Como Fazer Ovo de Páscoa Caseiro

Ano passado eu fiz um tutorial para um portal e como algumas pessoas me escreveram pedindo para ensinar, vou postar novamente aqui no blog para auxiliar quem quer fazer Ovos de Páscoa em casa. Para começar com um ovo de 250g que não é muito grande, e logo é mais fácil de fazer, você vai precisar de:

  • Forma de 250g para ovo de Páscoa;
  • 340g de chocolate ao leite ou meio amargo (2 barras de 170g).

*Quantidade para 1 ovo feito na forma de 250g (vai sobrar um pouquinho de chocolate).Pique o chocolate em pedaços bem pequenos e leve ao micro-ondas 2/3 do chocolate picado. Coloque 30 segundos em potência alta. Retire e mexa bem. Volte ao micro-ondas e repita a operação quantas vezes forem necessárias até derreter todo o chocolate. Em seguida, misture o restante do chocolate picado ao chocolate que foi derretido.


Mexa até dissolver todos os pedacinhos. Esse processo chama-se temperagem e vai garantir que o ovo não derreta depois. Veja em detalhes como fazer a temperagem aqui.

Espere o chocolate esfriar completamente em temperatura ambiente. Em seguida, coloque 2 colheres (sopa) do chocolate na cavidade da forma e, com as costas da colher, espalhe do centro para as bordas sem deixar falhas.

Bata levemente o fundo a forma em uma superfície plana para retirar as bolhas de ar do chocolate. Vire a forma sobre o recipiente com o chocolate derretido para escorrer o excesso.

Limpe as bordas e deite a forma de boca para baixo sobre uma superfície plana, como uma tábua de cozinha ou uma assadeira.  Leve ao congelador ou freezer por 5 minutos.

Sobre a camada de chocolate endurecida, coloque mais 2 colheres (sopa) do chocolate derretido no centro e com as costas da colher espalhe para as bordas. Retire o excesso, limpe as bordas e leve para gelar novamente de boca para baixo por mais 5 minutos.

Se achar necessário faça uma terceira camada. Quando finalizar as camadas deixe no freezer por 10 minutos ou até o verso da forma ficar opaco.

Desenforme o ovo: ele deve se soltar naturalmente da forma; mas se sentir dificuldade, volte ao congelador. Depois de desenformado, deixe as metades do ovo descansando em temperatura ambiente em local seco e arejado por 10 horas.

Embrulhe com papel chumbo e finalize com celofane e laço. Armazene em local seco e fresco por até 60 dias.

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

121 Comentários

  1. Camila disse:

    Segui a receita fiz e deu certo , mas saiu fino o que faço pra sai mas grosso da próxima vez , coloquei três camadas

  2. Andressa disse:

    Os meus chocolates suavam e ficavam moles, então descobri que era porque eu colocava no freezer. Passei a colocá-los na geladeira e houve melhora.

  3. emiliane disse:

    E MUITO BOM OVO DE PASCOA

  4. Alessandra disse:

    Eu adorei essa receita muito boa mesmo

  5. Riltomar disse:

    Tem que deixar mesmo as 10 horas descansando ? No caso do ovo de colher, só pode colocar o recheio após as 10 horas?

  6. Rosi Araujo disse:

    Olá!
    Nunca tinha feito ovo de Páscoa e resolvi fazer esse ano. Peguei sua receita que achei mais prática. Fiz ontem e segui o passo a passo e deu tudo certinho. Amei. Usei o chocolate blend milKen Harold. Gostei muito.
    Parabéns pelas dicas e receita.

  7. Alessandra Martins disse:

    Com 1kg de chocolate quantos ovos de 250gr eu consigo fazer?
    Obrigada.

  8. Daniela disse:

    Boa noite, querida.
    Desculpe a pergunta boba,mas o que seria chocolate fracionado?

  9. Aline disse:

    Olá Boa noite!
    Posso usar o chocolate fracionado para fazer a casca do ovo de colher?
    Ou o melhor mesmo é o comum?

