in , ,

Como Fazer Ovo de Páscoa Caseiro

ovo de páscoa

Se prepara que eu vou te ensinar como fazer ovo de páscoa caseiro. Tempos atrás eu fiz um tutorial sobre Ovo de Páscoa mas algumas pessoas me escreveram pedindo para ensinar, então vou postar novamente aqui no blog para auxiliar quem quer fazer em casa.

Os Tipos de Ovos de Páscoa

Antes de começar a nossa receita é importante você entender que existem muitas “categorias” de ovos de páscoa que variam de região para região mas vou destacar as principais:

Os ovos de Páscoa podem ser encontrados em uma ampla variedade de tipos, formatos e sabores. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de ovos de Páscoa:

  1. Ovos de Chocolate ao Leite que são os ovos mais conhecidos, afinal são feitos com chocolate ao leite e recheados com bombons, trufas ou mesmo outros chocolates.
  2. Ovos de Chocolate Amargo ou Meio Amargo são os preferidos dos adultos ou daqueles que preferem chocolates mais intensos e menos doces.
  3. Ovos Recheados você encontra muito pouco em escala industrial, sendo um “território” conquistado pela arte caseira. Esses ovos de Páscoa vêm com recheios deliciosos, como creme de avelã, brigadeiro, trufa, doce de leite, e muito sabor.
  4. Ovos Crocantes, são os ovos com pedaços crocantes de biscoito, cereais ou frutas secas misturados ao chocolate.
  5. Ovos Trufados tem em sua casca trufas de chocolate, deixando mais cremoso e as vezes com um leve toque de licor.
  6. Ovos Diet ou Light foram feitos para atender às necessidades de quem precisa de alternativas com menos açúcar ou calorias.
  7. Ovos Veganos, sim, eles existem e estão por ai atendendo à demanda por opções veganas, há ovos de chocolate sem ingredientes algum de origem animal.

A Minha Receita de Ovo de Páscoa Caseiro

Então bora fazer, para começar com um ovo de 250g que não é muito grande, e logo é mais fácil de fazer, você vai precisar de:

1. Forma de 250g para ovo de Páscoa;
2. 340g de chocolate ao leite mas pode ser meio amargo (2 barras de 170g).

Modo de Fazer

*Quantidade para 1 ovo feito na forma de 250g (vai sobrar um pouquinho de chocolate).Pique então o chocolate em pedaços bem pequenos e leve ao micro-ondas 2/3 do chocolate picado, mas coloque 30 segundos em potência alta, retire e mexa bem senão queima.

Volte ao micro-ondas e repita a operação quantas vezes forem necessárias, mas de 30 em 30 segundos até derreter todo o chocolate. Em seguida, misture o restante do chocolate picado ao chocolate que foi derretido.

Só que você deve mexer até dissolver todos os pedacinhos. Esse processo chama-se temperagem e vai garantir que o ovo não derreta depois. Veja aqui em detalhes como fazer a temperagem.

Espere o chocolate esfriar completamente em temperatura ambiente, em seguida, coloque 2 colheres (sopa) do chocolate na cavidade da forma e, com as costas da colher, espalhe do centro para as bordas sem deixar falhas.

Bata levemente o fundo a forma em uma superfície plana para retirar as bolhas de ar do chocolate, vire então a forma sobre o recipiente com o chocolate derretido para escorrer o excesso.

Limpe as bordas e deite a forma de boca para baixo sobre uma superfície plana, como uma tábua de cozinha ou uma assadeira.  Leve ao congelador ou freezer por 5 minutos.

Atenção

Sobre a camada de chocolate endurecida, coloque mais 2 colheres (sopa) do chocolate derretido no centro e com as costas da colher espalhe para as bordas. Retire o excesso, limpe as bordas e leve para gelar novamente de boca para baixo por mais 5 minutos.

Se achar necessário faça uma terceira camada. Quando finalizar as camadas deixe no freezer por 10 minutos ou até o verso da forma ficar opaco.

Desenforme o ovo: ele deve se soltar naturalmente da forma; mas se sentir dificuldade, volte ao congelador. Depois de desenformado, deixe as metades do ovo descansando em temperatura ambiente em local seco e arejado por 10 horas.

Embrulhe com papel chumbo e finalize com celofane e laço. Armazene em local seco e fresco por até 60 dias.

Como embalar um ovo de páscoa caseiro?

Embalar um ovo de páscoa caseiro é uma arte. Afinal, você precisa combinar o carinho e a dedicação investidos na sua criação. Para garantir que seu ovo não apenas se destaque pelo sabor, mas também pela apresentação, siga estas dicas:

1- Atenção a escolha dos materiais

Primeiro, selecione materiais de qualidade. Assim, o papel celofane é uma escolha clássica, pois é transparente e permite que o ovo seja visível. Além disso, coloque um toque de sofisticação com:

  • fitas de cetim;
  • ráfia colorida;
  • laços decorativos. 

Não se esqueça de um suporte firme. Então, um copo plástico ou uma base de papelão podem ajudar. Dessa forma, você mantém o seu ovo estável.

2- Não esqueça da preparação do ovo de páscoa caseiro

Antes de embalar, certifique-se de que o ovo esteja bem refrigerado e firme. Assim, isso evitará que ele derreta ou se deforme durante o manuseio. Ainda mais, atenção se a sobremesa tiver recheio.

Nesses casos, uma camada extra de papel alumínio é essencial. Dessa forma, fica mais fácil preservar a integridade e frescor da sua criação.

Como Fazer Ovo de Páscoa Caseiro
Sua criação vai ficar ainda mais bonita com uma bela embalagem. Imagem de Freepik.

3- O processo de embalagem

Coloque o seu ovo de páscoa caseiro sobre o suporte e envolva-o com o papel celofane. Além disso, junte as pontas dele no topo do ovo e torça-as para fechar bem. 

Em seguida, amarre com a fita de sua escolha e faça um laço bonito para dar um toque especial. Por último, invista em um acabamento profissional.

Use uma pistola de cola quente para fixar pequenos enfeites. Então, dá para usar flores artificiais ou coelhinhos de pelúcia, você escolher.

4- Etiqueta personalizada

Adicione uma etiqueta personalizada com uma mensagem especial. Caso queira, coloque também os ingredientes do ovo. Assim, isso não só agrega valor ao presente, mas também mostra cuidado e atenção aos detalhes.

Mais Receitas

Se você gostou deixe seu comentário, compartilhe e nos marque nas redes sociais, mas não deixe de ver o post sobre o Ovo de Páscoa Recheado com Mousse de Limão que é uma delícia.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 8 Média: 4.1]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

140 Comments

Aprenda a fazer um ceviche de manga

Aprenda a fazer um ceviche de manga

Como fazer torta Marta Rocha?

Como fazer torta Marta Rocha?