in

Bolo de Iogurte com Paçoca

Bolo de Iogurte

Bolo de iogurte é uma coisa tão fácil que te garanto que mesmo quem nunca fez um bolo consegue ter sucesso com essa receita. E se tem um bolo que TODO mundo que faz adora, sem dúvida é esse afinal a coisa é simples demais, é massa de iogurte fofinha com cobertura de paçoca, tem como isso dar errado?

O bolo de iogurte se tornou popular aqui no Brasil por conta de sua simplicidade para fazer, pelo sabor leve e macio e pela versatilidade em receber bem qualquer tipo de recheio.

O “pulo do gato” esta no iogurte que deixa o bolo úmido e com uma textura suave.

Você precisa experimentar essa delícia que com certeza vai fazer a alegria das crianças e dos adultos com um bom café preto!

Vamos à receita:

Massa:⁣
1 pote de iogurte natural (170g);⁣
2 potes de açúcar (use o pote do iogurte pra medir);⁣
2 potes de farinha (use o pote do iogurte pra medir);⁣
1/2 pote de óleo (use o pote do iogurte pra medir);⁣
3 ovos;⁣
1 col. (sopa) fermento.⁣

Misture tudo (bata manualmente mesmo) coloque na forma untada e enfarinhada e leve para assar em 180º C (mas atenção no truque do palitinho para retirar do forno só quando ele sair limpo).⁣

Cobertura⁣
1 lata de leite condensado;⁣
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina;⁣
5 paçocas de rolha esfarelada. Leve ao fogo até ferver e apurar. Espelhe sobre o bolo e coloque mais duas paçocas esfareladas por cima.⁣

Dicas:

  • Você pode adicionar raspas de limão ou laranja à massa para conseguir um sabor cítrico, (mas muito cuidado para não exagerar e acabar amargando).
  • Para uma versão ainda mais saudável, troque uma parte do óleo por mais iogurte, use farinha de trigo integral.
  • Sirva o bolo com frutas frescas ou então uma calda de sua preferência.
  • Esse bolo é perfeito para o café da manhã ou lanche da tarde e vai ser um sucesso com as crianças e sem dúvida alguma com os adultos
Bolo de iogurte

Aproveitando o seu Bolo de Iogurte

Aqui estão algumas maneiras e contextos em que o bolo de iogurte pode ser um aliado para juntar pessoas em volta da mesa, então bora botar a imaginação para funcionar:

1. Café da Manhã ou Lanche da Tarde:

  • Simples: Servido puro, o bolo de iogurte é uma opção leve e deliciosa para o café da manhã ou lanche da tarde, com apenas uma manteiga para incrementar mas sem nunca esquecer do café preto para equilibrar.
  • Com Complementos: Pode ser acompanhado de café, chá, suco ou leite, ou mesmo um suco de laranja puxando para o cítrico contrastando com frutas frescas ou uma geleia.

2. Sobremesas:

  • Coberturas e Recheios: Pode ser “turbinado” com cobertura de chocolate, ganache, calda de frutas ou recheios cremosos.
  • Servido com Sorvete: Uma fatia de bolo de iogurte quente acompanhada de uma bola de sorvete de creme ou então de frutas vermelhas que vira uma ótima combinação que agrada sempre todos.

3. Festas e Eventos:

  • Bolos Decorados: Mas não se esqueça que essa massa pode servir como base para bolos decorados, com recheio e coberto com creme chantilly ou pasta americana.
  • Cupcakes: Com essa massa você pode chamar as crianças e numa tarde fazer a festa do cupcake, que pode ser uma forma muito lúdica de reunir os pequenos primeiro fazendo a massa e então depois de pronto decorando cada um o seu cupcake.
bolo de festa

4. Versões Saudáveis:

  • Ingredientes Integrais: Ao substituir parte da farinha branca por farinha integral, e o açúcar refinado por açúcar mascavo ou mel, você pode fazer uma versão mais saudável do bolo.
  • Adição de Frutas e Sementes: Incorporar frutas como maçãs, bananas ou sementes como chia e linhaça na massa do bolo de iogurte para aumentar o valor nutricional.

5. Variantes de Sabor:

  • Com Frutas: Adicionar frutas frescas ou secas à massa, como blueberries, morangos, ou damascos, pode variar o sabor e textura do bolo.
  • Especiarias: Incorporar especiarias como canela, noz-moscada ou gengibre em pó para um toque aromático.

E tem Vídeo para não errar

Aqui a gente mostra como se faz para que ninguém erre nada, então corre ver a minha explicação ou então é só apertar o play!

Já sabe o que fazer agora, então se gostou deixa seu comentário e me marca nas redes sociais se fizer e postar!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

Receita de massa de panqueca simples

Receita de massa de panqueca simples

Aprenda a fazer um patê de presunto saboroso

Aprenda a fazer um patê de presunto saboroso