in

As Pimentas Favoritas dos Brasileiros

Pra quem curte um tempero ardido, as pimentas são uma das melhores opções pra dar aquele toque especial na comida. E aqui no Brasil, a gente tem uma variedade incrível de pimentas pra escolher. Desde as mais suaves até as que fazem os corajosos chorarem de tão apimentadas.

Pra quem tá começando a explorar esse universo, pode ser um pouco confuso entender as diferenças entre cada tipo de pimenta mas, nesse post a gente vai falar um pouquinho sobre as mais populares aqui no Brasil ou seja: a partir de agora você não tem desculpas para não experimentar!

Pra começar, temos a pimenta-de-cheiro. Ela é bastante comum na culinária do nordeste e tem um sabor suave e adocicado. É uma ótima opção pra quem quer começar a se acostumar com o sabor das pimentas, pois ela não é muito forte embora tenha um sabor muito bom!

Outra pimenta que muita gente conhece é a malagueta mas se prepare! Ela é bastante popular na culinária brasileira e tem um sabor mais picante que a pimenta-de-cheiro. É uma boa opção pra quem quer dar um toque a mais na comida sem exagerar na dose, mas use pouco e lembre de lavar as mãos ou usar luvas!

Agora, se você é um amante das pimentas e gosta de sentir aquele ardor na boca, a habanero é pra você. Ela é uma das pimentas mais picantes que existem mas pode ser bastante perigosa pra quem não está acostumado. Mas se você curte uma aventura gastronômica, vale a pena experimentar, afinal quem não gosta de as vezes viver perigosamente?

Experimente:

Além dessas, existem diversas outras variedades de pimenta que os brasileiros adoram. A jalapeño, a dedo-de-moça, a biquinho e a cumari são só algumas delas. Cada um com seu sabor, estilo e picância, aliás, não é porque você não gostou de uma que não vai gostar de todas, elas variam de intensidade, sabor e acredite: na parte da boca ou garganta que ardem!

E se você está procurando por dicas de como usar as pimentas na cozinha, dia desses ví na Ana Maria um cheesecake com geléia de morango e pimenta que fiquei com vontade de fazer de tão boa que achei a cara. Enfim, aqui vão algumas sugestões para você começar: experimente adicionar um pouquinho de pimenta-dedo-de-moça na feijoada pra dar um sabor especial. Ou então, use a pimenta-malagueta pra dar um toque apimentado na carne de sol. E se você quer uma experiência realmente intensa, experimente usar a habanero em um molho de pimenta caseiro.

Aqui no Panelaterapia eu fiz algumas receitas ótimas para quem esta começando a tomar gosto por pimentas, fiz uma Geléia de Pimenta, uma Linguiça Toscana com Tomate e Cebola e ensinei a fazer Pimenta Síria.

E aí, ficou com vontade de experimentar todas essas pimentas? Não esqueça de começar devagar e ir aumentando a dose aos poucos. E claro, sempre tenha um copo d’água por perto e nunca esqueça: Em caso de emergência, beba leite!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

One Comment

Receitas com Lentilha para o seu dia a dia

tapioca

Tapioca, o Coringa da Cozinha