Shimeji – Como Preparar.

O shimeji é uma espécie de fungo comestível, rico em vitaminas B-12. Inicialmente cultivado em paises orientais, hoje difundido em todo o mundo. O shimeji tem duas variações popularmente conhecidos como shimeji preto e o shimeji branco. Seu nome científico: Pleurotus ostreatus. A diferença da coloração se deve ao método de cultivo e variação genética. Esta diferenciação produz resultados culinários diferentes. (Fonte: Wikipédia).

Aqui em casa nós compramos muito Shimeji. Além de super saboroso, ele tem pouquíssimas calorias e é muito fácil de preparar: Normalmente se compra em bandejas. Ele vem em “blocos” todo grudadinho, parece uma couve-flor:

A primeira coisa à fazer é separar as “pétalas”. Para isso basta puxar com as mãos mesmo. Em seguida eu coloco em um escorredor de macarrão e lavo bem e escorro:


O shimeji tem um gosto parecido com de carne vermelha. Você pode usar para várias finalidades. Eu gosto de fazer uma entradinha que é parecida com a dos restaurantes japoneses. Nesta preparação é bacana usar óleo de gergelim, saquê culinário e um tiquinho de wasabi. Mas nem todo mundo tem acesso a estes produtos então vamos tornar a coisa mais possível: Aqueça uma colher de sopa de manteiga e adicione o shimeji. Mexa por alguns segundos para que ele dê uma leve amolecida. Polvilhe com aji-no-moto e um pouquinho de caldo de carne em pó. Adicione shoyu (molho de soja) e deixe no fogo mais um tiquinho. Eu gosto de misturar um pouco de água com o shoyu para não ficar muito salgado. Por fim polvilhe bastante cebolinha picada. No caso eu esqueci que não tinha cebolinha na geladeira (mas faz toda a diferença). Ele fica assim: Eu adoro essa entradinha! Quem ainda não provou cogumelos frescos não sabe o que está perdendo. E quem mora em Sampa no bairro da liberdade custa MUITO barato!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes