Shimeji – Como Preparar.

O shimeji é uma espécie de fungo comestível, rico em vitaminas B-12. Inicialmente cultivado em paises orientais, hoje difundido em todo o mundo. O shimeji tem duas variações popularmente conhecidos como shimeji preto e o shimeji branco. Seu nome científico: Pleurotus ostreatus. A diferença da coloração se deve ao método de cultivo e variação genética. Esta diferenciação produz resultados culinários diferentes. (Fonte: Wikipédia).

Aqui em casa nós compramos muito Shimeji. Além de super saboroso, ele tem pouquíssimas calorias e é muito fácil de preparar: Normalmente se compra em bandejas. Ele vem em “blocos” todo grudadinho, parece uma couve-flor:

A primeira coisa à fazer é separar as “pétalas”. Para isso basta puxar com as mãos mesmo. Em seguida eu coloco em um escorredor de macarrão e lavo bem e escorro:


O shimeji tem um gosto parecido com de carne vermelha. Você pode usar para várias finalidades. Eu gosto de fazer uma entradinha que é parecida com a dos restaurantes japoneses. Nesta preparação é bacana usar óleo de gergelim, saquê culinário e um tiquinho de wasabi. Mas nem todo mundo tem acesso a estes produtos então vamos tornar a coisa mais possível: Aqueça uma colher de sopa de manteiga e adicione o shimeji. Mexa por alguns segundos para que ele dê uma leve amolecida. Polvilhe com aji-no-moto e um pouquinho de caldo de carne em pó. Adicione shoyu (molho de soja) e deixe no fogo mais um tiquinho. Eu gosto de misturar um pouco de água com o shoyu para não ficar muito salgado. Por fim polvilhe bastante cebolinha picada. No caso eu esqueci que não tinha cebolinha na geladeira (mas faz toda a diferença). Ele fica assim: Eu adoro essa entradinha! Quem ainda não provou cogumelos frescos não sabe o que está perdendo. E quem mora em Sampa no bairro da liberdade custa MUITO barato!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

23 Comentários

  1. Reinaldo disse:

    Faltou dizer onde/quando usou o saquê.

    • "Nesta preparação é bacana usar óleo de gergelim, saquê culinário e um tiquinho de wasabi. Mas nem todo mundo tem acesso a estes produtos então vamos tornar a coisa mais possível:" = Não usei!

  2. Fiz esta receia e ficou ótima! Parabéns e obrigada pelas dicas!

  3. Fabi disse:

    Tati, td bem? Eu faço um shimeji sensacional, segue a dica para vc e seus leitores: em qualquer supermercado grande tem para vender um tempero que chama HONDASHI, é em pó tipo uma caldo de peixe.
    Eu faço na chapa de ferro assim: 1 colher de margarina, coloco 1 bandeja de shimeji (prefiro o preto menorzinho) e tampo para dar uma abafada por uns 2 minutos. Tiro a tampa, coloco o hondashi com os dedos salpicando por cima, 1 colher de saquê e umas 2 colheres de shoyu, vou mexendo até ele ficar macio e pronto! Fica deliciosoooooooo! Bjs

  4. Lilian Hadad disse:

    ADOREI A MATÉRIA,VOU EXPERIMENTAR FAZER ACHEI BEM FÁCIL.

  5. Parece muito bom mesmo. Comprei shitake agora e usarei a sua entradinha como combinado numa saladinha =) obrigado

  6. Anônimo disse:

    Olá! Se alguém, assim como eu, DETESTA manteiga (não suporto nem o cheiro), substitua por azeite extra virgem. Muuuuito mais saboroso!!! 😉

  7. Ana Paula disse:

    Estou louca para preparar essa receita.Obrigada por essas dicas tão simples!

  8. MARLI RAMIRES disse:

    fiz hoje no meu jantar de aniversário e foi um sucesso!

