in ,

Ragu de Rabada com Polenta Cremosa

Olha eu tentando dar nome pheeno pra rabada! É que nome invocado p/ comida funciona colega! Restaurante metido a besta faz uma saladinha de tomate com umas gotinhas de balsâmico e bota lá “tomates frescos marinados” e o povo acha coisa lindha!

Mas voltando à rabada com polenta… meu marido me azucrinava p/ fazer rabada e eu sempre muito resistente porque é, digamos assim, uma comida OGRA! Já começa pelo constrangimento de pedir 1,5k de rabo bem limpo para o açougueiro. Mas aí você você finge que é a coisa mais natural do mundo e sai na superioridade.
É fácil preparar mas é chatinho porque tem algumas etapas. Eu comprei 1,7k (cerca de 8 pedaços grandes).
Primeiro você vai escaldar. Para isso coloque os pedaços da carne em uma panela, junte uma folha de louro, cubra com água fervente e deixe cozinhar por 30 minutos.
No meio desse processo, em um dado momento você vai pensar que está diante do Rio Tietê. Não se desespere, retire e jogue fora toda a espuma nojenta que se forma na superfície.
Passados os 30 minutos sobrou a carne meio cozida e a água, agora mais translúcida. Retire os pedaços do rabo e retire as gordurinhas superficiais. Reserve a água.
Em uma panela de pressão refogue no óleo 1 cebola média picada, junte 5 dentes de alho picados e antes de dourar coloque os pedaços de carne. Frite em todos os lados e adicione 3 tomates sem pele e sem sementes picados. Acrescente 1 envelope de caldo de carne em pó + 1 colher (sopa) de sal. Tempere do seu jeito, eu usei pimenta do reino e 1 colher (café) de colorau.  Junte a água que você reservou (do cozimento inicial da carne) e quando ferver deixe reduzir por 15 minutos, então tampe a panela e após pegar pressão mantenha em fogo baixo por 40 minutos.
Desligue o fogo, espere sair a pressão da panela e então retire e desfie os pedaços de carne. Guarde 1/2 xícara do molho para fazer a polenta, o restante dele você coloca em uma outra panela, adiciona 1/3 de xícara de salsinha picada e deixa reduzir pela metade mantendo em fogo médio. Aí é só juntar a carne desfiada e está pronto o seu ragu.

A receita da polenta eu passo depois porque esse post está virando um livro e bateu preguiça agora!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 3]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

20 Comments

  1. Amiga, sua receita de rabada é a mais engraçada que já vi, vou fazer só pra prestigiar, pq tambem acho muito OGRA! Mas o meu prazer é mandar meu marido no açougue comprar o rabo, ele sempre chega chorando de tanto rir, hehehe! Obrigada pela receita, estou adorando sua cozinha nova, parabens pela casa, ficou linda! Deus abençoe!

  2. Tati, como te disse antes, peguei o hábito de tudo que vou fazer pesquisar no seu blog se tem uma receita sua, e hoje, domingão com kilos de rabada e pouca inspiração, acordei numa preguiça e vim pesquisar – Isso mudou tuuudo – kkkkkkkk. Vc é simplesmente D+++, ri tanto que acordei minha caçula que veio correndo ver a origem do riso!
    Obrigada por mudar positivamente um dia que começou no tédio e terminou em uma vontade imensa de ir pra cozinha e seguir os passos do seu bom humor e finalizar nessa delícia!
    Bjokas, Vc sempre faz meu dia melhor!

  3. nossa, amei. sempre fico querendo e adiando "o sonho da rabada própria"! rs… agora você me inspirou. vou fazer e volto pra contar se foi satisfação garantida, ou se vou querer meu dinheiro de volta, ok? beijo, adorei seu site.

  4. Ahhhhhhhh fiquei mais interessada na receita da polenta….do que desse rabo ae…hehehe….

    Dou pra comer rabo não..quero polenta…coloca a receita?

    Beijos!

  5. ahahahahaha muito bom!
    Eu adoooro rabada, já fiz algumas vezes e marido adorou! Ele tinha e ainda tem um pouco desse preconceito besta de achar que rabada é nojento! nananinanãao, tem muitas outras coisas nojentas por aí que o povo come achando super chic (carne crua por exemplo). Rabada é muito macia e saborosa, vale muito a pena provar.. e sem sair do salto, claro!
    bj

  6. Ri muito com o teu texto, vc tem mt presença de espírito! Nunca pensei em comer rabada, mas a foto da tua receita me deu água na boca! Parece mt gostoso! Imagino q o teu marido gostou bastante, né?
    Parabéns!
    Grande beijo

  7. Primeiro, imaginei vc entrando de salto agulha e um coque no cabelo, com um óculos Gucci no açougue e pedindo "Moço, me dá rabada limpa por favor?" e depois imagino a dita cuja imersa no rio Tietê, pronto! Resultado a Nanda sentada no chão, com o note no colo #rindobicas!!!! kkkkkk Minha nossa! Adorei!!!

    Aqui em casa minha tia faz igual, dá AQUELA escaldada para tirar a gordura nojenda e o que sobra é o puro creme do milho verde! Uma carne bem molinha e saborosa! Mas tem um porém, rabada eu como só em casa, numca pedi em nenhum outro lugar pq tenho nojo! rs

    Beijossss

  8. nunca pensei que fosse QUERER comer rabada. mas seu texto está tão incrí, que eu não apenas quero comer tudo como FAZER também.

    ameeeei, Tati. (fora que a imagem é deveras convidativa… dá pra perder 99% – hihi – do preconceito com este post!).

    =****
    sualinda.

Potes para Utensílios

Bisnaga de Brigadeiro Passo a Passo