in ,

Caldo Verde a Moda da Tati

caldo verde

Coisa mais molezinha que é fazer caldo verde e olha que eu já mostrei para vocês algumas variações das receita que eu faço sempre, mas te falo que é muito bom!

O que é Caldo Verde?

O caldo verde é uma sopa portuguesa daquelas tradicionais, esta da região do Minho que fica ao norte de Portugal. A versão Portuguesa é feita principalmente com couve-galega, uma variedade de couve cortada em tiras finas, e muita batata, que servem juntas como base para o caldo. O prato ainda inclui algum tipo de linguiça como chouriço ou paio, muito alho, cebola e azeite.

O caldo verde se diferencia de uma sopa tradicional por conta de sua textura cremosa, que graças às batatas amassadas servem para engrossar o caldo e contrastam com a crocância das tiras de couve (as vezes frita), então bora caprichar. Eu costumo servir muito quente e gosto de usar fatias de pão italiano pois acho que esse pão combina muito.

Minha Receita Rápida

Eu aproveito qualquer oportunidade de fazer caldo verde porque adoro e capricho na quantidade de couve, que é um alimento incrível que faz um bem danado para a saúde!

Modo de Fazer

Para começar cozinhe 4 batatas grandes sem casca picadas em 2,2 litros de água com 1 colher (sopa) rasa de sal e 1 pacotinho de caldo de galinha em pó (ou tablete). Se quiser usar caldo caseiro sempre é a opção mais saudável.

Bata esta mistura no liquidificador ou mixer. Em outra panela refogue 1 gomo de calabresa picado. Não precisa usar óleo, a calabresa vai soltar sua própria gordura. Jogue a couve picada sobre a calabresa e espere murchar um pouco. Eu já compro a couve picadinha, pra evitar fadiga hahahaha, mas pode ser picada, fatiada ou “rasgada” na mão mesmo, como preferir.

Couve e calabresa

Finalizando

Junte a calabresa com couve na panela do caldo batido. Nem precisava refogar a couve, poderia colocar crua mesmo no caldo quente, mas eu gosto que pegue o gostinho da calabresa. Se achar necessário, corrija o sal. Sirva quentinho. Não falei que era molezinha?

Tem video

Claro que eu fiz um vídeo mostrando todos os detalhes para você, então se ficou confuso basta dar uma olhada que te garanto que não vai ficar nenhuma dúvida.

Se você faz diferente me conta nos comentários que eu adoro aprender novas receitas e se mesmo assim ficou alguma dúvida me pergunta que eu respondo na hora. Se fiz e postar, me marca que eu vou lá conferir como ficou!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

30 Comments

Receita de massa de coxinha: tradição e simplicidade em cada mordida

Receita de massa de coxinha: tradição e simplicidade em cada mordida

Carne moída refogada com cebola, tomate e ovo cozido em uma frigideira de aço inox, com colher de pau.

Receita com carne moída: melhores pratos para fazer em casa