Minestrone

Wikipédia: A minestrone (italiano: minestra (sopa) + -one (sufixo aumentativo), portanto “sopão” ou “sopa com vários ingredientes” é uma sopa italiana muito espessa, composta por uma grande variedade de legumes cortados e, quase sempre, arroz ou macarrão. Os ingredientes mais usados são: tomates, feijões, cebolas, cenouras, aipo, toucinho, caldo de galinha, de carne, etc.

Não existe uma receita específica para o minestrone justamente por ele ser feito com quaisquer legumes estejam em época.

Apresentações feitas, vou mostrar como eu faço o meu sopão de legumes. Tudo bem que há alguns dias atrás fez um frio aqui totalmente fora de propósito (por isso rolou sopinha) e agora está um calor do deserto, mas, ficou tão boa que vou postar mesmo assim:

Começo picando cerca de 500g de carne (no caso usei músculo, mas pode ser a que você quiser).
Na panela de pressão coloco um fio de azeite e refogo 2 cebolas (pequenas) picadas e 1 colher (sopa) de alho triturado. Junto a carne e deixo dourar.
Salpico pimenta do reino moída na hora, junto 3 colheres (sopa) de caldo de carne líquido, 1 colher (sopa) de colorau ou colorífico e 400 ml de água fervente. Tampo a panela, após pegar pressão abaixo o fogo e deixo 20 minutos.

Após a pressão sair, junto 2 xícaras de legumes picados, aqueles que eu tiver em casa. Sugestões: batata, mandioquinha, abobrinha verde, chuchu, cenoura, vagem, etc. Acrescento 1 colher (café) de sal, 1,2 litros de água fervente e tampo novamente a panela. Após pegar pressão abaixo o fogo e deixo 10 minutos.

Prove o tempero, se necessário coloque mais sal. Nesta etapa eu acrescento o macarrão. Pode ser de qualquer tipo, no caso usei o cabelo de anjo, aquele que vem em “ninhos” (foram 4 ninhos). Coloco também ervilhas frescas e deixo cozinhar junto com o macarrão, fora da pressão mesmo.

Os marido pira na sopa“! Por ele tinha sopa todo dia (seja frio ou calor)! Aqui em casa gostamos de colocar parmesão ralado no final. Para a versão mais light, não coloque macarrão e queijo (é uma beleza p/ quem está de dieta!).

*Rende 4 porções.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

46 Comentários

  1. Viviane disse:

    Olá, primeiramente gostaria de dizer que adoro suas receitas com relação ao minestrone eu gostaria de saber se tem como fazer sem a panela de pressão? Pois admit,o tenho um medo mortal, mas queria muito tentar fazer em casa.

  2. Lilian Sato disse:

    Fiz e ficou maravilhosoooo! Muito obrigada por repartir o seu dom conosco!!! Deus abençoe! ❤

  3. Eneida Torreão disse:

    Adorei a receita, nunca acertava fazer sopa de carne mas essa deu super certo. Usei a mesma carne, mas mudei o macarrão e não pus batata. Usei abobrinha, cenoura, chuchu e ervilhas congeladas.

  4. Ana Lúcia disse:

    Amo sopa..adoro ver novas receitas!

  5. Christiany disse:

    Da pra fazer sem panela de pressao? eu so tenho dutch oven.

  6. Claudia Luques disse:

    Tati, que outra carne posso usar, aqui em casa só eu gosto de músculo??
    Adoro suas receitas!

  7. Deise disse:

    Comprei os ingredientes e vou fazer a sopa amanhã, mas comprei o macarrão de sopa, acredito q demore um pouco para cozinhar, será que devo colocar antes dos legumes cozinharem totalmente? Não quero q o macarrão fique desmanchando. Tati amo seu blog e canal do YouTube e face!

  8. Alana disse:

    Amo essa receita, meu marido ama quando faço. Nunca tinha feito sopa na vida, e essa é super fácil de fazer!! Quando meu marido fica doente eu faço para ele, aquece o coração,é o caso de hoje, vim pegar a receita para fazer para ele e não pude deixar de comentar! Amo seu blog!!

  9. Amo sopa, fiz essa sua receita, ficou divina!!!

  10. Fiz e ficou uma delícia…fui muito bom pra mim q não sei cozinhar fazer algo q dê certo…blog maravilhoso, parabéns!

  11. Vendo a foto dessa sopa, vem na minha lembrança, minha mãe, dizendo fiz sopa, que Deus guarde a alma dela com muita luz!

  12. Eu adoro sopa,mas infelizmente não sei fazer,quando eu morava no Brasil eu costumava ir a soparias.Vou tentar hoje a noite essa receita e volto para dizer o resultado.
    http://www.patriciaglanz.blogspot.ch

  13. Oi Tati!!
    Fiz a sopa hoje e ficou tudo de bom.
    Não pus o caldo de carne (pois eu não tinha) e coloquei tempero verde (coentro e cebolinha), sou baiana e esse tempero não pode faltar na nossa comida… rs
    Pena que minha panela de pressão não ajudou, tive que cozinhar os legumes sem pressão e demorou um pouco.
    beijo

  14. Tati, essa sopa é sucesso! Você sempre salva a gente aqui em casa! Beijo!!!

  15. Tati… quero fazer essa sopa hoje, mas não tenho o caldo de carne líquido… posso substitui-lo? Pelo quê e qual quantidade?
    Ah, tambem queria saber se posso colocar salsão na sopa… meu marido adora!;)

  16. Erica Cg disse:

    Tati, essa sopa ficou incrível…comi muito e adorei..Parabéns!

