Como Fazer Ovo de Páscoa Caseiro

Ano passado eu fiz um tutorial para um portal e como algumas pessoas me escreveram pedindo para ensinar, vou postar novamente aqui no blog para auxiliar quem quer fazer Ovos de Páscoa em casa. Para começar com um ovo de 250g que não é muito grande, e logo é mais fácil de fazer, você vai precisar de:

  • Forma de 250g para ovo de Páscoa;
  • 340g de chocolate ao leite ou meio amargo (2 barras de 170g).

*Quantidade para 1 ovo feito na forma de 250g (vai sobrar um pouquinho de chocolate).Pique o chocolate em pedaços bem pequenos e leve ao micro-ondas 2/3 do chocolate picado. Coloque 30 segundos em potência alta. Retire e mexa bem. Volte ao micro-ondas e repita a operação quantas vezes forem necessárias até derreter todo o chocolate. Em seguida, misture o restante do chocolate picado ao chocolate que foi derretido.


Mexa até dissolver todos os pedacinhos. Esse processo chama-se temperagem e vai garantir que o ovo não derreta depois. Veja em detalhes como fazer a temperagem aqui.

Espere o chocolate esfriar completamente em temperatura ambiente. Em seguida, coloque 2 colheres (sopa) do chocolate na cavidade da forma e, com as costas da colher, espalhe do centro para as bordas sem deixar falhas.

Bata levemente o fundo a forma em uma superfície plana para retirar as bolhas de ar do chocolate. Vire a forma sobre o recipiente com o chocolate derretido para escorrer o excesso.

Limpe as bordas e deite a forma de boca para baixo sobre uma superfície plana, como uma tábua de cozinha ou uma assadeira.  Leve ao congelador ou freezer por 5 minutos.

Sobre a camada de chocolate endurecida, coloque mais 2 colheres (sopa) do chocolate derretido no centro e com as costas da colher espalhe para as bordas. Retire o excesso, limpe as bordas e leve para gelar novamente de boca para baixo por mais 5 minutos.

Se achar necessário faça uma terceira camada. Quando finalizar as camadas deixe no freezer por 10 minutos ou até o verso da forma ficar opaco.

Desenforme o ovo: ele deve se soltar naturalmente da forma; mas se sentir dificuldade, volte ao congelador. Depois de desenformado, deixe as metades do ovo descansando em temperatura ambiente em local seco e arejado por 10 horas.

Embrulhe com papel chumbo e finalize com celofane e laço. Armazene em local seco e fresco por até 60 dias.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes