in , ,

Sanduíche de Pernil

Aqui em Sorocaba o sanduba de pernil é bem conhecido, alguns estabelecimentos até brigam pelo título de “O Rei do Pernil”. E aí que o marido pediu para eu fazer e como eu tinha um pernil suíno congelado, achei uma boa ideia.

Claro que eu adaptei a receita para fazer da maneira mais simples possível e foi assim que eu fiz:

Coloquei na panela de pressão (sem refogar mesmo):

  • 1 cebola cortada em cubos;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 pedaço de pimentão vermelho picado (umas 3 colheres de sopa);
  • 1 pedaço de pimentão amarelo picado (umas 3 colheres de sopa);
  • 1 lata de tomate pelado, que eu já compro a versão com tomate picado (pode ser substituída por 2 tomates picados);
  • 200 ml de água;
  • 1 envelope de caldo de carne em pó;
  • 5 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu);
  • 1 quilo de pernil cortado em cubos.

Tampei a panela e levei ao fogo alto. Assim que pegou pressão, baixei para fogo mínimo e deixei 30 minutos. Desliguei o fogo e deixei a panela descansando para a pressão sair normalmente. Ao abrir a panela, se o seu pernil estiver no ponto ele vai desfiar facilmente com a ajuda de um garfo, se ainda estiver durinho, volte a panela de pressão tampada ao fogo e deixe por mais alguns minutos. Pode ser que nesta etapa precise colocar um pouquinho mais de água.

Eu desfiei a carne dentro da panela mesmo. Juntei 1/2 xícara de azeitonas picadas e um punhado de cheiro verde. Voltei a panela para o fogo para apurar o molho. Acertei o sal e adicionei pimenta do reino.

Aí para fazer o sandubão, você corta o pão ao meio, coloca uma fatia de queijo e a carne quente por cima! Um pecado de bom!!!!

Um quilo de pernil rende bem uns 15 lanches. Você pode congelar o recheio pronto (é o que eu faço aqui).  E ó, esse pernil com polenta mole ou sobre uma massa fica show!

 

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 2 Média: 2.5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

31 Comments

  1. Já fiz duas vezes e nao deu pra quem quis rsrsrs, estou fazendo de novo hoje. Parabéns sua receita é maravilhosa. Bjus

  2. Acabei de tampar a panela… Muito pratico e facil de se fazer… Com certeza vai ser sucesso hj a noite…rs

  3. Como bom mineiro sempre faço esta transformação com o excedente.
    Já vi tambem uma orientação na Band news sobre este sanduba.
    Muito bom.

  4. Oi Tati, eu fiz ontem… a parte da alteração pq só na hora H vi que meu molho shoyu tinha acabado, ficou delicioso! Todos aqui aprovaram 🙂
    Obrigada por sempre compartilhar receitas práticas e gostosas.

    Abraços!

  5. Que delicia!!! Morro de saudades de São Paulo. Sou paulista, mas moro aqui em Fortaleza, e o pão é azedo demais, nem dá pra fazer sanduíches deliciosos como esse, só de olhar o pão, fiquei com água na boca. Adoro suas receitas, e cozinhar numa cozinha nova então, fica ainda mais gostoso, né Táti?! Bjs

    • Jessica, vc já tentou desfiar na batedeira?? Eu não acreditava muito que ia dar certo, mas fiz esses dias e me surpreendi, fica mega desfiado e levou apenas 1 ou 2 minutos na batedeira, mal liguei e já estava tudo desfiadinho, kkkkkkkkkkkkk, solução pra quem não tem tempo ou não tem pratica. Usei o batedor de massa media, que no caso da minha é um batedor que parece um triangulo. Bjos, testa depois me fala. P.S: nessa receita não precisa, só dei uma dica para futuras receitas. Bjos

  6. Vish…1 kilo eu não tenho, será que rola com cerca de 400 gr? Compro 2 kilos todos os meses e separo em porções menores. Meu medo é a medida de água, senão vira sopão né…

Brigadeiro de Banana com Canela

Mistureba do Finde: Revista, Presentes, Aranha…