  9. Giselli disse:

    Amoooo Shimeji, na manteiga fritei um pouco de alho e cebola branca, deixei dourar e acrescentei os cogumelos. Além deisso coloquei shoyo e óleo de gergelim. Ficou muito bom.
    Além de tudo encontrei esses cogumelos na feira aqui em sampa, paguei R$3,00 a bandeja.

    Beijos a todos.

    Obrigada por compaertilhar essa receita.

  10. Anônimo disse:

    Oí Tati,

    Entres as varia receitas que encontrei vou experimentar a tua. Parabéns pelo site.
    Alberto

  11. Ai ai!!

    Vim aki por vi no face da Angela que ela fez e ficou otimo, entao to pegando a receita e ebreve farei com certeza =D

    Um super beijo!!!

  12. RetroMomentos disse:

    Vou preparar hj!!!! Hummmmm…. AmoooOoo
    Espero q fique tão bom qdo esse aí da foto! Bjs

    PS. Aliás, hj tbem farei as batatas rústicas, receita daqui tbem!!! O que seria de mim sem a Panelaterapia… kkk Bjks

  13. Anônimo disse:

    Legal as dicas!!!! Tenho uma receita legal tb…

    Shimeji

    300g de shimeji
    1 colher (sopa) de manteiga
    1/2 xícara de saquê mirim (melhor o licoroso)
    1/2 xícara de shoyu (não pode ser light)
    1 colher (sopa) de açúcar
    1 colher de (chá) de Ajinomoto
    Sal se necessário
    4 colheres (sopa) de cebolinha

    Limpe o shimeji separando os talos. Em uma frigideira derreta a manteiga. Junte o shimeji e mexa ate que ele solte um caldo e reduza consideravelmente de tamanho. Junte o saquê, o shoyu e o açúcar. Mexa até que fique em ponto de calda, acrescente o ajinomoto. Experimente o sal (junte somente se achar necessário, já que o shoyu é muito salgado) e acrescente a cebolinha cortada na diagonal. Sirva imediatamente acompanhado de macarrão instantâneo (miojo).

  14. ameixa seca disse:

    Aqui barato é palavra que não combina com cogumelo 🙂 Adoro!

  15. Fe. disse:

    A.M.O!!!! ceasa sabadao é perfeito pra achar aqui!! Aqui em casa é puro, com massa, com carne…multiuso..hehe
    bjs

  16. Paula Pacheco disse:

    Adoro shimeji,já comi porem nunca fiz, acho uma delicia,
    bjs
    Paula

  17. Carol disse:

    Eu estou de volta na área!!!!
    AMOOOOOOOOOO Shimeji!!!!
    Fica uma delicia, com ctz….
    Bjos!!!

  18. Laura disse:

    Eu adoro shimeji, mas nunca fiz em casa.
    Eu não como carne e sempre estou em busca de receitinhas alternativas. Vou fazer essa com certeza!

    Bjs!

  19. Taís disse:

    Oi Tati! Parece ótimo!!
    Sempre tive curiosidade em experimentar, mas nunca tive oportunidade… nenhum dos lugares que morei, encontrei cogumelos pra vender…
    Bjs

  20. Tati, adoro cogumelos de todos os tipos e cores, mas o shimeji está entre os preferidos com certeza. Sempre tenho que fazer em casa porque o love ama também e sempre pede, além de que temos um hortifruti bem perto de casa e outro dia encontrei shimejis preto por apenas R$ 4,00 a bandejinha, incrível!
    Uso manteiga e shoyo assim como você, e depois bastante cebolinha, mas não coloco os outros temperos, qualquer dia vou provar.
    Bjinhos e ótimo findi

  21. tatayam disse:

    Oi Tati, adoro seu blog. Está sendo muito útil pra mim depois que casei, rs! Moro no Oriente Médio e aqui tem shimeji, preparava só com manteiga, shoyo e cebolinha, mas tenho certeza que os outros temperos que vc citou vão dar um toque deliciso.
    Bjs e Parabéns pelo Blog
    Tati Y.

  22. Tem bom aspecto….deve estar delicioso!
    Beijinhos

Deixe uma resposta