  10. Carolina disse:

    Gente, como vou deixar em temperatura ambiente, com as altas temperaturas aqui no RJ? Vai derreter :/

  11. Kelly disse:

    Meus chocolates depois de 10hs de descanso continuaram suando. E mesmo assim embalei no papel chumbo.
    O que poderá acontecer agora?
    Não dá pra fazer com bland?

  12. Júlio César disse:

    Valeu Tatiana pela dica, ficou perfeito!!! Sempre que preciso de ajuda na cozinha, meu socorro é o Panelaterapia,obrigado.

  13. lidiane disse:

    Oi jucimara, eu tbm tinha essa duvida, e decidi arriscar…. eu misturei o fracionado com o chocolate ao leite, e deu certo. quebrou aquele gosto de gordura. * Derreti o fracionado e joguei o chocolate ao leite dentro, coloquei mais chocolate ao leite do que fracionado.
    bjs, espero q tenha entendido

  14. Diego disse:

    Boa noite deixar10 horas de descanso em temperatura ambiente? Pode ser na geladeira ou somente em temperatura ambiente?

  15. tatiana cezário disse:

    tati quantas barras de chocolate é preciso para fazer dez ovos de 250 gr

  16. Jucimara disse:

    Olá
    Posso misturar 1/3 chocolate fracionado (que não é tão bom) com o chocolate barra da garoto?
    Melhora o sabor?
    Ainda necessita temperagem?

  17. Mclaracpalermo disse:

    gosto de ovos de chocolate por isso e uma surpresa! Chocolate caseiro? Isso e muito novo para mim.

  18. Juliana disse:

    Fi meus ovos deixei dois dias na geladeira e embalei ….. Não deixei descansar…..e agora tem como salvalos pois percebi q depois de embalados ficaram moles….tem jeito ainda

  19. Adrieli disse:

    Olá, amei a receita mas tenho uma duvida,pode derreter o chocolate em banho maria também??

  20. Bruna disse:

    Olha so pretendo fazer com aquele fracionado eu posso fazer até quantos dias antes da entrega? E ele pode ficar fora da geladeira esse tempo?

  21. Rafael disse:

    Oi tati,
    Sabe me dizer se eu usar barra de hersheys funciona? Queria fazer de cookie and cream. Sabe qual o custo da forma e do papel de chumbo?

  22. fathima disse:

    fiz sua receita e ficou muito bom…se nao fizer a temperagem eles ficam moles e foscos…mas com a temperagem ficaram brilhantes e bem firmes…adorei…brigada amiga.

  23. TATIANE disse:

    a marca selecta é boa?

  24. Michelle disse:

    Olá querida!
    Você sempre me socorre com suas dicas.
    Mas me diz umacoisa: o q é um lugar seco e fresco?
    Depois de 10 dias embrulho e coloco na geladeira?
    Se for ovo de colher como devo guardar?

    Me socorreeee
    Bjs

  25. deusefiel disse:

    amiga use a marca harald top fracionado,mt bom

  26. Elisangela disse:

    Boa noite!
    A Barra utilizada da garoto, é a de chocolate comum, ou tem alguma especial?

  27. Alice disse:

    Olá, as barras que você usou são aquelas que a gente compra pra comer normais em supermercado?

  28. Maria disse:

    Oi !! Tudo bem ?
    Fiz os ovos com recheio de prestigio e nutella. Eles suaram, deixei descansar as 10 horas, depois embalei no papel chumbo e deixei na geladeira.
    Tirei agora (depois de 3 dias) para fazer a embalagem final e eles estão suando muito…
    Te algum problema ? É normal ou será que errei na temperagem ?
    Fiquei preocupada pq tenho que manter na geladeira por causa do recheio mas será que vão ficar melados na hora de comer ?
    Obrigada pelas dicas !!!!

