in , , ,

Vinho Quente para esquentar

vinho quente

E aí, galera, frio chegou e então é hora da gente fazer um delicioso vinho quente! Aquele que aquece a alma e faz a gente se sentir abraçado por dentro.

Imagina só: está friozinho lá fora, você está debaixo de um cobertor, curtindo um momento de relaxamento, de repente, sente aquele cheirinho incrível de especiarias invadindo o ar. É o vinho quente dando o ar da sua graça!

Essa bebida é uma verdadeira poção mágica para espantar o frio. A base é o vinho tinto, que já é bom por si só, mas quando é aquecido e temperado com canela, cravo, gengibre e outras especiarias, fica simplesmente divino! É como se cada gole fosse um abraço quentinho de felicidade.

E o melhor de tudo é que o vinho quente é super fácil de fazer!

vinho

Bora Fazer?

Vou te passar uma receita básica, mas lembre-se que as proporções podem variar de acordo com seu gosto pessoal, então sinta-se à vontade para ajustá-las.

Ingredientes:

  • 1 garrafa de vinho tinto seco (de sua preferência)
  • 1 xícara de açúcar (ou a gosto)
  • 2 paus de canela
  • 4 cravos-da-índia
  • 1 colher de chá de gengibre em pó (opcional)
  • Cascas de laranja ou limão (opcional)
  • Fatias de laranja ou limão para decorar (opcional)

Instruções:

  1. Em uma panela grande, coloque o vinho tinto e leve ao fogo médio-baixo. Mas atenção, é importante não deixar o vinho ferver, para não perder o álcool.
  2. Adicione o açúcar, a canela em pau, os cravos-da-índia e o gengibre em pó. Se preferir, adicione também algumas cascas de laranja ou limão para dar um toque cítrico, mas use pouco!
  3. Mexa bem para dissolver o açúcar e então deixe a mistura aquecer por cerca de 10 a 15 minutos, para que as especiarias liberem seus aromas e os sabores se misturem.
  4. Após esse tempo, prove o vinho quente e ajuste o açúcar se necessário para que fique de acordo com o seu paladar.
  5. Retire então as especiarias e as cascas de laranja ou limão da panela, utilizando uma peneira ou coador.
  6. Agora é só servir! Despeje o vinho quente em xícaras ou copos, e se quiser, decore com uma fatia de laranja ou limão.
  7. Aproveite seu vinho quente bem quentinho e aconchegante!

Lembre-se de consumir com moderação, mas caso prefira uma versão sem álcool, você pode substituir o vinho por suco de uva integral e seguir o mesmo processo de preparo.

vinho com especiarias

Junte a Galera

Agora é só curtir esse delicioso vinho quente, seja em uma festa junina, no Natal ou em qualquer ocasião especial. Aproveite porque o vinho quente é perfeito para compartilhar momentos especiais com os amigos e a família.

Imagine só, reunir todo mundo em volta de uma fogueira, com um copo fumegante de vinho quente nas mãos, dando risada e contando histórias. É uma receita infalível para criar memórias inesquecíveis!

Agora, deixa eu te contar um segredinho: além de ser uma delícia, o vinho quente também traz alguns benefícios para a saúde afinal o consumo moderado de vinho tinto está associado a uma redução do risco de doenças cardíacas, devido aos antioxidantes presentes na bebida. Ou seja, dá para aproveitar e cuidar do coração ao mesmo tempo!

Então, minha gente, se o frio bater à porta, não esqueçam de preparar um bom vinho quente para aquecer o corpo e a alma. Seja em uma festa junina, em uma reunião descontraída ou mesmo para curtir um momento aconchegante sozinho, essa bebida vai conquistar o seu coração. Aproveitem e brindem à vida, sempre com muita alegria e sabor!

Se você é do time quentão, vou deixar aqui um vídeo de uma receita maravilhosa para incrementar sua festa. Tenho certeza que você não vai conseguir escolher entre o vinho quente e o quentão!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

Mugunzá

Mugunzá

maçã do amor

Maçã do Amor