in ,

Salmão Dijon

Essa é uma das melhores (senão a melhor) receita de Salmão que já provei, e o melhor: é muito simples! O creme que cobre o peixe é à base de Mostarda Dijon. Usei a Dijon L’ancienne que é a que tem grãos inteiros (glamour as bolinhas!).


O preparo do peixe:
Temperei de maneira muito simples para não interferir no sabor do peixe, que é bastante peculiar. Para dois pedaços bem generosos de Salmão usei suco de um limão siciliano, sal e pimenta branca moída.
Coloquei uma frigideira antiaderente no fogo com um pouco de azeite. Sequei com papel toalha os pedaços de salmão, passei na farinha de trigo e deitei sobre o azeite quente. Deixei ficar com casquinha dourada em todos os lados.

Creme de Mostarda:
Na mesma frigideira coloquei um tiquinho de manteiga e refoguei meia cebola (pequena) picada bem miúda. Acrescentei uma colher de sopa cheia de Mostarda Dijon L’ancienne, somei 100 ml de creme de leite e acertei o sal. Eu queria o creme mais espesso, mas quem quiser mais fino é só dissolver com um pouquinho de leite. Servi somente com arroz branco e salada verde. Faz e me conta!

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

30 Comments

  1. Tati, hoje fizemos esse prato aqui em casa, só que com a mostarda comum. Guria, que delícia ficou! Esse molhinho combina super bem com o salmão. Obrigada pela receita, fácil e mto gostosa!

    Bjks e uma semana de mta inspiração!

  2. Tati!

    Citei seu molhinho de mostarda no meu blog, com link que redireciona pro seu site. Tudo bem? Se tiver algum problema, pode me falar que eu ajeito. É que é muito bom e quis compartilhar com as amigas!!!

    Beijo!

  3. Tati!!!

    Fiz a receita com algumas adaptações e ficou divino!!!

    O peixe fiz assado (temperei com sal e limão galego) e o molhinho fiz com aquela "Spicy brown mustard" da Heinz…ficou delícia!!!

    Beijo!

  4. Paula, pode sim! A mostarda Dijon tem a normal que é lisinha e a L’ancienne que tem bolinhas, pode usar qualquer uma, mas se não achar use a mostarda comum, mas bem pouco porque o sabor é muito mais forte.
    Bjs

  5. Tati, posso substituir o creme de leite por creme de ricota?? Ou será que vai ficar meio azedinho???
    Obs.: Procuro, procuro, mas nunca achei essa Mostarda Dijon L’ancienne….queria tantoooooo.
    Tens alguma outra dica de mostarda dijon???
    Bjssss

  6. Só passei para contar que achei seu blog enquanto procurava uma receita de salmão e acabei achando essa sua, fiz no sábado a noite e foi elogiadíssima!
    Muito obrigada, e adorei seu blog, já está em meus favoritos!

  7. Adoro Salmão meu peixe favorito como sempre em um restaurante que adoro como eles fazem . Nunca fiz mas vc pass tão fácil que irei tentar fazer.
    Bjão
    Flavita

  8. Oi Tati, adoro molho com mostarda, a Dijon é maravilhosa. No meu blog tem uma saladinha com molho de iogurte e mostarda, fica muito bom tb. Bjinhos, Nane vovoqueensinou.blogspot.com

  9. Flá, comentei isso no Blog do João (Picadinho de bacana). Eu compro no Extra do Campolim.
    O Salmão que é um peixe que vende bem então normalmente é fresco, mas se quiser um peixe diferente é arriscado. Toda vez que tento comprar trutas desisto pois elas estão com cara de velhinhas.
    Vamos ver se com essa campanha do governo para o Brasileiro comer mais peixe a rotatividade aumenta e os peixes vendidos serão mais fresquinhos! Mais aqui falta peixarias boas mesmo, as que tem só tem os peixes mais populares.

  10. Tá, agora me diz onde você consegue comprar peixe bonito assim nessa cidade?
    Já reparou que aqui quase não tem peixaria?
    Ta lindo o prato.
    Beijos

  11. Sou muito visual… a foto está linda!!!! A receita tbm parece ser deliciosa, adorei a dica!!!! Estou mesmo querendo coisas novas com peixe… está indo bem no regime!??!?!
    Bjinhos, bom fds.

    Ahhh…a beringela faz sujeira no fogão mesmo, pq solta água, mas não é nada catastrófico. E o gosto do babaganush feito em casa fica mais "defumado" do que aquele que se compra fora… é muito bom!

  12. Tati, adoro a Mostarde Dijon, lá em casa não pode faltar. Sempre como com assados, carnes, frango e peixe também, mas sem nenhum molho. E vc sabe o que está me esperando em casa na hora do almoço? Duas postas lindas de salmão! E vou fazer sua receita lógico. Depois conto o resultado. Obrigada!

    Ah, tem selinho para vc lá no Delícias Culinárias. Bjs

Tomate Recheado com Couscous

Creme de Milho