Caldo de Batata com Alho e Parmesão

Essa receita é extremamente simples e muuuito saborosa!!! Minha mãe fazia sempre quando tinha alguém doente em casa, fosse dor de barriga, indisposição, gripe, o caldinho de batata estava lá. Depois de adulta eu trouxe comigo e faço sempre, mesmo sem ter ninguém doente. Preciso dizer que curry foi uma “contribuição” minha, a original era ainda mais simples.

Aqui em casa gostamos dele assim, nessa consistência, mas se você preferir pode bater no liquidificador ou usar um mixer e obter um creme também muito gostoso. Assim como caldinho ele é perfeito para ser servido de entrada.

Nesta receita, o ideal é picar a batata em cubinhos pequenos de no máximo 1,5cm x 1,5cm para ficar mais confortável na hora de comer. Olha que simples:

Ingredientes:
3 dentes de alho grandes picados ou triturados;
3 colheres (sopa) de azeite;
4 batatas médias picadas;
1 colher (chá) de curry;
Sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto;
Parmesão ralado (opcional).

Refogue o alho no azeite. Não deixe o alho dourar, com ele ainda clarinho adicione as batatas. Junte o curry e o sal. Acrescente água até passar um pouco do nível das batatas e deixe ferver até que elas estejam macias. No final acerte o sal (se achar necessário), e acrescente pimenta-do-reino a gosto e salsinha picada.
Na hora de servir coloque parmesão se quiser.

sopa-batata-queijo

Juro que com esse pouquinho de ingredientes o sabor é sensacional!
Rende 4 porções.

*Importante:
Se quiser fazer maior quantidade conte sempre uma batata média (que tem de 9 cm a 12 cm) para cada pessoa e para cada batata que aumentar aumente 1 dente de alho.

sopa-batata-receita