  29. Raquel Souza disse:

    Oi Tatiana sem ser o papel chumbo tem outro para embalar os ovos

  30. Jéssica andrade disse:

    Boa tarde,
    Eu sigo todos os processos corrtamente, tempero em mármore o chocolate, deixo ficar na temperatura correta, evito ter contato com o chocolate e forma no processo de modelagem na forma. Porém ao desinformar os ovos, normalmente elea soam, e as vezes devido ao calor alguns afundam, se desfazem. O que devo fazer??

    • Jéssica, suar é normal, tem que acontecer isso mesmo, depois ele se “enxuga” normalmente, agora afundar nunca vi acontecer, deve ser muito calor mesmo onde vc está. Se for muito calor ambiente realmente nao tem o que fazer.

  31. Vanessa disse:

    Oi então o chocolate que VC está usando é o certo, mas a garoto ta com uma qualidade inferior faço chocolates a anos e realmente o da garoto está deixando a desejar, estou usando atualmente o sicao é ótimo pode usar que eu garanto que vai ficar maravilhoso, pique ele em pedacinhos e leve ao microondas por 15 seg mexa e depois mais 15 mexa bem que vai derreter TDs os pedaços enquanto VC mexe depois coloque em banho Maria invwrtido (coloque água em temperatura ambiente em uma vasilha e coloque a vasilha do seu chocolate em cima muito cuidado para não cair água dentro do seu chocolate) e vai mexendo, pegue um pouquinho e coloque sobre o seu lábio inferior se VC sentir uma sensação de gelado está pronto o ponto do chocolate

  32. Vanessa Errerah disse:

    mauriceia aparecida ribeiro
    o chocolate que você esta usando Garoto blend não é necessário dar choque térmico pois ele é apena para cobertura então ele não funciona para ovos de pascoa

  33. mauriceia aparecida ribeiro disse:

    Oi Tati não sei o que está acontecendo, estou dando choque térmico em banho Maria, depois que coloco na geladeira demora horas pra soltar da forma. sai bonitinho mas logo quebra tudo. gostaria de saber qt tempo deixo antes de embalar. estou usando chocolate garoto blend. nã sei mas o que fazer. bjos

    • O que eu poderia dar de dicas já está no post amiga, mais que isso não saberia te ajudar pq nao trabalho com chocolates profissionalmente. Talvez a camada esteja muito fina. Faça mais camadas.

  34. Angela Santos disse:

    depois de passado no microondas ele ficou parecendo areia porque?

  35. Laiz disse:

    Colocar no congelador não estraga os ovos de pascoa? Ja ouvi depoimentos que tem que ser em geladeira para endurecer o chocolate.
    Da certo entao?

  36. Waleska disse:

    Eu estou tentando fazer ovos de páscoa, mas os meus estão ficando bem finos, você poderia me dizer mais ou menos, quantas vezes devemos pincelar a forma para que ovo fique com aquele aspecto mais grosso?

  37. Caroline disse:

    Já fiz alguns métodos de temperagem e o chocolate já começa a derreter ao sair da geladeira. Já fiz esse do 2/3, já fiz o de trocar o recipiente, já fiz o banho Maria invertido e nenhum fica bom. Está bem calor na minha cidade, seria isso? Se eu usar 40% chocolate puro e 60% fracionado a temperagem torna-se desnecessária?

  38. karina disse:

    Nossa Tatiana Romano primeira vez que faço ovos de páscoa e ta dando super certo já fiz até uns bombomzinhos pra alegrar a criançada aqui em casa ótima receita Bjos sucesso

  39. Gina disse:

    Ótimo deu super certo estou fazendo para os meus pequenos

  40. jaqueline disse:

    Amei as dicas, pela primeira vez vou fazer pois tenho 5 netos de 12 a 3 anos e entra ano e sai ano, e nunca tenho condiçoês de fazer.

  41. Tatiana batista disse:

    Tati moro no rio de janeiro e está muito quente,fiz todo o processo da temperagem quando coloquei pra secar as dez hrs ele ficou um pouco mole fiquei com medo de derreter e deixei no ar condicionado isso pode interferir no processo de secagem?

