Salada de Beterraba com Maionese de Limão

Saladinha delícia para dar mais sabor e leveza ao seu verão!

Sou apaixonada por beterraba, adoro o sabor adocicado! E essa cor incrível? Para mim o vegetal mais lindo de todos! Mas chega de declaração de amor à beterraba e vamos pra receita.

Preparando a beterraba:

Usei 2 beterrabas. O ideal é cozinhar as beterrabas com casca (bem higienizadas, claro) para ela manter essa cor linda. Basta colocar na panela de pressão, cobrir com água e levar ao fogo por 25 minutinhos após pegar pressão. Adicionar uma colher (sopa) de açúcar ou vinagre na água, ajuda a  manter a cor. Feito isso é só tirar a casca que sairá com facilidade e cortar em cubos médios. Tempere com sal, azeite e suco de limão e leve para a geladeira.

Maionese Caseira de Limão:

  • Coloque em um recipiente (se for usar o mixer) ou no copo do liquidificador:
  • 1 xícara de leite integral gelado;
  • 1/2 dente de alho triturado ou picadinho;
  • 1/2 colher (café) de sal (depois se achar que precisa, coloque mais);
  • Raspas da casca e suco de 1/2 limão (se quiser mais ácido coloque mais).

Conforme for batendo, derramar um fio de óleo através da tampinha menor do liquidificador ou direto no recipiente (se usar mixer). É importante que o fio de óleo seja constante. A mistura vai começar a engrossar, bata até a consistência desejada (colocando o óleo sem parar), eu usei menos de 1/2 xícara de óleo, mas isso pode variar um pouco para mais ou menos. Guarde na geladeira em recipiente tampado.Uma delícia essa maionese para acompanhar saladas de legumes.

* O óleo pode ser substituído por azeite, mas aí o limão não vai sobressair porque o sabor do azeite é bem pronunciado.

Na hora de servir é só colocar colheradas do molho sobre a salada temperada e decorar com mais raspinhas de limão. Uma delícia!!!