  17. Acsa Brito disse:

    Tatii…fiz e ficou divino!No lugar do macarrão coloquei abobrinha ralada pelo comprimento, tipo espaguete. Pra quem quiser deixar mais leve e não perder o "macarrão"! =)

    Parabéns pelo blog!

  18. Com o frio de -33C, esta sopa foi otima!! Muito obrigada!!!

  19. Ely disse:

    Tati, rir muito quando vc disse que os maridos piram com sopa, pq é verdade, meu marido amaaaa por ele tinha sopa todos os dias rsrs! Amo suas dicas bjsss

  20. Leni disse:

    Tati, tudo bem?

    hj vendo seu panela por aí tinha uma sopa e através dela acabei chegando aqui, não tinha vista esse post mais sou de família italiana e sempre ouvimos minha mãe e avó falar da "minestra" e sempre comemos em casa, hj faço pra minha filha e ela gosta, sem falar que é pratica de fazer e vc pode tbem juntar vários tipos de massa diferentes e botar tudo na panela, a minestra costuma levar feijão tbem né, me parece que nas versões originais lá da italia eles botam grãos inteiros de feijão, na versão que aprendemos com minha avó colocamos o feijão batido mas enfim, com ou sem feijão, batido ou não, minestrone é prato dos deuses, no livro de Jamie Oliver sobre a Itália tem receita, amo demais!!! adorei ver essa receita aqui!

    beijos
    LEni

  21. que delicia hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  22. Sissa Galebe disse:

    Oi Tati…é um imenso prazer passear pelo seu lindo e engenhoso Blog. Bom, estou pensando em comercializar caldos, na verdade meu filhote, gostaria de saber, se vc puder, qts porções eu faria com sua receita e mais ou menos qt poderia ser cobrado. Desde já agradeço a sua atenção e desejo que seus dons culinários sejam cada dia mais abençoado pelo nosso Pai Maior e que sua vida e de sua família tb seja regada de saúde, amor e páz infinita!!

    i

    • Oi Sissa, obrigada pelas palavras carinhosas! Rende 4 porções, agora preço de venda eu não sei te dizer porque depende de muitas variáveis, localização, preço da concorrência, custo da sopa na sua região, etc. Infelizmente neste aspecto não poderei ajudar porque não faço comida para comercializar e não tenho estes dados, mas desejo muito boa sorte para vcs!!!
      Bjs
      Tati

  23. Matos Santos disse:

    Fiz essa sopa hoje, aqui em Londrina o frio já começou… Acrescentei um pedaço de gengibre bem picadinho e utilizei macarrão integral… Deliciosa!!!

  24. disse:

    Amooo sopa…
    Sou da Bahia… Mas, na cidade em que nasci, faz muito frio:Vitória da Conquista. Fica na Bahia, mais faz frio de verdade… Rsrs!!! E lá a gente toma muita sopa, assim, minestrone…
    Vovò faz de tudo que é jeito: com feijão, com carne de sol, com frango, com qualquer tiponde macarrão…
    Amoooo!!!
    E a sua, huuuummm!!! Fiquei no desejo, rsrsrr!!!
    Mil beijinhos!!!

  25. Ina disse:

    parece deliciosa, eu só não gosto de cozinhar sopa na pressão, prefiro cozinhar só a carne na pressão e depois quando junto os legumes gosto de cozinhar normal. Mesmo que demore um pouco mais.

  26. Priscila disse:

    A cara dessa sopa está fantástica, tô com água na boca. Parabéns.

  27. Dani disse:

    Olá! fiz a sopa e tanto eu quanto meu esposo amamos, muito boa e não sai caro 🙂
    obrigada pela dica

    bjs

    Dani

  28. Tatii… funciona se eu não fizer na panela de pressão??

  29. jujuba disse:

    aaaaaaaahhhhhhhh!!! q maldade posta essas coisas.. meu marido odeia sopa e repolho, não suporta nem o cheiro.. e eu amooooooo de paixão..

  30. Camile disse:

    Delíciaaaaaa! Fiz, mas substituí o macarrão por arroz (meu marido não gosta de macarrão em sopa que vai feijão)… Ficou nota 10!

  31. Camila disse:

    Tati querida, adoro seu blog!
    Uma perguntinha: esse caldo de carne que você usou é o pronto? Se sim, de qual marcar?
    Beijos e sucesso!

  32. Ai que saudades do meu avô e da minha mãe!!! Meus avós maternos são filhos de imigrantes italianos e minha mãe nasceu em uma colônia no interior do Espírito Santo, lá em casa sempre teve minestra de tudo que é jeito, até de arroz om feijão, que era especialidade do meu avô, suuuuper apimentada, mas deliciosa, rsrs. A especialidade da minha mãe era minestrone de legumes com macarrão e caldo de feijão, boa demais, eu comia até passar mal!!!! Hoje em dia sempre que faz um dia frio eu faço a sopa da minha mãe para o meu marido, ele ama!
    A sua ficou linda e super apetitosa!

    Beijinhos!!!

  33. Adoro sopaaaa!!! Obrigada pelas dicas, Tati!!!

    Abração!

    Thaynara
    soesaudavel.blogspot.com.br/

  34. ACHEI A SOPA PERFEITA ADORO!!!

  35. Paula disse:

    salivei Tati.
    Acho que nem seu marido adora sopa feito eu.Minha mãe dizia que eu era louca por sopa para não ter que mastigar hehehehe.
    Bjs
    Paula