in

08 ideias caseiras de decoração para Festa Junina

Decoração de Festa Junina! Junho chegou então se prepara que com ele abre a temporada de uma das festas mais queridas e tradicionais do Brasil, a festa junina. Já tivemos várias receitas deliciosas dessa época aqui no blog como o Bolo de milho com goiabada ou a Queijadinha, mas nunca é demais voltar a falar dessa festa tão bonita!

Essa celebração tradicional brasileira é conhecida por sua alegria contagiante, danças animadas e, porque não, uma decoração encantadora que transporta todos os presentes para um ambiente festivo e acolhedor.

A decoração de Festa Junina

Neste post, vamos explorar em detalhes como é a decoração de uma festa junina, repleta de cores vibrantes, elementos rústicos e muito toque de nostalgia afinal quem não passou por momentos mágicos quando criança dançando quadrilha ou mesmo de frente para a fogueira. Prepare-se então para mergulhar nesse universo mágico, e para acompanhar, nada melhor que uma mesa decorada com diversos itens que você pode fazer em casa, não é mesmo? Vamos à composição:

Cores e Tecidos:

Para mim, a decoração de uma festa junina é marcada por uma explosão de cores alegres e vivas, afinal o coração tem que ser muito peludo para não ver a explosão de vermelho, amarelo, azul, verde e rosa nas bandeirinhas, balões, tecidos e enfeites e não ficar feliz. Mas também tem os tecidos xadrez, como chita e chitão, que são bastante populares e utilizados para confeccionar toalhas de mesa, cortinas e até mesmo trajes típicos dos participantes.

Bandeirinhas

Bandeirinhas e Balões:

As famosas bandeirinhas de papel são elementos indispensáveis em uma festa junina afinal, elas são o charme da festa, sempre penduradas por todo o espaço, criando um efeito visual encantador. As bandeirinhas são feitas em papel colorido, muitas vezes crepom e em formato triangular e são presas em cordões estendidos entre postes ou árvores. Além disso, balões coloridos estão por todo lado para trazer um clima festivo e divertido.

Fogueira e Espantalhos:

A festa junina é conhecida por suas referências ao mundo caipira e uma fogueira é sempre um elemento central nessa celebração, representando a tradição das fogueiras que eram acesas nas roças para afastar o frio durante o inverno. Além disso, espantalhos, feitos com roupas antigas e palha são espalhados pela festa para enfeitar o ambiente e dar um toque rústico e divertido.

chapeu Junino

Barracas e Quermesse:

Barracas temáticas não podem faltar, afinal nelas sempre tem algum jogo tipo pescaria ou diversos tipos de comidas típicas, como pamonha, pipoca, canjica, milho verde e doces deliciosos.

Arraiá e Elementos Regionais:

Para completar a decoração de uma festa junina, é comum utilizar elementos regionais que representam a cultura caipira e folclórica. Não precisa procurar muito para encontrar bandeiras de diferentes estados brasileiros, no Nordeste são colocadas em destaque, além disso é possível encontrar elementos como chocalhos, violas, sanfonas, palha de milho e cestas de vime, que ajudam a compor o cenário típico do arraiá.

Então agora que você já sabe tudo, é hora de colocar o pinhão no fogo e conferir essas sugestões que separei para vocês:

Copos coloridos enfeitados com barbante e bandeirinhas feitas com papel reciclado ou qualquer papel que tenha em casa.

Forma simples de servir pipoca, amendoim, paçoca…

Também podemos reutilizar garrafas e preparar arranjos com palitos e tecidos coloridos.

Outra forma de servir as comidinhas: utilizando chapéus de palha e retalhos de tecido.

Dica para quem deseja fazer uma festa junina infantil e precisa preparar lembrancinhas. Muito legal e simples!

As brincadeiras para a criançada não podem faltar e você também consegue fazer reutilizando algumas garrafas.

Outra forma de servir as paçocas, muito fofo!

Comente nos comentários, qual sera sua inspiração de decoração e boa festa junina, sô!

Fontes:

01 – Constance Zahn
02 – Blog quintal
04 – Decora casas
05 – Nathalia Kalil
06 – Pinterest
07 – Pinterest
08 – Gemelares

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

2 Comments

Pamonha Salgada de Assadeira

Bolo de Paçoca da Fran