Sopa de Cebola Gratinada

Na terça de Carnaval estava chovendo e friozinho por aqui, dá para acreditar? Aí o marido pediu sopa e eu me empolguei com a sugestão. Essa não é a receita de Sopa de Cebola Francesa Original porque se fosse não seria euzinha com essa minha típica mania de adaptar tudo que é receita para o meu gosto pessoal. Mas acreditem na titia Tati, essa receita é sensacional!!!!

Os ingredientes abaixo são para duas porções generosas. Parece complicada, mas é facílima de fazer, é só prestar bem atenção.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 colher (sopa) de óleo de soja;
  • 2 cebolas  médias fatiadas o mais fino que você puder;
  • 2 batatas picadas;
  • 1 litro de caldo de legumes que você pode preparar conforme ensinei aquimas você não tiver #mimimi com sódio e tal pode dissolver 1 tablete em 1 litro de água fervente;
  • 1 xícara de molho béchamel que eu já ensinei aqui, mas se você tiver com muita pressa, tem um pronto de caixinha que engana super, da marca Elegê (esse aqui). Lembrando que é uma dica mesmo, não rolou jabá não viu?
  • Sal, noz-moscada e pimenta do reino (usei a branca) de acordo com seu gosto;
  • Croutons de pão (pedacinhos de pão torrado);
  • 1 xícara de queijo ralado. O que eu acho mais gostoso nessa sopa é o gruyère, mas se você quiser pode usar parmesão ou mozzarella.

Primeiro você vai refogar a cebola na manteiga e no óleo. Usamos os dois porque o óleo ajuda a manteiga a não queimar.  Vai mexendo a cebola em fogo baixo até ela dourar. Vai levar de 10 a 15 minutos. Aí você adiciona meia xícara de café de água. Isso vai fazer a cebola murchar bem.


Em seguida acrescente as batatas picadas e o caldo de legumes (1 litro). Tampe a panela e deixe cozinhar até as batatas ficarem bem molinhas.Agora com um amassador de batatas, na própria panela eu dou uma “esmagada” em tudo para ficar uma textura mais cremosinha mas ainda com pedacinhos (você pode usar o mixer, mas não bata muito). Não se preocupe que vc nem vai perceber que está comendo cebola, ela não faz aquele “crec crec” que eu particularmente detesto.
Agora é hora do molho bèchamel. Junte e deixe ferver por 1 minuto. Coloque a sopa em cumbucas, junte os pedacinhos de pão torrados e o queijo por cima e leve ao forno para gratinar (se o forno tiver função grill é bom usar).  Eu tenho um segredinho. Deixo só 2 minutos no forno e finalizo com maçarico, assim o pão se mantém croncante.
Simplesmente a sopa mais deliciosa do mundo!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

22 Comentários

  1. Maria Lourdes Lanser Tavares disse:

    Desejo receber novas públicações.

  2. Girlene disse:

    Todas as receitas são apetitosas.

  3. Bruna disse:

    Olá Flávia !!! Se tiver mais receitas e dicas sobre lacfree me passa por favor! meu filho tem alergia a ovo e ao leite! Descobri a pouco tempo e é bem difícil achar receitas pra fazer! Obrigada!

  4. Flávia disse:

    Agora vou adaptar para a versão lac free para minha filha. Depois conto como ficou.

  5. Adriana disse:

    Parabéns pelo blog! Gostei da receita……Vou fazer!

  6. Luiz Embrizi disse:

    Pode congelar estas sopas?

    • Qualquer uma pode ser congelada, só nao aconselho as que levam batatas em pedaços grandes, porque ela fica com uma textura ruim, mas se forem pedacinhos pequenos ou batida tb pode.

  7. Elaine disse:

    Faço sempre suas receitas, mas essa de sopa de cebola gratinada desde que fiz aqui em casa, não querem outra. Fica uma delicia mesmo. Obrigado por receitas assim, sempre praticas.

  8. Monica disse:

    Se eu bater no liquidificador nao fica melhor?

  9. Nossaaaaaaaa deve ficar uma delícia!

  10. Hey Tati, tudo bem contigo. Muito obrigada por tantas receitas fáceis e rápidas de fazer. Eu entrei na onda da sopa de cebola e a fiz várias vezes. Na Alemanha estamos na primavera e como a nossa primavera ainda é bem fresquinha eu tenho preparado as tuas sopas para essas noites. Deixa-me te contar minha pequena experiência com a sopa de cebola. Na primeira vez eu a fiz como vc a descreve, uma maravilha. Na 2. vez eu a fiz sem os Croutons de pão (pedacinhos de pão torrado); e sem a xícara de queijo ralado. Ficou também deliciosa. Na 3. vez eu a fiz sem Croutons de pão (pedacinhos de pão torrado); sem a xícara de queijo ralado e sem o béchamel. Ficou tb muito gostosa e claro mais leve. Eu tenho feito muito a 3. opcao para perder uns quilinhos, rs. A sopa de cebola ela é deliciosa de qualquer jeito.
    Outra sopa que fiz de uma das tuas receitas, foi a Minestrone e uma italiana amiga minha me disse: acrescente de 1 à 2 colheres de sopa de ajvar comum, nao picante, na sopa de Minestrone que vai dar um sabor todo especial à sopa. Você já experimentou? Se nao experimente que vale a pena.
    Forte abraco, obrigada, continue por favor nos dando essas dicas. Elas nos sao preciosas.

    Beijao Georgia

    • Bom saber que as sopinhas fazem sucesso por aí!!! Eu nunca vi ajvar para vender aqui, como sei que existem em vidros e latas, mas tenho a receita, vou experimentar!
      Obrigada pelas sugestões!!! Bjs

  11. www disse:

    hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  12. Ana Teles disse:

    yummy! apetece provar

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedlybloglovin'Facebook

  13. Oi Tati , adoro sopas, e essa ficou muito bonita parece boa , farei no inverno , aqui na capital Paulista , está muito quente. Bjs

  14. Hahaha…Pior que esse tempinho frio em pleno fevereiro aqui em Sorocaba tava difícil de acreditar… Ah, com certeza farei mas só pra mim e pro meu filho, meu marido (que diz que come de tudo) não gosta de sopa ¬¬

  15. Tati, uma duvida que não tem nada a ver com a sopa.
    Onde eu posso comprar artigos culinários em sites confiáveis. Como por exemplo o maçarico.
    Desde já obrigada flor…

    • Stephanie o meu eu comprei faz muitos anos pelo mercado livre. É o mais vagabundinho que existe mas para finalizar pratos ele dá conta. Existem vários sites que eu gosto e que confio, mas não são nada baratos. Se você quiser dar uma conferida nos artigos de cozinha, procure no google por:
      Casadicor / Pepper / Doural / Camicado / Utilplast

      Divirta-se :))

    • ValLindinha disse:

      Stephanie, o meu comprei em uma distribuidora de gas!!!
      Depois de rodar as lojas de artigos de cozinha da cidade (eu moro na roça, aqui não encontrava nem ramequim!), numa delas me mandaram procurar essa distribuidora. Lá encontrei o maçarico e o tubo de gas para reabastecimento

  16. Rayzza Vidal disse:

    Tati, até eu que não curto sopa, vou fazer essa!

Deixe uma resposta