  42. Helô disse:

    Obrigada, obrigada, obrigada!!
    A “indústria” da Páscoa está sem significado, sem graça e muito cara!!
    Fazer ovos de chocolate em casa é uma opção ótima, divertida e barata. Sem contar que podemos rechear ou colocar surpresas a nosso modo, com o preço bem mais acessível!!
    Pensei que o chocolate em barra convencional não funcionasse para isso. Pensei que somente poderia usar aqueles fracionados.. mas agora entendi.
    Mais uma vez, obrigada pela receita!
    Parabéns!

  43. Mariana disse:

    Olá boa tarde.
    Quero aprender a fazer os ovos e gostei dessa receita. Porém tenho dúvidas, se puder me ajudar agradeço mto…
    O chocolate ao leite e amargo pode ser o nobre ? E o branço sei q é mais difícil de trabalhar, da pra fazer com o nobre ou só com fracionado? E quais as melhores marcas ?
    Essa receita pode ser usada pra ovo crocante e recherdou?
    Obrigada pela ajuda e desculpe o incomodo. Deus abencoe

    • Oi Mariana, sinceramente eu não faço ovo de Páscoa com frequência e nem comercializo por isso não saberia te informar sobre melhores marcas. O Fracionado é uma opção para quem não tem muita prática ou mora em locais muito quentes porque ele é mais resistente. Não é tão saboroso quanto o chocolate mesmo mas tb não é ruim como o hidrogenado. Essa receita pode sim ser usada para crocante ou recheado.

  44. sabrina pereira disse:

    fiz o meu teste hoje misturei meio a meio ficou muito bom,segui sua receita tati porem não usei microondas mais mesmo assim ficou otimo primeira vez que tento fazer ovos, ficou perfeito parabens pela sua receita ameiiiiii vou fazer mais para vender.

  45. lorrayne disse:

    EU gosto de fazer ovo de pascoa e coloco bonbon.

  46. Nathaly disse:

    Você diz para deixar esfriar completamente em temperatura ambiente, ele nao vai ficar duro ? Primeira vez que vou fazer para a minha filha.

  47. Talita disse:

    Olá. Da certo derreter o chocolate em banho-Maria ou precisa ser necessariamente no microondas? Obriigada

  48. Vitoria disse:

    Tati, preciso mesmo deixar essas 10 horas em temperatura ambiente pra secar? E de eu terminar e já embalar logo.?

  49. Jady disse:

    Obrigada pela dica.
    Hj vou começar a fazer. Tem problema se eu fizer e colocar no congelador ao invez da geladeira?

  50. Jady disse:

    Tati, eu não fazia esse processo eu só derretia no micro e colocava nas formas e geladeira, na hora d desenformar derretia tudo, voltava pra geladeira e na hora d embrulhar continuava derretendo. Bom fazia tudo errado… Mas agora aprendi.
    Tenho dificuldade com chocolate branco. A maioria das vezes ele não derrete, fica esfarelando depois do micro. Como posso trabalhar com ele?

    • Jady já experimentou usar o fracionado? Ele não é um chocolate tão nobre como o comum mas não é tão ruim como o hidrogenado. Se for para fazer caquinha de bombom recheado ele dá muito certo e não precisa de temperagem é só derreter e usar. O chocolate branco é mais sensível, isso que vc falou acontece porque aqueceu demais e ele perde o ponto.

  51. CHRISTIANE CARDOSO disse:

    ola sou mae de uma menina de 6 anos e 1 casal d GEMEOS A LARA E O LORHAN, NOSSA EU ESTAVA SEM TRABALHAR MAS COM SUA AJUDA SEI QUE MINHA FINANCEIRA IRA MUDAR COM OS DELICIOSOS CHOCOLATES.
    OBRIGADA!

