paula

  6. Ideia excelente pro meu jantar dessa semana.
    Só não vou ter o trigo, então vou colocar umas fatias de pão e fazer como almôndegas!
    Hehehe, cozinhando na dificuldade…rs.
    Bjs

Sorvete de Gelatina

Saint Peter ao Molho de Limão Siciliano