in

Estrogonofe: a história por trás desse prato delicioso

Estrogonofe de Carne

Bora lá falar um pouco sobre a história do estrogonofe, já que esse prato além de ser uma delícia que por aqui em casa tem sempre, é muito popular no Brasil inteiro, mas você sabe de onde ele veio?

Acredita-se que o estrogonofe tenha sido criado na Rússia no século XIX, porém a receita original era feita com carne bovina em tiras finas, cebola, creme de leite e mostarda, mas com o tempo foi sofrendo variações e hoje em dia é comum encontrar versões com frango, camarão e até fit só com cogumelos.

O nome “estrogonofe” vem da palavra russa “stroganov” (que eu fiz uma versão que você pode acessar aqui no blog e também em vídeo), pois era o sobrenome de uma família rica e influente da época. Dizem que a receita era um dos pratos favoritos do Conde Pavel Stroganov, e por isso ficou conhecido como “estrogonofe à moda Stroganov”, mas se é verdade ou não ninguém sabe.

A receita se popularizou rapidamente na Rússia e em seguida se espalhou para outros países europeus, como a França e a Inglaterra, mas no Brasil, o estrogonofe chegou apenas nos anos 50 porém logo se tornou um prato muito apreciado, tanto em casa quanto em restaurantes.

Hoje em dia, o estrogonofe é uma receita versátil mas que pode ser adaptada de diversas formas, com ingredientes diferentes e até mesmo em versões vegetarianas.

Existem diversas receitas de estrogonofe deliciosas no Brasil, e a escolha da melhor pode variar de acordo com os gostos pessoais de cada um. No entanto, uma receita clássica e muito apreciada é a de estrogonofe de carne. Aqui vai uma sugestão de receita:

Ingredientes:

  • 500g de filé mignon em tiras finas
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 1 colher (sopa) de ketchup
  • 1 lata de creme de leite
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

  1. Tempere as tiras de carne com sal e pimenta a gosto.
  2. Em uma panela, aqueça a manteiga e o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados.
  3. Adicione a carne e deixe cozinhar até dourar por todos os lados.
  4. Acrescente a mostarda e o ketchup e misture bem.
  5. Adicione o creme de leite e mexa até que o molho fique homogêneo e comece a borbulhar.
  6. Deixe cozinhar por mais alguns minutos e sirva quente, acompanhado de arroz branco e batata palha.

Essa receita é simples, mas muito saborosa. Você pode adaptá-la ao seu gosto, adicionando outros ingredientes como champignon, tomate, pimentão, entre outros.

Eu fiz muitos vídeos de Estrogonofe que você pode consultar no canal do Panelaterapia no Youtube, mas destaco estas que são muito fáceis:

E as versões de frango

E a fit

E você, qual sua versão favorita de estrogonofe? Deixa seu comentário e se fizer não esquece de marcar a gente nas redes sociais, mas é para marcar mesmo!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

coxinha

A Melhor Receita de Coxinha

arroz soltinho

Todo mundo ama Arroz