Já estou em casa, já fiz a faxina pós-viagem e tudo que eu queria depois da “orgia carnívora” do Uruguai era uma refeição vegetariana e leve. Muita gente acha que comida vegetariana é sem sabor, mas pode ser maravilhosa, bora perder esse preconceito bobo?


Refoguei no azeite 2 dentes de alho picados, somei 3 cenouras grandes em rodelas, 1 colher (sopa) de vinagrete desidratado, 1 colher (sopa) de cebola desidratada, 1 colher (café) de gengibre em pó, cobri com caldo de legumes (veja aqui como fazer) e deixei ferver até a cenoura ficar molinha. Foi necessário colocar mais uns pinguinhos de água à medida em que a mesma ia evaporando com a fervura.

Tirei do fogo e triturei com o mixer (mas poderia ser no liquidificador). Juntei 1/3 de 1 caixinha de creme de leite e mais uma vez usei o mixer para fazer um creme. Por cima ralei uma boa porção de ricota defumada. O adocicado da cenoura com a ricota picante e defumada ficou super equilibrado! Uma delícia!

* Ricota defumada geralmente se encontra em grandes supermercados nas gôndolas de queijos fracionados e custa muito barato!
* Vinagrete desidratado e cebola desidratada são temperinhos daqueles de saquinho (tipo canela em pau, orégano…) e tem na maioria dos supermercados.
* A quantidade acima é para 2 porções.

Tatiana Romano

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

17 Comments

  1. Olá Tatiana! Sou novata na cozinha e estou adorando seu blog. A maneira como descreve o passo-a-passo é super didática e assim fica fácil de fazer. Também observei seu jeito muito carinhoso e preocupado em se reportar, de maneira que todos entendam as receitas! Quero lhe desejar muita Luz!! Um beijinho e obrigada

  2. Hahaha então eu fiz a calda na forma também… queimei o dedo na calda (tem uma bolha até agora) kkk…um desastre. Sei lá eu acho que a banana ficou dura porque quando eu virei o bolo e vi as bananas esturricadas sem calda…eu fiz mais calda (devo ter usado no total quase 1kg de açucar rs) e despegei por cima acho que por isso elas endureram mais ainda ..sei lá rs.. Um dia eu tento de novo e te falo rs. Obrigado pela resposta ;).

  3. Regiane, para a calda eu usei aquela quantidade mesmo e conforme a foto deu certinho (não pode ter calda demais senão a massa fica mole). Como eu fiz a calda na própria forma por ela estar quente espalha melhor, se vc fez a calda em outro recipiente quando coloca na forma fria ela endurece e não espalha direito, não sei se foi o seu caso. Quanto a banana ficar dura, nunca ouvi falar kkkkkk não sei o que pode ser. Boa sorte na próxima. Bjs

  4. oi lindona, bem vinda na terra brasilis. 😀

    lindas suas cumbucas e receita mais linda ainda. nunca comi ricota defumada e acho que eu nunca nem vi pra vender. pra falar a verdade, nunca procurei.
    mas gostei da ideia desse creme de cenoura, acho que vou copiar.

    saudade, tava aqui lendo um moooonte de post mais antigos do Panela… e mesmo com a pança imensa no meu pós-almoço, já fiquei toda babando por suas receitinhas lindas.
    beijo

  5. Caramba! E não é que há alguns minutos estava pensando em sopinha de cenoura com gengibre? A-d-o-r-o!!! XD
    Bem-vinda de volta ao Brasil! 😀

  6. Tati sabe aquela receita de bolo de banana invertido, fiz este fds, mas menina aquela quantidade de açucar pra calda não deu nem pra cobrir o fundo da forma ai coloquei mais um monte de açucar e mesmo assim a calda foi pouca, não deu pra espalhar direito nas laterais da forma, e como minhas bananas não estava muito maduras, depois de assado elas ficaram duras. Será que fiz algo errado com a calda?

  7. Que amor essas cumbuquinhas =)
    E a receita idem, pra desintoxicar pós viagem, né?
    Outro dia fiz panquecas com sua receita e ficaram excelentes. Sempre dão certo as receitas que pego aqui no Panelaterapia. =)
    Bjs

Fellini – Uma escolha feliz!

Pargo Assado em Cama de Legumes