Creme de Mandioquinha com Trufas

Eu não vou fazer “a pheena” que come trufas todo dia porque não é verdade. A grande maioria da população não é gourmet e nem tem obrigação de conhecer toda sorte de comidas exóticas. Mas devo dizer que os bons mereciam comer trufas ao menos uma vez na vida!

Se você só conhece as de chocolate, dá uma lida –> aqui para conhecer as trufas de verdade.

O fato é que dia desse eu comprei um potinho de creme de trufas. Feito com 99% de trufas negras e 1% de azeite. Minúsculo e caro, mesmo sendo do tipo mais “popular” de trufas, as de verão.

De vez em quando eu me dou o direito desses pequenos luxos. Tem gente que curte ir a um SPA passar o dia, fazer massagem, ou comprar aquela bolsa super cara, eu não critico não, porque cada um tem sua escala de valores, só que no topo da minha listas estão os sabores, as panelas, os utensílios de cozinha, essa é minha praia.

Mas vamos ao que interessa. Receita super simples:
Refoguei 2 colheres (sopa) de alho triturado em azeite. Juntei 500g de mandioquinha (batata baroa) e 1 batata grande picadas e somei 300ml de caldo de legumes (usei caldo caseiro porque a receita merecia). Usei a panela de ferro que cozinha rápido e pelo fato da tampa vedar 100% ela cozinha os alimentos no próprio líquido, sem precisar de tanta água.

Quando os legumes estavam bem macios juntei 2 colheres (sopa) de creme de ricota (pode ser creme de leite) e bati com o mixer. Virou um purê. Voltei ao fogo e fui adicionando leite até chegar ao ponto de creme. Acertei o sal e mais nada porque queria sentir todo o sabor das trufas.

Na finalização coloquei um pouco de salsinha desidratada que não tem gosto e não ia interferir e algumas “bolinhas” do creme de trufas. A cara da rikezah!!! 

14 comentários abaixo sobre Creme de Mandioquinha com Trufas

  • Olá!
    Estava procurando por receitas vegetarianas e, por sorte (muita sorte), encontrei seu blog. Parabéns, achei tudo muito lindo e saboroso.
    Adoro "cogumelos" em geral, além de muitas proteínas, possuem um sabor bem marcante, muito bom pra quem gosta de cozinhar e comer!
    Realmente, tartufo é uma delícia, mas infelizmente custa muito caro e é raro de encontrar.
    Boas opções pra quem quer gastar menos e experimentar o aroma da trufa são a manteiga, o sal e o azeite trufado.
    Há uma semana comprei um azeite de trufa branca no supermercado, muito bom pra temperar salada, legumes cozidos ou para fazer patês… com creme de ricota fica divino. E o melhor, custou 14 reais a garrafinha com 300 ml (da marca Báltico, no Pão de açúcar).
    Pra quem tiver curiosidade sobre o sabor e o aroma da trufa, vale a pena. Acho que é até mais fácil de se viciar (rs), pq o gosto é suave, enfim, ideal.

    Mais uma vez, parabéns pelo blog! Já curti e estou seguindo.
    abraço,
    Lucy

  • Marília, nem sempre dá para fotografar tudo, sozinha é barra fazer isso, mas sempre que possível tento colocar o passo a passo.
    Deixa eu tentar tirar as dúvidas então:
    O potinho aberto não é nada bonito, parece um patê de azeitona preta, só que é marrom. Para falar um português bem claro parece coco de cachorro hahahahaha…. mas o sabor é incrível. Não sei dizer do que tem gosto… o mais próximo são os cogumelos, talvez funghi, mas não é igual, é um gosto amendoado, com um toque de caldo de carne, ih não sei mesmo.
    O creme batido ficou igual tá no prato, um purê bem lisinho…
    Bom, tentei compensar a falha mas acho que não deu para ajudar muito, fica para a próxima!
    Bjs
    Tati

  • Olá!!
    Adoro o Panelaterapia, estou aprendendo sobre a arte da culinária com você!! Porém…. Estou sentindo falta de mais fotos!!! Fico super curiosa!! Queria ver esse potinho morto de chique aberto, queria ver como ficou o creme batido!!!
    Mostra mais na próxima, vai!!
    Outra coisa, como é mais ou menos o sabor dessas trufas? Amargo, azedo, agridoce? É para gostos mais sofisticados ou é um sabor que pode ser adorado pela maioria??
    Tudo de bom!!

    Marília Rodrigues
    Natal-RN

  • Avatar Ana Carolina disse:

    que luxo!

  • Avatar livia disse:

    Tati,
    Que delícia… amo trufas, e sou como você, sempre me dou de presente esses mimos de comidinhas diferentes, uma panelinha aqui, um utensílio ali… fazer o que… é um vício delicioso !
    Bjs,
    Lívia

  • Tati, ficou lindíssimo e deve ser delicioso. Confesso que aprendi e experimentei uma trufa há pouco tempo, no ano passado. Um sabor bem interessante e forte, mas não dá para comer toda hora, porque é super caro, não é mesmo?
    Beijos!

  • Tati, me manda um e-mail com seu endereço…vou te enviar uma de presente, viu? E não é brincadeira não…estou esperando uma encomenda que vai chegar na primeira semana de fevereiro e a sua vai assim que chegar.

    Beijos!

  • Ah Stefânia!!! E agora como vou viver sem o sal trufado???

  • Puxo luxo e riquezaaaaaa!

    Eu adoro trufas Tati, e também acho que os bons deveriam comer pelo menos uma vez na vida.

    Se você encontrar, não deixe de comprar o sal trufado. Ele faz maravilhas em aspargos e num maravilhoso e tudo de bom, ovo frito! Sim, as trufas são melhores amigas dos ovos…então lá em casa vai no ovo frito, no ovo mexido, na omelete…nesses dias eu me sinto uma diva, sabe? Mas daí é só olhar para a pia de louças que a realidade volta rapidinho…

    Beijos Querida!

  • Que luxo Tati!! Ainda vou comer trufas frescas um dia!! Mas por enquanto estou me esbaldando em um óleo de trufas que trouxe de viagem… Adoro!!
    bjs

  • Jotta e Rosley – Custou R$ 48,00, comprei na Coquelux. Lembrando que a Coquelux não é loja é clube de compras então os produtos ficam a disposição por cerca de 1 semana apenas. Comprei faz tempo!
    Bjs

  • Tati, seria muita ousadia perguntar quanto saiu esse potinho? Também tenho curiosidade de conhecer e, de vez em quando, faço esse tipo de investimento.
    Abraços!

  • Tbém sou dessas que prefiro coisinhas de cozinha à bolsas caras!!! Fiquei curiosissima e atiçada para experimentar trufas, agora eu preciso começar a planejar isso… hummmmm!!!!

  • Ô mulher chique, rs. Trufa é? Fiquei doida para experimentar. Nunca comi trufa, nem as de verão, rs.
    Beijinhos