  52. Muuuuito obrigada Tati, tua experiênci ame salvou, pq eu não ia fazer até ter um aresposta sobre isso. valeu mesmo, é tão difícil um dono de um blog responder rapidinho assim. Bejião e boa sorte nas suas receitas! <3

  53. Tati, tá chovendo aos cântaros aqui na minha cidade, é normal eles ficarem "suados"? Já to desesperada, se eu deixar eles por essas 10 horas eles secam? Ou devo desistir? Já to desanimada, a semana inteira vai ser de chuva aqui em Floripa!

  54. ovo de páscoa , muito bonito deve ser bastante delicioso!!!

  55. disse:

    Amei deu super certo!!!

  56. Ana C. disse:

    Tati, dá certo com chocolate de cobertura? bjs

    • Poder pode, mas aí vc tem que ver o que acha melhor. Existem alguns de cobertura que não são hidrogenados que me disseram dar um ótimo resultado. Os hidrogenados são mais fáceis de trabalhar porém o sabor não é muito agradável porque contém mais gordura.
      Bjs

  57. Taiana T.S. disse:

    Poxa o meu chocolate esfarelou e não derreteu como deveria. o que pode ter acontecido?

  58. Vanessa disse:

    Adoreeeeeeeeeeeeeiii!!!!
    Deu super certo!!! Nunca tinha temperado chocolate e da forma que você ensinou é muito fácil!!! Amei!!! Muito obrigada pelas dicas. Tenho feito várias coisas do seu blog e tenho adorado tudo. Parabéns!!!!

  59. Muito proveitosa suas dicas,obrigado.

  60. Adoro chocolate! Amei as dicas

  61. Unknown disse:

    muito legal suas dicas adorei

  62. Unknown disse:

    muito legal suas dicas adorei

  63. Tatii & Ana disse:

    Deixar esfriar por 10 horas não vai encher de formigas?

  64. Tati, e pra quem não tem microondas, faz como?
    Beijos

  65. sulica disse:

    Tati por favor, que tamanho de forma você usa para fazer ovo trufado de 500gr? E você coloca bombons nos ovos trufados ? Obrigada. Bjs.

    • Amiga eu não faço ovos de Páscoa, odeeeeio lidar com chocolate! Fiz esse post porque o blog precisava do conteúdo e porque minha mãe já fez muito ovo de Páscoa e eu aprendi com ela, mas não tenho essa experiência toda. Mas acho que um ovo trufado que pesa 500g vc vai usar uma forma de 250g. Porque com o peso das camadas e do recheio vai dar isso.
      Bjs

  66. Tati, estou começando a me aventurar na cozinha e ainda sou muito inexperiente, você poderia me dizer qual o chocolate que você usa?

  67. Andréa disse:

    Adorei o método da sua temperagem, vou fazer assim, valeu!
    Seu ovo ficou perfeito!

    Bjs, sucessos sempre!

  68. ficou mt bonito gostei mt bjs bs

  69. hummm amo chocolate e adoro fazer ovos caseiros, tud bom!!!!!!!!
    bjos

  70. Adorei! Vou tentar fazer.
    Bjos

  71. Érica disse:

    Tati , nos ensina como faz trufado por favor? Bjss..

    • Para essa Páscoa não vai dar tempo mas é só fazer todos os passos desse post (menos desenformar), espalhar a trufa e levar para congelar, depois de bem durinha espalhe novamente uma camada de chocolate por cima dela, leve para gelar novamente e desenforme.

    • Érica disse:

      Tati só uma dúvida , minha forma é de 500 gramas , notei que você usou um pouco mais de chocolate devido as camadas , devo usar umas 700 gramas ? Grata.

    • Sim, é sempre bom derreter a mais porque no processo perde um pouco. Se comprar a quantidade certa da forma a casca pode ficar fina e depois quebrar.
      Bjs

  72. Vou fazer pros afilhados do meu esposo rsrs…
    espero que fiquem bom….
    Bjos

  73. Fica muito bom se misturar o chocolate ao leite com o meio amargo, na hora de derreter. Fica um chocolate não muito doce e sem o amarguinho!

Deixe uma resposta