in ,

Receitas Juninas

Festa Junina

Adooooro festa junina e mais ainda, receitas juninas!

Me desculpem o povo cá do “sul e sudeste”, mas São João bom mesmo é no Nordeste, que eu tive o prazer de conhecer em algumas localidades. Gente que festa linda e para comemorar fiz uma seleção de receitas para fazer bonito nesta época, mas antes vamos à história dessa festança!

As festas juninas, também conhecidas como festas de São João, têm suas origens em celebrações pagãs da antiguidade e foram posteriormente cristianizadas pela Igreja Católica, foram trouxeram para o Brasil pelos colonizadores portugueses. A seguir, detalho a evolução e origem dessas festas:

Origem Pagã

Na Europa pré-cristã muitos povos celebravam o solstício de verão, o dia mais longo do ano. Essas celebrações incluíam fogueiras e rituais para garantir boas colheitas e proteger as pessoas contra os maus espíritos.

Porém com a cristianização da Europa, o sincretismo religioso abriu espaço para que essas celebrações pagãs foram associadas a santos católicos, por conta disso, além das fogueiras foram adicionados elementos cristãos como procissões e missas.

Quitutes

Introdução no Brasil

Os colonizadores portugueses trouxeram essas tradições para o Brasil no século XVI. Logo de cara as festas juninas brasileiras tentaram manter os elementos europeus mas perceberam que deviam incorporar os aspectos das culturas indígenas e africanas para ter sucesso. Assim fizeram e conseguiram criar no país uma celebração única e sincrética.

Evolução das Festas Juninas no Brasil

Elementos como quadrilhas, as famosas danças em grupo, fogueiras, fogos de artifício e comidas típicas como milho, canjica, pamonha são peças centrais para a celebração.

Receitas Juninas

Comidas Típicas

E falando em comidas típicas, a colheita de milho coincide com o período das festas juninas, por isso alimentos como canjica, pamonha, milho cozido e bolo de milho são comuns e abundantes. Porém não pode ser deixado de lado os outros doces típicos que estão sempre presentes. O pé-de-moleque, cocada, arroz doce e quentão e o vinho quente não podem faltar nunca.

Danças e Músicas

Inspiradas nas danças de salão europeias, as quadrilhas são danças em grupo que contam uma história, muitas vezes relacionada ao casamento, porém com reviravoltas, intrigas e muito bom humor.

Já as músicas tradicionais como o forró e baião foram incorporadas ao “estilo junino” e são muito populares durante as festas juninas e julinas, tendo como músicas obrigatórias, as obras de artistas como Luiz Gonzaga.

Minhas Receitas Juninas

As melhores receitas

Receitas Juninas Fáceis para sua Festa

Festa Junina

Se não achou o que procura aqui eu fiz uma Seleção de Receitas para Festa Junina que com certeza você vai encontrar o que procura então, aproveitando vou deixar uns vídeos com as minhas receitas juninas favoritas para não ter desculpa nenhuma da dificuldade em fazer.

Viva São João

As festas juninas no Brasil são um exemplo perfeito de como tradições culturais podem se transformar e se adaptar ao longo do tempo. De Norte a Sul do pais vemos nas celebrações juninas um momento esperado por todos que gostam de uma boa festa, boa comida e boa música mas sem perder as raízes culturais.

Se você gostou das receitas juninas ou ainda ficou com alguma dúvida, deixa seu comentário. Prometo que respondo rapidinho, mas se você fizer alguma receita, não esquece de me marcar nas redes sociais que eu adoro ver o que vocês fazem. Por fim, se você tem alguma receita boa não deixe de me mandar que eu não resisto!

Beijocas e Viva São João!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

10 Comments

Torta de Frango Fácil

Faça um repolho cremoso

Faça um repolho cremoso